TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III GESTÃO ESCOLAR

Por:   •  2/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  5.475 Palavras (22 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE PEDAGOGIA - 7º SEMESTRE

TATIELE MOLL DE OLIVEIRA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III

GESTÃO ESCOLAR

RELATÓRIO FINAL

[pic 4]

Manoel Ribas

2019

TATIELE MOLL DE OLIVEIRA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III

 Gestão Escolar

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão escolar - 7º semestre.

Tutor a distância: Dalila Cristina de  Campos Goncalves

[pic 5]

Manoel Ribas

2019

sumário

1 INTRODUÇÃO        4

2. OBSERVAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO        5

3 DIÁRIO DAS OBSERVAÇÃO DE CAMPO DO TRABALHO DO PEDAGOGO        6

4 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A ENTREVISTA        9

5 PLANO DE AÇÃO DO PEDAGOGO        19

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS        22

7 REFERÊNCIAS        23

  1.  INTRODUÇÃO                                                                  

Este relatório corresponde a um momento vivenciado durante o estágio de Gestão escolar, voltado para as atividades de observação na gestão.

Realizei o estágio na Escola Municipal Renato Siloto, situada na Rua Sergipe, nº 991, Bairro Jardim Morada do Sol no município de Manoel Ribas. Esta escola, conta com pessoas realmente envolvidas no processo de ensino: alunos, professores, coordenadores e funcionários em geral, todos não têm medido esforços para que de fato a aprendizagem aconteça. Durante o estágio orientado, cujo objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento acadêmico no curso de Pedagogia, ficou evidente para esta aluna quanto é importante o contato direto com situações diárias da rotina escolar, para a área em que pretendo atuar. O estágio foi realizado seguindo um cronograma do curso: leitura minuciosa do manual do estagiário fornecido pela Universidade, fundamentação teórica, conhecimento da escola campo e os projetos desenvolvidos pela mesma; observação dos trabalhos da gestão, entrevista e por fim a elaboração final deste relatório.

2. OBSERVAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

                O estágio de gestão foi realizado na Escola Municipal Renato Siloto – Ensino Fundamental, atende estudantes de 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental de 9 anos e Educação de Jovens e Adultos FASE I,  localizada na Rua Sergipe, nº 991, Bairro Jardim Morada do Sol no município de Manoel Ribas justifica-se pelo fato de melhor distribuir a demanda escolar da rede de ensino municipal, facilitando o acesso das crianças.

A Escola Municipal Renato Siloto - Ensino Fundamental, está dividida em 5 blocos, sendo 3 distribuídos para salas de aula, um para o funcionamento da administração escolar e outro para práticas recreativas e esportivas (quadra de esportes coberta). Conta com quinze (15) salas de aula, uma sala destinada ao laboratório de informática, sala multifuncional, uma sala de Vídeo e/ou reuniões, uma cozinha, sala de Secretaria, sala de Supervisão, sala de Digitação, sala de Direção, sala de Biblioteca, sala de Hora Atividade, pátio escolar, sala de Apoio, com móveis, jogos e brinquedos pedagógicos, espelho, tapete e um tatame emborrachado em EVA, 2 parques de diversão. 2 banheiros 1 masculino e o outro feminino.

 É uma escola inclusiva, com seu corpo docente altamente qualificado, onde todos atualmente possuem formação superior, e com certeza preparados para trabalharem com a faixa etária de Educação Infantil e Fundamental. Na questão do espaço físico para pessoas especiais tem rampas de acesso as salas de aulas, banheiros e demais espaços, tem banheiro adaptado.

 Na observação das atribuições do pedagogo vimos que com seu trabalho e demais atuantes na escola que todos devem trabalhar e se organizar de forma a proporcionar condições para uma ampla participação de professores, alunos, funcionários, pais e representantes dos diferentes segmentos da comunidade, todos trabalhando em função de um objetivo comum, onde num esforço coletivo, construa-se a autonomia da mesma.

3.  DIÁRIO DAS OBSERVAÇÃO DE CAMPO DO TRABALHO DO PEDAGOGO

Diário de observação da atuação do pedagogo

1º dia data 16/08/2019.

Manoel Ribas, 16/08/ 2019. Escola Municipal Renato Siloto Ensino Fundamental.

Após a entrega da carta de apresentação, como combinado voltamos a escola para dar início no nosso estágio, nos dirigimos até a Escola Renato Siloto para dá início a atividade do estágio supervisionado gestão escolar. Munida de textos e questionários, previamente elaborados.

Primeiramente, fomos conhecer a escola, seu espaço físico, seus funcionários e funcionamento. E na busca de desvelar a realidade e tentando intervir na problemática que for necessária fomos realizar nosso estágio com o intuito de construir uma formação prática associada a base teóricas já estudada e que estamos estudando. Assim, vivenciamos o cotidiano da escola e nos sentimos como se, realmente, fizéssemos parte dela também.

Diário de observação da atuação do pedagogo

2º dia 19/08/2019.

Manoel Ribas, 19/08/ 2019. Escola Municipal Renato Siloto Ensino Fundamental.

Neste dia fiquei um pouco na coordenação vendo as mães que chegavam relatando a dificuldade com os seus filhos.

 Uma era mãe, um de seus filhos apresentava dificuldade para ler, e ela achava que era pelo fato de ser o mais velho e viu a morte da avó, que morreu com insuficiência renal, e ele era muito apegado a ela.  Outra veio a convite da coordenação para falar sobre seu filho. Eram sempre questões semelhantes e, que muitas vezes, já tinham sido passada na coordenação. Vimos a disponibilidade da coordenação e direção, em procurar ajudar os pais a enfrentarem seus problemas. Dando um suporte e uma atenção especial a todos que viam em busca de uma solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)   pdf (235.5 Kb)   docx (40.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com