TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUESTÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS

Por:   •  23/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  1.197 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Nome Completo: Ariadiny Passos Andrade Fonseca da Silva

RGM: 28491068

Instituição: Cruzeiro do Sul

Data: 22/08/2022

Curso: Pedagogia para Licenciados

  1. Disciplina: Prática de Ensino em Educação Infantil

Unidade 1 - Refletindo sobre a importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil.

A concepção do professor não deve ser baseada na aquisição de conhecimentos específicos, tarefas cotidianas, ou seja, deve levar em conta também a prática, pois o professor necessariamente deve ser capaz de operar. Não basta conhecer o conteúdo para, mas é essencial saber educar, para saber este conteúdo deve ser transmitido ao o aluno, de modo a considerar necessidades para obter resultados positivo neste processo

O estágio é muito importante para a formação de porque irá promover a relação teoria-prática com através de análises e vivências em sala de aula. Tal prática leva o professor a refletir sobre sua prática. O período de estágio provocará uma recuperação crítica por parte do estagiário, levando-o a compreender a realidade em que está atuando. 

Então no início do processo de formação, o estágio é porque no meio de tanta teoria, ele se torna responsável pela sua ação. Durante a observação da prática docente, é necessário o contato com a turma com a orientação do professor para que haja um aprendizado significativo da docência. A inserção no ambiente escolar é necessária para a ideia do funcionamento da teoria no contato com a realidade presente no processo.

O estágio configura-se como um dos momentos mais importantes na formação de professores, é a inserção que permite a interação com a realidade escolar, a fim de uma intensa reflexão da à universidade no processo de formação profissional. A prática na rede de ensino promove o aprimoramento do que foi aprendido no curso de Pedagogia. 

Este é o momento de vivência de que foi aprendido em sala de aula, a reflexão sobre as práticas que serão usadas futuramente, bem como de ato com os e com os membros da comunidade escolar. É o contato real com a formação do ser.

Em vários momentos do estágio reflexivos acerca de vários e aproximações do trabalho docente. Processos que atualmente as crianças, além da base teórica prática, conta com a participação do lúdico como estratégia de ensino e aprendizagem das que estão inseridos nas escolas.

Concluo que o estágio supervisionado em Educação Infantil do de Pedagogia contribui muito para o futuro professor, como para a convivência imersa na realidade escolar. Percebemos que é durante o curso que nos deparamos com as particularidades existentes na escola, mas não nos textos. 

Portanto, eu vejo a prática como muito benéfica para o futuro professor, que é um vasto caminho que proporciona ao professor e ao futuro professor, práticas relacionadas adotadas para o processo ensino-aprendizagem bem como nos leva a conhecer os problemas no espaço educacional e a refletir sobre as possibilidades de desenvolver estratégias de combate a esses problemas. O profissional de ensino deve sempre refletir sobre sua prática, se autoavaliar e mediar, da melhor forma, o aprendizado do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com