TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III GESTÃO ESCOLAR

Por:   •  13/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  4.492 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU

CURSO DE PEDAGOGIA

SARAH MARIA ANDRADE RANGEL

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

GESTÃO ESCOLAR

Fortaleza - 2020

O presente relatório de Estágio Supervisionado III apresentado demonstra informações e as atividades realizadas remotamente no curso de Licenciatura em Pedagogia Noite da Faculdade Maurício de Nassau em Fortaleza- Ce.

Professora: Dra. Elisângela B. Magalhães

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

ATIVIDADES REALIZADAS REMOTAMENTE        6

COSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIA        9

INTRODUÇÃO

        O presente relatório do estágio supervisionado III, da disciplina de gestão escolar, tem como objetivo apresentar as experiências vividas durante todo o período de estagio, através das atividades remotamente. A finalidade do estágio consiste em proporcionar aos alunos uma visão reflexiva e um conjunto de saberes significativos sobre a realidade na qual atuará.

Para tal, os alunos estagiários devem desenvolver postura e habilidades de pesquisadores, elaborando projetos que lhes permitam compreender, problematizar e intervir nas situações observadas. Aos professores orientadores competem mobilizar estudos que ampliem a compreensão das situações vivenciadas e observadas nas instituições campo de estágio e, auxiliar na elaboração de projetos de pesquisa que são desenvolvidos após o estágio.

No Estágio Supervisionado I os/as licenciandos/as deverão realizar observação e análise de instituições da educação escolar e não escolar – campo de estágio - na sua globalidade e da organização e gestão dos processos educativos nela vivenciados.

Levantamento de prioridades, elaboração, aplicação e execução de plano de atuação no campo de estágio. (UFAL, 2006, p.76)

Esses conhecimentos envolvem estudo, análise, problematização, reflexão e sugestão de solução às circunstâncias de ensino e aprendizagem na elaboração, execução e avaliação de projetos pedagógicos das escolas. O cerne do estágio se amplia para além da prática docente, para a construção de uma visão mais ampla de atuação na escola, na organização e sistemas de ensino, na comunidade e na sociedade.

Durante a realização das atividades de estágios, realizamos leituras e discussões complementares, assistimos live e realizamos relatórios que buscaram aprimorar o objetivo maior do estágio, para assim, aprimora a construção de saberes, e a busca pela construção de uma personalidade crítica, ativa e politizada nos educandos.

Dessa maneira, o estágio foi formulado de um modo a contribuir para oportunizar mais um espaço de aproximação e integração do aluno com a realidade educacional em tempos de pandemia. Esse estágio é de extrema importância para cada aluno que soube aproveitar, o conteúdo rico e cheio de conhecimento.

Neste sentido, buscamos vivenciar o desenvolvimento do gestor escolar nas escola, possibilitando realidade de um futuro contexto profissional, como também auxiliar para o amadurecimento profissional do  estagiário no que tange a área gestão educacional, através da aplicabilidade dos  conhecimentos e práticas de ensinos adquiridas no ambiente acadêmico. 


ATIVIDADES REALIZADAS REMOTAMENTE

Durante o estágio foram desenvolvidas diversas atividades de debates, ministração de aulas pela Prof. Elisangela. As atividades foram registra por fotos e gravadas. E assim, foi no decorre do estágio, tivemos atividades, lives, estudo de casos e aula para conhecer ainda mais sobre a disciplina de Estagio em Gestão.

Nesse período de estagio remoto, tivemos o privilégio de acompanhar nossas atividades através do cronograma, sempre atualizado e cheio de todas as informações necessárias. Vou disponibilizar e descrever nossas atividades.

Para conhecer a turma e apresentar a disciplina no dia 26/08 a Prof. Elisangela, fez a Apresentação da ementa, nos enviou o cronograma da disciplina e avaliação. Uma rica roda de conversa para identificar os alunos.

Em nosso segundo encontro, na data de 12/09 tivemos que adiada, para o dia 05/09 uma Palestra como o tema ÉTICA DO PEDAGOGO com uma Carga Horária de 5 horas de puro conhecimento e aprendizagem.

No dia 23/09 nosso encontro foi cancelado, pois tivemos uma aula direcionada para o Enade. Nossa turma caso a pandemia ajude, vamos fazer a o Enade, por isso cada encontro com essa temática é muito importe.

Nesse dia 07/10 tivemos um debate voltado para a palestra, tivemos uma atividade, cada uma valendo 10 horas de Carga Horária, foram realizados 2 estudos de casos. Que através deles podemos melhora ainda mais o conhecimento.

Nós próximos encontros dos dias 21/10 e 28/10 tivemos atividades oferecidas pela instituição de ensino, uma aula Enade e o 4º. Simpósio de Educação (DIAS 26, 27 e 28).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (308.5 Kb)   docx (197 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com