TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO II - ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  18/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.627 Palavras (23 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2]

NARA IOLANDA ALVES DE OLIVEIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 3]

[pic 4]

NARA IOLANDA ALVES DE OLIVEIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental

Orientador: profª. Natalia Gomes dos Santos

Tutor Eletrônico: Suelen Bueno Carneiro Toledo

Tutor de Sala: Mara Cristine dos Santos e Santos

Castanhal

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        6

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        12

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        21

CONSIDERAÇÕES FINAIS        26

REFERÊNCIAS..........................................................................................................27

INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se do Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental,  tem como objetivo principal incentivar a leitura dentro e fora do ambiente escolar, sabendo da importância da leitura para formação de um cidadão crítico perante a socieda. O objetivo é incentivar a leitura e interpretação de texto de forma natural e lúdica,incentivando desde o início o hábito e prazer pela mesma.

Pode assim utilizar, o embasamento teórico adquiridos no decorrer do curso que nos deu suporte para desenvolver as atividades com segurança e dinamismo ao praticar o estágio nesta instituição. Os planos de aulas foram elaborados de maneira interdisciplinar podendo assim abranger todas as disciplinas da grade curricular regida pela instituição. No mundo em que estamos hoje, torna-se desafiador ser um Educador, mas quando tentamos verdadeiramente colocar em prática os aprendizados teóricos juntamente com um ensinamento lúdico, assim estamos passando da melhor forma possível aprendizagem para as crianças, tornando-as seres humanos melhores em sua rotina junto à família, escola e convívio social.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O estágio curricular nas séries iniciais do ensino fundamental realizou-se no Centro Educacional Primeira Infância, instituição privada de ensino, situada na Rua Magalhães Barata, número 463, bairro Pirapora, no município de Castanhal, no estado do Pará. A escola trabalha com meio período (07 h ás 13 h ou 13 h ás 19 h) e período integral (07 h ás 19 h).  

O Centro Educacional Primeira Infância foi fundado no dia 08 de outubro do ano de 2013, tendo como visão  inicial trabalhar com crianças de 05 meses á 05 anos de idade, em meio período ou período integral, tendo em vista a necessidade de creche-escola particular no município de Castanhal, facilitando a vida de muitas famílias cujos pais precisam trabalhar.

A escola teve uma ampliação considerável nesses últimos cinco anos, incluindo o ensino fundamental I, assim trabalhando com crianças de 05 meses até 08 anos de idade, expandindo seu espaço físico duas vezes mais. Um dos principais atrativos para os pais na escolha da escola é a segurança de seus filhos, pois a escola conta com um sistema de câmeras internas, e os pais têm livre acesso através de um aplicativo no seu celular.

Atualmente a diretora Francisca dos Santos Pereira está á frete da administração da instituição, contando com 28 colaboradores entre eles Pedagogos, Psicopedagogos, Assistente Social, Nutricionista, Professora de dança, Professor de Karatê, Professor de Educação Física, Professor de Inglês, estagiários, responsável pela cozinha e responsável pela limpeza geral da escola. Tendo como lema da escola ensinar com o lúdico, sem sobrecarregar as crianças com atividades de livros e cadernos, mesmo utilizando os mesmos em sua rotina. Utilizam projetos para trabalhar durante todo o ano, incentivando as crianças com as músicas, as artes visuais, a leitura e o convívio social com outras crianças.

A escola contém vários espaços de interatividade para seus alunos, tais como: sala de brinquedos, sala de vídeo, banheiros adaptados para a idade, dois parquinhos, piscina, alimentação feita na escola (cardápio assinado por uma nutricionista, onde é alterado semanalmente), aulas de balé e karatê sem nenhum custo extra para os familiares. Durante o período de observação participativa foi possível perceber a organização da escola,ótimo planejamento e didática por parte das professoras envolvidas, conseguindo assim, aplicar todas as etapas do estágio de acordo com o referencial.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

Escola: Centro Educacional Primeira Infância  

Data: 21/03/2019 

Local: Rua Magalhães Barata Nº 463, bairro Pirapora.

Professor (a) regente: Hellen Letícia Bezerra Viana.

Ano: 1º Ano 

Período: Matutino

Estagiário (a): Nara Iolanda Alves de Oliveira 

Observação 1:

No primeiro momento, as crianças chegam com seus familiares são recebidos com muito carinho e ficam todos na sala de vídeo, com a professora e a auxiliar de sala. Às 08h as crianças foram colocadas em filas e direcionadas para sua sala de aula, onde inicia uma conversa informal, em seguida a professora fez uma revisão da aula anterior de Matemática sobre a escrita e representação dos algarismos de 0 á 9. Logo após a revisão, inicia a aula de Matemática do dia, falando sobre os conjuntos unitários e vazios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)   pdf (206.6 Kb)   docx (61 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com