TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO MAGISTÉRIO/ NORMAL

Por:   •  2/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.817 Palavras (8 Páginas)  •  1.371 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER







RELATÓRIO DE ESTÁGIO
MAGISTÉRIO/ NORMAL DE ENSINO MÉDIO












CURITIBA

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER





RELATÓRIO DE ESTÁGIO
NÍVEL MÉDIO


 

Trabalho de apresentado a disciplina de
Estágio Supervisionado
Magistério/ Normal de Ensino Médio no
Curso de Pedagogia a Distância do
Centro Universitário internacional Uninter
Tutor local:






CURITIBA

SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO.............................................................................................................06

2.0 A ESCOLA ESTAGIADA .............................................................................................07

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA ................................................................09

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA ESTAGIADA

..........................................10

2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO..................11

3.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS .......................................................................................12

REFERÊNCIAS.....................................................................................................................13














1.0 INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado aqui proposto trata a respeito da disciplina sociologia das áreas sociais e humanas de curso de ensino médio.
Ele estimula o aluno a observar, comparar e compreender como a sociologia é vista e trabalhada, através do convívio com os educandos, o educador e objetos do conhecimento.
Como mencionado por Romanowski (2012, p.9) “a sociedade contemporânea caracteriza-se por transformações no mundo do trabalho, avanço da ciência e da tecnologia, ampliação das informações, reestruturação econômica e proposições de alteração nas políticas de bem estar social”.
O estágio é um momento que nos coloca dentro da realidade do contexto escolar, nos proporcionando liberdade de análise e vivência de situações que possibilitem relacionar teoria e prática, alem de trazer uma reflexão a cerca do processo de ensino e aprendizagem.
É certo que, diante da conclusão de que o sujeito é quem constrói seu próprio conhecimento, é de fundamental importância observar sobre a postura que devemos optar na ação pedagógica, pois é através dessa observação e participação auxiliar que, estaremos

nos revestindo de experiências que serão norteadoras de nossa prática quando pudermos exercer a profissão que optamos.

2.0. A ESCOLA ESTAGIADA



2.1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA


A escola oferta atendimento de Ensino Médio no período matutino, que compreende o horário de min horas as min horas, Ensino Fundamental e Ensino Médio no período vespertino,    min horas às    min horas e Educação de Jovens e Adultos no período noturno, que se iniciam às  horas as  horas.
A instituição atende um total de     alunos no nível médio, desse total,    são alunos em processo de inclusão.
O estágio supervisionado foi realizado no período de       a         no período matutino, sendo observadas as turmas dos 3° anos do Ensino Médio.

2.2.

CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA ESTAGIADA.

  Escola concebe o homem como singular e único, autônomo em sua própria identidade, se fazendo homem no convívio com outros homens, seus iguais, exercendo valores como éticos, respeito e cidadania, com autenticidade percebendo-se um ser social, ciente do seu papel na construção da sociedade. 
Como concepção de educação a Escola entende que o resgate da identidade cultural do aluno, a promoção da qualidade de vida no ambiente escolar, o desenvolvimento da sua habilidade cognitiva são parte de um todo que resultará na apropriação dos conteúdos, dos saberes, que despertarão novas curiosidades, novas buscas e novos saberes, estabelecendo então no plano pedagógico os elementos sociais e físicos que interferem no desenvolvimento das capacidades intelectuais desses alunos especiais ou não, relacionando-os aos elementos que favorecem a construção do conhecimento, como criatividade e conhecimentos prévios. 
A sociedade é constituída de sujeitos diferentes que deverão ser respeitados (em suas diferenças), levando em consideração sua cultura, sua origem, suas habilidades, sua postura e sua forma de ver o mundo. A política da Escola é promover sempre uma convivência de tolerância, integração, inclusão e socialização, onde a comunidade é convidada a debater e confrontar suas idéias, experiências e resultados de pesquisas, aprofundando, enriquecendo, construindo e reelaborando coletivamente conhecimentos e conceitos através de seminários e eventos comemorativos. 
A Escola entende que

o professor deverá ser um agente que promoverá a construção de uma educação humanitária onde a aprendizagem e a socialização sejam bases de crescimento, transformação e inclusão do aluno na sociedade como cidadão. 
A Escola compreendida como local dinâmico de conhecimento, espaço de diálogo, busca permanente de sintonia com nossos tempos, atenta às mudanças e renovações, como também, impulsionada pelas necessidades educacionais da realidade circundante, não pode se eximir de seu compromisso com os projetos que buscam a melhoria da educação, sendo esse o seu papel social, busca a efetiva participação de todos os segmentos da comunidade escolar (professor-aluno, pais-diretor, pedagogo, coordenador e funcionários), através de ações e interações para que se possam alcançar os objetivos propostos. 
Em conversa com a professora soubemos que as necessidades que se apresentam no dia a dia da turma vão fazendo com que ela tenha criatividade em elaborar o seu plano de aula para as práticas posteriores, onde através dos assuntos escolhidos por eles (os alunos) ela mescla entre uma estratégia e outra para aproveitamento e aprendizado como, por exemplo, a lista de compra do supermercado, a lista dos convidados para suas festas de aniversários, os cálculos de quanto dinheiro precisarão para comprar tais produtos da lista, ou quantos salgadinhos precisarão encomendar para certa quantia de convidados etc.

2.3. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO


Além das carteiras para os alunos, a sala possui uma mesa de professor e um armário que é utilizado somente pela turma vespertina.
A sala é ampla e bem ventilada, assim como as demais, tem janelas grandes e gradeadas.
A primeira aula foi dada no 3°MD do ensino médio, uma sala composta por 23 alunos, sendo 14 do sexo feminino e 9 alunos do sexo masculino.
A professora apresentou um texto sobre a “Mudança e Transformação social”, texto este retirado do livro da disciplina, logo em seguida, propôs atividades relacionadas ao tema.
A escola não dispõe do livro de sociologia para a maioria dos alunos, dado a esse fato, a professora optou por passar a matéria no quadro e pontuar aqueles alunos que copiam a matéria.
Todos copiaram a matéria, alguns ansiosos para “ganhar” logo o visto.
A avaliação final é a somatória dos vistos com um trabalho relacionado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com