TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES

Por:   •  14/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 3

ESTÁGIO EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES

ATIVIDADE 12: Elaboração de um Projeto de Intervenção para ser aplicado sob a supervisão do pedagogo da instituição

Estagiário(a): MARIA CLEUSA DOS SANTOS CARNEIRO

Curso: PEDAGOGIA

Polo CEDERJ: SÃO PEDRO DA ALDEIA

Instituição: APAE DE ARRAIAL DO CABO

Tutor(a) presencial: MARVIO

 Semestre de realização do estágio: 2º/2018

1.Tema do Projeto de Intervenção:

Jogo da Memoória: Novos desafios

2. Público-alvo:

Assistidos da APAE

3. Justifi cativa da escolha do tema do Projeto de Intervenção:

A escolha do tema foi feito a partir do que eles estariam trabalhando, que é a memória, além de estarem encarando novos desafios, estarem em um momento de descontração.

4. Descrição da proposta de aplicação do Projeto de Intervenção:

Iniciar o Projeto de Intervenção com a leitura da música “ERA UMA VEZ”, após a leitura do texto, ouviram a música “ERA UMA VEZ”, e em seguida, com ajuda montamos figuras com tangram.

5.Objetivo geral do Projeto de Intervenção:

O objetivo geral do Projeto de Intervenção, foi fazer com que os Assistidos pudessem relfetir, aprender e brincar a partir do material que levei para elas (música, texto, jogos). Além de trabalhar figuras geométricas e ludicidade.

6. Objetivos específi cos:

O objetivo específicio, diante do público alvo, que foi um grupo de assistidos de difícil relacionamento social, aceitação de novas pessoas no convivío diário, essas atividades e a prensença de uma nova pessoa, foi fazer com que eles enxergassem as coisas boas da memória, mostrando que possuímos memórias boas e memórias ruins, o quanto elas são importante para sociedade. Toda equipe da APAE  de Arraial do Cabo, fazem um trabalho muito bonito.

7. Procedimentos metodológicos:

Iniciar com um texto de reflexão e uma música para que pudessem refletir e relacionar o texto com a música, comentarem o que acharam interessante, sobre o que lembram. Dando continuidade na aplicação do projeto, contar sobre as histórias da lenda do tangram, em seguida distribuir imagens feitas a partir de peças do tangram, e as peças do tangram para que pudessemos formar a imagem proposta na folha, trabalhando coordenação motora, habilidade, companheirismo e percepção.

8. Conteúdos:

Apresentação do Tangram, reconhecimentos das figuras geométricas do jogo em questão e o formato de suas peças(forma, rotação, lateralidade), comunicação dos Assistidos, dinamismo para uma boa participação, interpretação oral do texto e da música, feita Pela Aluna do estágio.

9. Duração das atividades:

As atividades tiveram duração de 1 hora e meia.

10. Descrição do instrumento de avaliação a ser aplicado ao fi nal do Projeto de Intervenção: _____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

11. Referências Bibliográfi cas:

ESTÁGIO EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES

ATIVIDADE 11: Realização de uma atividade de coparticipação junto com o pedagogo da instituição

Estagiário(a): MARIA CLEUSA DOS SANTOS CARNEIRO

Curso: PEDAGOGIA

Polo CEDERJ: SÃO PEDRO DA ALDEIA

Instituição: APAE DE ARRAIAL DO CABO

Tutor(a) presencial: MARVIO

 Semestre de realização do estágio: 2º/2018

1. Atividade:

Fazer um momento de reflexão com o texto de uma música, dinâmica com montagem de figuras através do Tangram.

2. Finalidade:

A finalidade da atividade, foi de fazer com que os assistidos pudessem refletir sobre os momentos de suas vidas a partir da música, e partilharem um momento de dinâmica entre eles  e em conjunto fazer montagens de imagens de Tangram.

3. Participação do aluno/estagiário:

Fiz o planejamento do projeto de intervenção e a aplicação das atividades , que foi a leitura do texto(música), em seguida coloquei a música e então realizamos o jogo do Tangram.

4. Temas tratados:

Os temas tratados a partir das atividades foram: paciência, reflexão, trazer a tona momentos vividos, empatia, companherismo, solidariedade, felicidade e respeito

5. Metodologia aplicada:

Utilizei folhas A4 com o texto impresso, cartolinas cortadas para o jogo do Tangram, um aparelho de som para que pudessem ouvir a música.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com