TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

Por:   •  25/4/2020  •  Resenha  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 5

Você deverá postar o fichamento que elaborou para a Atividade Presencial.

Poste o fichamento do Texto 1: O Estágio em Ambientes não Escolares na Formação Inicial de Professores: relato de experiência. Autora: Juliana P. de Araújo.

Fique atento e não perca os prazos. Esta Atividade vale até 2 pontos.

ATIVIDADE:

Fichamento do Texto I: EDUCAÇÃO EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES

1. Resumo

No texto:”O Estágio em ambientes não escolares na formação inicial de professores” : Relato de experiência, de Juliana P. de Araujo, tem por objetivo principal socializar um pouco da própria experiência conformada na perspectiva sobre a formação do pedagogo. O artigo apresenta ainda, uma discussão sobre o estágio e a educação em ambientes não escolares, o percurso da disciplina que enfoca no curso de Pedagogia esta relação e vários apontamentos que amparam a defesa da continuidade da disciplina nos currículos das principais universidades brasileiras.

O texto ainda abarca algumas desconstruções do paradigma que evoca a escola como o único local para se fazer educação.

Os espaços onde se desenvolvem ou se exercitam as atividades da educação não-formal são múltiplos, a saber: no bairro-associação, nas organizações que estruturam e coordenam os movimentos sociais, nas igrejas, nos sindicatos e nos partidos políticos, nas ONGs, nos espaços culturais, e nas próprias escolas, nos espaços interativos dessas com a comunidade educativa. O texto ainda atenta para o fato de que tanto as práticas educativas formais, quanto as não formais, se apresentam ações educativas e espaços de formação dos sujeitos, portanto são igualmente importantes. E que as duas principais categorias da educação não formal são o espaço e o tempo, que se caracterizam pela flexibilidade.

2. Citações.

[...] Assim como Gohn (2011), entendemos que a educação não se resume à escolar, na defesa dessa afirmação destaca que (p.2)

Há aprendizagens e produção de saberes em outros espaços, que denominados de educação não formal. Portanto, trabalha-se com uma concepção ampla de educação. Um dos exemplos de outros espaços educativos é a participação social em movimentos e ações coletivas, o que era aprendizagens e saberes. ( GOHN,2011, p.333)

[...] Mesmo sendo crescentemente usada por Organizações Não Governamentais ( ONGs), movimentos sociais, sindicatos, associações comunitárias, ou por toda organização que tenha em vista a formação do indivíduo, a educação não formal é um campo de estudo pouco valorizado e ainda desconhecido. (p.2) Para Gohn (2006):

A educação não-formal designa um processo com várias dimensões tais como : a aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos ; a capacitação dos indivíduos para o trabalho, por meio da aprendizagem de habilidades e / ou desenvolvimento de potencialidades; a aprendizagem e exercício de práticas que capacitam os indivíduos a se organizarem com objetivos comunitários , voltadas para a solução de problemas coletivos cotidianos ; a aprendizagem de conteúdos que possibilitem aos indivíduos fazerem uma leitura do mundo do ponto de vista de compreensão do que se passa ao seu redor; a educação desenvolvida na mídia e pela mídia, em especial a eletrônica etc. Em suma, consideramos a educação não-formal como um dos núcleos básicos de uma Pedagogia Social. ( GOHN, 2006, p.2)

Cada vez mais a educação em geral vem assumindo um papel importante e ao mesmo passo indispensável na formação de cidadãos, ou seja, indivíduos que possam ser considerados “agentes sociais”. Tal objetivo pode ser visto como uma busca para que a marginalização proporcionada por uma sociedade regrada por meio de direitos e deveres dispostos nas mais diversas situações e contextos nas quais uma pessoa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com