TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO MAGISTÉRIO/NORMAL- ENSINO – MÉDIO

Por:   •  16/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.403 Palavras (14 Páginas)  •  2.912 Visualizações

Página 1 de 14

            CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

                                        UNINTER

AMÉLIA CONCEIÇÃO DE LIMA,571198

SUELEN C. MARQUES, 1043728

ROSA EMILIA PAZ  GONÇALVES,1014562

RELATÓRIO  DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

   MAGISTÉRIO/NORMAL- ENSINO – MÉDIO

                     FASE –A 2015

                     SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

                            CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL

                                                          UNINTER

AMÉLIA CONCEIÇÃO DE LIMA,571198

SUELEN C. MARQUES,1043728

ROSA EMILIA PAZ  GONÇALVES 1014562

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO MAGISTÉRIO/NORMAL ENSINO –MÉDIO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - EAD

                                                             

                                                     

 

CURSO DE PEDAGOGIA TUTOR:  JOSIANE  LOCAL POLO DE APOIO PRESENCIAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

       SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  2. CARACTERISTICA  DA ECOLA
  3. CONCEPÇÃO  DE EDUCAÇÃO
  4. CARACTERIZAÇÃO DO RECURSOS HUMANOS
  5.  CARACTERIZAÇÃO PEDAGÓGICAS
  6. AVALIAÇÃO
  7. CONSIDERAÇÕES FINAIS
  8. REFÊNCIAS

                        4                INTRODUÇÃO

 

A  filosofia  é uma  ciência  que  estuda os pressupostos e implicações filosóficas da ciência, incluindo as ciências naturais como física e biológicas, e as ciências  sociais, como psicologia e economia, neste sentido  a filosofia da ciência  está  intimamente  relacionada á epistemologia  e  a ontologia.

Nesta perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo, relatar as observações  realizada no colégio  estadual Elza Scherner  Moro,  estagio supervisionado no ensino médio na disciplina de filosofia, durante o período de 41 horas de estudos  dentro e fora da sala de aula, nas turmas de 1º 2º e 3°  ano do ensino médio.

De  maneira sucinta, serão reveladas as observações que foram consideradas relevantes durante o período do  estagio sobre a escola, seus espaços físicos, a concepção de educação, as características dos recursos humanos, pedagógicos,

O perfil dos alunos, etc e  principalmente sobre a metodologia adotada pelo professor durante a execução das aulas.

         

     CARACTERIZAÇÃO  ESTRUTURAL

Descrição da Escola Estagiada

O Estagio Supervisionado- Magistério  Normal  Nível  Médio  foi realizado no colégio   Estadual  Elza Sherner Moro, localizado na Rua Eliud   Alves Pereira nº 423 Bairro, Moradia  Holman-n  Rio  Pequeno

São José dos Pinhais, região  Metropolitana de Curitiba  no Estado do Paraná. O contato com a escola pode ser feito através do telefone [041]3586-08-43

A escola oferta atendimento  nos níveis de educação  fundamental  e médio, nos períodos de manha  das 07h 30 ás 12h 00, tarde das 13h00 as 17h 30 e noite das18h 50 as 22h 35 a escola oferta atendimento nos níveis de educação fundamental e médio.

A instituição atende um número de aproximadamente  950 alunos   32 turmas  no período de três  turno  manhã  tarde e noite  desse número, encontram –se em processo de inclusão 11 alunos.

O  estagio foi realizado no período de 13 de julho a  29 de julho de 2015, no período da noite nas turmas de ensino  médio  [1ª,E,1ºF,2ºD,2ºE 3ºE}  nas disciplinas  de filosofia.  

          5       DESCRIÇÃO DA SALA DE AULA ESTAGIADA    

A  entidade proprietária é estadual –sua área  é de 3.139.62m2  terreno com área construída de 1.172,65m2 contendo dois pavimentos.

Atualmente, com a implantação do ensino fundamental de nove  anos,deve-se  repensar a pratica pedagógica dos seis aos dez anos  de idade  para alcançar  uma maior  democratização  e melhor qualidade de ensino. O  objetivo  é assegurar a todas as crianças  um convívio escolar mais prolongado,e com maior  oportunidade  de aprendizagem.

   O Colégio  Estadual Elza  Sherner  Moro  possui treze sala de aula, com uma televisão de 29 polegadas em cada sala[ TVs pendrive], sendo que quatro destas salas possui cento e vinte carteira com  cadeiras, com capacidade máxima para vinte e oito alunos em cada sala.

Além das salas de aulas a escola  conta ainda  com uma biblioteca, dividida em dois ambientes, e dois laboratório sendo, sendo um para ciências  em ótimas condições  de uso e o outro para informática.O laboratório de informática funciona  em um espaço físico de uma sala de aula, de acordo com os padrões estabelecidos pelo CRTE.

Conforme observamos a escola possui  uma estrutura física  adequada  para atender o número  de alunos a que se dispõe,  tanto no espaço físico que é  bastante arejado e iluminado, quanto aos recursos tecnológicos.

 

            6      CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO

 Após  analise ao projeto político  pedagógico da escola, entendeu-se que esta escola, adotou sua proposta pedagógica  embasada numa concepção histórico/critica voltada para a pedagogia progressista que atenda as diferenças  individuais [Libano e Saviani 2001] .

A escola pública brasileira quando assumiu  a função que historicamente justificava  sua existência, pois nas ultimas décadas  passou a atender  um número  cada vez  maior  de estudantes  vindo das classes populares,  trouxe a necessidade de discussões  continuas  sobre  o papel da educação no projeto de sociedade que se quer para os pais. Por isso no processo de construção do conhecimento,que a escola propem. Sabe-se  que os alunos utilizam –se das mais  diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem idéias  e hipóteses  sobre o que buscam desvendar.Nessa perspectivas constroem conhecimentos e se desenvolvem apartir das interações que estabelecem com as outras pessoas  e com o meio que vivem. O conhecimento  não se  constitui em cópia da realidade, mas sim,fruto de um intenso trabalho  de criação  significação e ressignificação .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (112.5 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com