TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – EDUCAÇÃO INFANTIL RELATÓRIO

Por:   •  1/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  7.126 Palavras (29 Páginas)  •  1.027 Visualizações

Página 1 de 29

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

CENTRO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO

MACEIÓ

2018

KEYLLA AYMÉE SOARES ARAÚJO CORDEIRO

MANASSÉIS SILVEIRO DA SILVA

SAMYLLE RIBEIRO PEREIRA DA SILVA

RELATÓRIO

Relatório de Estágio II realizado junto ao curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, para obtenção de nota parcial da disciplina de Estágio Supervisionado II – Educação Infantil.

Orientadora: Profª. Drª. Greciene Lopes dos Santos Maciel.

MACEIÓ

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1. A INSTITUIÇÃO CAMPO DE ESTÁGIO 5

1.1. Caracterização geral 5

1.2. Espaço físico 5

1.3. Programa geral da instituição 6

2. A TURMA DE CRIANÇAS 7

2.1. Caracterização da turma de crianças observada 7

2.2. Observações Iniciais da Turma de Crianças 8

2.3. Espaço físico da sala 8

2.4. Rotina diária 9

2.5. Relação professor-criança 9

3. DEMANDAS DA INSTITUIÇÃO E DA TURMA DE CRIANÇAS 10

4. REGISTRO DAS OBSERVAÇÕES INICIAIS 10

5. PROJETO DE INTERVENÇÃO 11

Objetivos Gerais: 11

Objetivos Específicos: 12

6. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO (REGISTRO DAS SESSÕES) 14

CONSIDERAÇÕES FINAIS 26

REFERÊNCIAS 27

ANEXOS 28

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa analisar e refletir sobre a construção das propostas realizadas para educação infantil do CMEI Professora Maria de Lourdes Vieira, relacionando as observações com as discussões realizadas durante a disciplina de estágio supervisionado II – Educação Infantil.

Um aspecto bastante importante durante os estudos realizados foi à importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil. Aprendemos que ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.

Então para definir a brincadeira infantil, ressaltamos a importância do brincar para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo, ou seja, de que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, mas sim, um processo de ensino-aprendizagem.

Neste sentido, o objetivo central deste estudo é analisar a importância do brincar na Educação Infantil, pois segundo os autores pesquisados, este é um período fundamental para a criança no que diz respeito ao seu desenvolvimento e aprendizagem de forma significativa.

1. A INSTITUIÇÃO CAMPO DE ESTÁGIO

1.1. Caracterização geral

A observação foi realizada no CMEI Professora Maria José de Lourdes, localizado na Praça Gonçalves Lêdo, no município de Maceió – AL atende crianças de três a cinco anos e funciona nos dois turnos com apenas uma modalidade de ensino, de Educação Infantil. O CMEI recebe crianças provenientes dos bairros de Cambona, centro, Farol e Reginaldo, bairros próximos ao Centro Municipal. Sua estrutura física é basicamente composta por; 03 salas de referência, cada sala com um banheiro, 01cozinha e 02 banheiros social. Possui 01 secretaria, 01 Videoteca, que contém 01 TV e 01 DVD para atender as necessidades da escola. A escola também disponibiliza 01 micros system, 01 microcomputador e 01 impressora.

O CMEI atende no total de 95 alunos divididos nos turnos manhã e tarde, na Educação Infantil nos Níveis maternal II, 1º período 2º período. A sala escolhida para o período do estágio foi à sala do 2º período, com 13 alunos na faixa etária de 04 e 05 anos, sendo 06 meninos e 07 meninas e nenhum aluno com necessidade especial. Possui apenas 01 professora por sala com uma estagiária que atua como auxiliar de sala.

A escola tem como Diretora Evilnaide Nascimento de Oliveira, graduada em Pedagogia, Vice-Diretora Eulália Maria de Morais Duarte, nos cargos de Coordenadora Pedagógica, Supervisora a responsável é Rosangela Regia Fidelis Pereira, todas graduadas em pedagogia e efetivas através de concurso publico do município. Possuem 05 professoras, 02 merendeiras, 03 auxiliares de sala, 03 serviços gerais, 02 apoio administrativo. Sendo esses divididos entre manhã e tarde.

1.2. Espaço físico

O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria de Lourdes Vieira é uma instituição pública Municipal de Maceió localizada no Parque Gonçalves Ledo, Bairro Farol, CEP: 57051.340, telefone 3315.4614., atende atualmente 95 crianças com idade entre 3 aos 5 anos ofertando turmas do Maternal II, 1º Período e 2º Período nos dois turnos (matutino e vespertino) com apenas a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48 Kb)   pdf (201.4 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com