TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO - MAGISTÉRIO/NORMAL DE ENSINO MÉDIO

Por:   •  5/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.175 Palavras (13 Páginas)  •  1.154 Visualizações

Página 1 de 13

SUZANA DE ALMEIDA. RU: 1015331. TURMA: 2014/02

SANDRA MARIA MALLMANN   RU:944231  TURMA:2013/02

LEONICE P. GIACOMINI  RU:950391  TURMA:2013/05

EVA BENIN RU:951101  TURMA:2013/05

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO-

MAGISTÉRIO/NORMAL DE ENSINO MEDIO.

PATO BRANCO

2015

SUZANA DE ALMEIDA. RU: 1015331. TURMA: 2014/02

SANDRA MARIA MALLMANN   RU:944231  TURMA:2013/02

LEONICE P. GIACOMINI  RU:950391  TURMA:2013/05

EVA BENIN RU:951101  TURMA:2013/05

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Trabalho de estágio realizado no

Magistério, apresentado na UTA Estagio Supervisionado – Magistério/Normal de Ensino Médio, no curso de Pedagogia. Tutor local: Helena Maria Girotto Dorigo.

Pólo de apoio presencial: Pato Branco.

PATO BRANCO

2015

SUMÁRIO.

  1. INTRODUÇÃO        04
  2. A escola estagiada        05

2.1 Concepção de homem        05

2.2 Concepção de educação        06

2.3 Concepção de sociedade        06

2.4 Descrição e análise reflexiva das atividades de estágio supervisionado

        ..............................        07

  1. Caracterização dos profissionais        08
  2. Caracterização da escola estagiada        08
  3. Perfil do professor        09
  4. Descrição das aulas assistidas        09
  1. Plano de aula        10
  2. Considerações finais        13
  3. Referências        14

INTRODUÇÃO

       Estágio Supervisionado é o conjunto das atividades de ensino-aprendizagem relacionadas ao meio social, profissional, cultural e didático-pedagógico, proporcionadas ao aluno pela participação em situações reais de vida e trabalho, como será relatado em seguida, através da participação das alunas do curso de Pedagogia, que se realizou o estagio no Colégio Estadual de Pato Branco, pois para o discente, o estágio é um fator significativo na sua formação profissional, por proporcionar a interação com a realidade da sua profissão futura e a complementação prática do aprendizado acadêmico. Para a Unidade concedente de estágio, há uma contribuição prática e efetiva através da atuação do discente em prol do desenvolvimento da mesma.

O estagio Supervisionado- Magistério/ Normal de ensino médio nos possibilita uma visão mais ampla a respeito da graduação em pedagogia, e mostra que vai muito alem da Educação Infantil, nos possibilitando conhecer a educação no nível médio.

Este trabalho ira relatar o cotidiano de um professor no Magistério, como seu cotidiano, quais são os seus métodos de ensino e porque seu trabalho deve estar em constante evolução.

A ESCOLA ESTÁGIADA.

        O estágio supervisionado – Magistério/ Normal de Nível Médio foi realizado no Colégio Estadual de Pato Branco, situado na Rua Argentina número 724 no bairro Jardim Primavera, CEP 85.502-040, localizada na cidade de Pato Branco, no estado do Paraná. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (46) 3224-24.83

       A escola oferta atendimento ao Ensino Fundamental,Médio e  Profissional, atendendo nos período matutino ,vespertino e noturno.Atendendo aproximadamente mil e quinhentos alunos.

     

Concepção de homem.

 O homem é um ser natural e social, ele age na natureza transformando-a segundo suas necessidades e para além delas. Nesse processo de transformação, ele envolve múltiplas relações em determinado momento histórico, assim, acumula experiências e em decorrência destas, ele produz conhecimentos. Sua ação é intencional e planejada, mediada pelo trabalho, produzindo bens materiais e não materiais, que são apropriados de diferentes formas pelo homem, “O homem necessita produzir continuamente sua própria existência. Para tanto, em lugar de se adaptar a natureza, ele tem que adaptar a natureza a si, isto é, transformá-la pelo trabalho”.

Sendo assim o homem é ser em processo permanente de autoconhecimento e crescimento, que transforma, e é transformado. Participante ativo na construção da história e do conhecimento, devendo ser solidário nas relações com a natureza com seus semelhantes na busca constante da harmonia consegue e com o mundo.

 Considerando o homem um ser social, ele atua e interfere na sociedade, se encontra com o outro nas relações familiares, comunitárias, produtivas e também na organização política, garantindo assim sua participação ativa e criativa nas diversas esferas da sociedade. “O homem, como sujeito de sua história,”. É aquele que na sua convivência coletiva compreende suas condições existenciais transcende-as e reorganiza-as, superando a condição de objeto, caminhando na direção de sua emancipação participante da história coletiva” compreende suas condições existenciais transcende-as e reorganiza-as superando a condição de objeto caminhando na direção de sua emancipação participante da história coletiva.

Partindo do pressuposto que o homem constitui-se um ser histórico, faz-se necessário compreendê-lo em suas relações inerentes a natureza humana. O homem é, antes de tudo, um ser de vontade, um ser que se pronuncia sobre a realidade, sendo assim para o homem viver em sociedade a sua educação é ponto primordial possibilitando ao indivíduo o contato com o mundo propriamente humano e interiorizado. 

Concepção de Educação.

A educação é uma prática social, uma atividade específica dos homens situando-os dentro da história – ela não muda o mundo, mas o mundo pode ser mudado pela sua ação na sociedade e nas suas relações de trabalho. “Educação é um fenômeno próprio dos seres humanos, significa afirmar que ela é, ao mesmo tempo, uma exigência do e para o processo de trabalho, bem como é ela própria, um processo de trabalho”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (163.5 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com