TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.102 Palavras (21 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

2        CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        6

3        DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        7

4     PLANO DE AULA..............................................................................................12

5         DIÁRIO DAS REGÊNCIAS.................................................................................19

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................22

REFERÊNCIAS        23



  1. INTRODUÇÃO

        O presente estágio de Ensino Infantil foi inteiramente desenvolvido no Colégio Sociedade Educacional Itatibense. O mesmo foi realizado entre os dias 18 de setembro de 2017 até dia 06 de outubro de 2017, no período vespertino, no Maternal I B com a Professora Renata Aparecida da Silva Nascimento, e está organizado em relatórios das observações realizadas no colégio.

        A preferência para a concretização do estagio nessa escola se deu pela diversidade de materiais disponibilizados pela equipe gestora, e pela contribuição da professora (que consiste em uma sala com crianças na faixa etária de três anos), para a realização dês observações e da regência em sala. Tal trabalho tem por objetivo do âmbito escolar, então fazer as assimilações entre as teorias vistas na universidade e a pratica do dia a dia na sala de aula.

        Com a obtenção do plano de aula pode-se fazer a organização das atividades a serem desenvolvidas em sala de aula ao longo do período de regência, onde foi possível perceber a importância de uma aula bem planejada. O mesmo permitiu também que ao termino de cada atividade fosse realizada anotações sobre as observações feitas pela a estagiária no decorrer das tarefas propostas pela mesma, descrevendo assim as reações e as contribuições apresentadas pelas crianças.

        Pode-se dizer que a regência é de extrema importância para que a estagiária possa ter contato com a realidade de estar em uma sala de aula, aonde vai se deparar com as dificuldades do dia a dia apresentadas pelos alunos, e pela a escola, e professora, sendo assim fazendo o máximo de observações, sanando as dúvidas e aproveitando todo tempo disponibilizado a ela. O presente estagia é de suma importância para a formação de um docente, pois é na pratica e na vivencia que são retirados os aprendizados fornecidos pelos profissionais que já atuam na área.

Entende-se o estágio como uma oportunidade de inserção numa realidade, no caso escolas de educação básica, permitindo a compreensão da prática em o saber acadêmico constitui referência para apreender como se dão as relações estabelecidas nesta prática constituída historicamente. A inserção na prática a partir da observação, da ação, seguida de análise do processo vivenciado, possibilitam ao futuro professor compreender as relações estabelecidas, para propor novas alternativas à prática pedagógica sistematizadas coletivamente (ROMANOWSKI, 2008, p.10)


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Nome da Estagiária: Adriélle Aparecida Neves Pedroso.

RA: 2726260922

Curso: Licenciatura em Pedagogia.

Semestre: 4° Semestre.

Ano: 2017

Inicio do estagio: 18/09/2017

Termino do estagio: 06/10/2017

O estagio supervisionado da Educação Infantil, com  foco nos anos/nivel Maternal I B tem por objetivo, assimilar as teorias aprendidas na Universidade com as práticas do dia a dia.

O colégio Sociedade Educacional Itatibense, Next, se trata de uma Instituição privada, localizada na cidade de Itatiba na Avenida Nossa Senhora das Graças, no bairro Jardim Nossa Senhora das Graças, 2400, telefone (11) 4894-7740.

O colégio foi criado em meados dos anos 60, por Miriam Irene Corradine de Castro e Regina Pretti Penteado, na época atendiam crianças de 03 anos, uma novidade na época. No inicio chamava-se Canarinho, e situava-se na Rua Genaro Paladino, Centro da cidade. Com publicação no DOE de 02-12-80, sob Processo n°009038/80, passou a constar os seguintes níveis: Maternal I; Maternal II; Infantil I; Infantil II. Em meados dos anos 80, publicado no DOE de 03-03-84, o colégio recebeu autorização paras implantar o Ensino Fundamental. Em 1° de Dezembro de 1994 foi publicado no DOE para funcionamento nos termos do inciso III, do Artigo 7° da Deliberação CEE 29/82, implantação das turmas de Ensino Médio.

Denominando-se então Colégio Integrando, que ate o ano de 1999, a entidade Mantenedora é dirigida por Miriam Irene Corradine de Castro, Prof. Helio Fernando Ferreira Cyrino e Maria Thereza Ferreira Cyrino. Com o aumento da demanda, se fez necessário adequar o espaço de atendimento. Seu novo endereço situa-se á Av: Nossa Senhora das Graças, no bairro Jardim Nossa Senhora das Graças, n°2400, cidade de Itatiba.

Desde 2014, os mantenedores Alberto de Farias Pamos e Luiz Cunningnham de Cavalho, e passou a denominar-se Colégio Next Itatiba e o Material Didática UNO Internacional foi adotado em todos os segmentos. Troca de uniformes e pintura dos prédios.


  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Depois do consentimento para a realização do estágio, começaram as observações e interações no Colégio Next, no dia 18 de setembro de 2017, com foco na turma do Maternal I B como solicitado pela disciplina de Estagio Supervisionado de Educação Infantil.

O Colégio Next é um colégio privado e se localizada na Avenida Nossa Senhora das Graças, no Bairro Nossa Senhora das Graças, com o telefone (11) 4894-7740, horário de funcionamento 07:00 – 19:00.

A escola é divida em quatros prédios da sendo dois da Educação Infantil, um Ensino Fundamental e um Ensino Médio. É reconhecida como uma das melhores escolas do País, tendo em seu DNA a tecnologia e em sua prática pedagógica um jeito inovador de educar. Possui uma infraestrutura privilegiada, equipe de profissionais preparados e uma plataforma de recursos tecnológicos inovadores a serviço do ensino e da aprendizagem, visando à formação física, intelectual e moral de nossos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)   pdf (275.1 Kb)   docx (71.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com