TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR: CEI RAIMUNDO MOREIRA SENA

Por:   •  10/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  3.521 Palavras (15 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE CEARENSE

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

MARIA SENIA MELO CRUZ ROCHA

ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR:

CEI RAIMUNDO MOREIRA SENA


FORTALEZA- CE
JUNHO/2020

MARIA SENIA MELO CRUZ ROCHA

ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR:

 CEI RAIMUNDO MOREIRA SENA

Relatório de Estágio Curricular obrigatório da Disciplina de Estágio em Gestão Escolar para o Curso de Graduação em Pedagogia, da Faculdade Cearense.

Orientadora: Prof.Me. Francisco Nazareno Matos Ribeiro.

FORTALEZA- CE
JUNHO/2020

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1.Justificativa        4

1.2.Objetivos        5

1.2.1. Geral

1.2.2:Específicos

2 METODOLOGIA        6

2.1. Tipo de pesquisa        6

2.2. Lócus da pesquisa        6

3 CENÁRIO DA PESQUISA        6

3.1. Informações sobre a Escola        6

3.1.1. Instalações físicas

3.1.2. Equipamentos e recursos didáticos existentes

3.1.3. Clientela atendida

3.1.4. Serviços administrativos e pedagógicos existentes

3.1.5. Outras informações relevantes

4 ROTEIRO DE ATIVIDADES NA ESCOLA-CAMPO        8

4.1. Entrevista com o (a) Gestor (a) da instituição acompanhada durante o

Estágio        8

5 LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE DADOS (REGISTROS DAS OBSERVAÇÕES NA INSTITUIÇÃO)        10

5.3.1. Pontos Fortes da Gestão ou da Instituição        10

5.3.2. Pontos Fracos da Gestão ou da Instituição         10

5.3.3. Ameaças        11

5.3.4. Oportunidades        11

6 PLANO DE INTERVENÇÃO PARA A MELHORIA DA INSTITUIÇÃO OU DO TRABALHO DA GESTÃO        11

6.1. Uma Gestão mais Pedagógica e Participativa        11

6.2. Objetivos        11

6.2.1. Geral        

6.2.2. Específicos        

6.3. Meta        11

6.4. Estratégias        12

6.5. Prazo para execução        12

6.6. Resultados Alcançados        12

7.   CONSIDERAÇÕES FINAIS         12

ANEXOS        14

REFERÊNCIAS        15

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa contemplar algumas reflexões sobre a importância do Estágio Supervisionado na formação docente, e não apenas entendê-lo como um componente obrigatório do curso, mas compreendê-lo como uma atividade de transformação do contexto escolar, no qual é de grande importância para que possamos ter maior aproximação da realidade da maioria dos atores da comunidade escolar (alunos, professores, gestores e funcionários).          

Realizou-se o estágio de observação e intervenção no CEI Raimundo Moreira Sena, localizada na Rua A s/n, Bom Jardim. Buscou-se durante o período de observação analisar os seguintes pontos: as características gerais da escola, estrutura pedagógica e administrativa, bem como o quadro de funcionários, dentre outros aspectos. O Estágio Supervisionado nos oportuniza visualizar a prática como a concretização da teoria, assim nos permite observar o quanto à teoria é necessário no momento de ação docente, conforme afirma Pimenta (2004, p. 45):

 

[...] o estágio, ao contrário do que se propugnava, não é atividade prática, mas teórica, instrumentalizadora da práxis docente, entendida esta como atividade de transformação da realidade. Nesse sentido, o estágio curricular é atividade teórica de conhecimento, fundamentação, diálogo e intervenção na realidade, esta, sim, objeto da práxis [...].  

Compreende-se, que escrever sobre si mesmo no tocante a suas práticas e posturas diante de determinadas situações ou ações trazem ao docente uma reflexão da sua atuação profissional, proporcionando assim o aprimoramento de seus conhecimentos, nessa práxis cotidiana o docente encontra nos seus registros diários subsídios que nortearão novas práticas.

1.1 Justificativa

O Estágio Curricular Supervisionado foi uma oportunidade para que se observe a realidade escolar realizando uma observação participativa com procedimentos adequados, vivenciando uma prática Técnica, ao mesmo tempo em que retoma a teoria para refletir, discutir e pesquisar, retornando à Escola para tentar inova. Em síntese, a disciplina Estágio Curricular Supervisionado deve: propiciar uma significativa base conceitual, favorecendo a reflexão sobre como se dá o processo de ensinar a aprender, aprender a aprender e aprender a ensinar, além de oportunizar vivências da e na realidade escolar.

1.2 Objetivos

1.2.1Objetivo Geral

O Estágio Supervisionado em Gestão Educacional tem como objetivo geral adquirir habilidades e competências para atuar no contexto da educação com atitude científica – pautada na observação cuidadosa da realidade, na análise sistemática de dados, na avaliação criteriosa de variáveis para, a partir daí, planejar e desenvolver intervenções pertinentes na direção de uma gestão eficaz, eficiente, democrática e participativa na educação.  

1.2.2 Específicos

O Estágio Supervisionado em Gestão Educacional tem como propósito articular teoria e prática, configurando-se num mecanismo de dinamização, atualização e aperfeiçoamento do curso de Pedagogia, sendo suas finalidades:

I – Garantir a compreensão teórica das condições concretas e históricas sobre a Gestão Educacional nos sistemas de ensino e nas escolas, direcionando o olhar especialmente para as práticas gestoras, nos diversos âmbitos.

II – Instrumentalizar o acadêmico no sentido de sua qualificação para a inserção no mundo do trabalho.

 III – Ampliar e aprofundar a compreensão daquilo que os educadores devem perseguir para a consecução de sua finalidade histórica e de sua especificidade.

IV – Possibilitar ao aluno/estagiário a reflexão sobre o cotidiano escolar, analisando os pressupostos teóricos estudados e sua prática, assumindo uma postura crítica aliada à competência técnica e compromisso político do seu papel na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (292 Kb)   docx (388.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com