TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO- MAGISTÉRIO / NORMAL DE NÍVEL MÉDIO

Por:   •  5/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.942 Palavras (8 Páginas)  •  1.181 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

SILVANA AP DOS SANTOS, RU: 841209, 8/2012

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO-  MAGISTÉRIO / NORMAL DE NÍVEL MÉDIO

           SÃO ROQUE

2013

         

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

SILVANA AP DOS SANTOS, RU: 841209, 8/2012

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO-  MAGISTÉRIO / NORMAL DE NÍVEL MÉDIO

Relatório de   Estágio-

Magistério/ Normal de

Nível Médio

apresentado  à  UTA -

Didática,

 no curso de Pedagogia

Tutor Loca: Valter

José                      Felix

Polo        de        Apoio

Presencial: São Roque

 

          SÃO ROQUE

2013

1- Introdução

A prática educativa na formação docente é parte da trajetória acadêmica, a qual se torna uma exigência na relação teoria-prática, possibilitando um contato mais direto com a atividade educativa.

Foi possível efetuar essa prática abordando uma proposta dinâmica e interativa, aula por aula, levando-se em conta valores e conhecimentos trazidos pelos educandos a partir de situações de alta vivência, de forma que o aluno vai constituindo, ou construindo seus próprios conhecimentos através da mediação feita pelo professor, acontecendo assim uma interação entre ambos e fazendo com que o aluno perceba que o conhecimento científico  é real e acontece no seu dia-a-dia.

O Estágio foi realizado na Escola Estadual “Prof.ª Altina Júlia de Oliveira” que atende jovens e adultos no ensino médio.

 2- Desenvolvimento        

2.1- Identificação da Escola Estagiada

O estágio supervisionado magistério/normal de nível médio foi realizado na Escola Estadual “Prof.ª Altina Júlia de Oliveira”, situada na av. Lamartine Navarro, número 556- centro- Mairinque- CEP 18120.000 São Paulo. Fone (11) 4718-4528.

A escola oferece atendimento de ensino médio no período matutino, vespertino e noturno, para Educação de Jovens e Adultos.

A instituição atende um total de  686 alunos.

O estágio foi realizado no período de 02/10, 08/10, 09/10, 15/10, 16/10.

2.2- Concepção Pedagógica da Escola

A Escola baseiam-se numa visão integral, que se propõe a comunicar valores, tendo como características próprias a simplicidade, espírito de família, amor ao trabalho, ser e agir metas imediatas da escola são diminuição dos níveis de retenção escolar, implantação da cidadania e da dimensão politica, elevação da qualidade de ensino.

O Envolvendo dos docentes com  as normas regimentais e disciplinares e diminuição da evasão nas primeiras séries do Ensino Médio.

O ensino médio tem por objetivo, através de conteúdo, metodologias e formas de acompanhamento e avaliação, que o aluno tenha domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem as modernas formas de conhecimentos contemporâneos de linguagem, domínio dos conhecimentos de ciências humanas e ambientais necessárias ao exercício da cidadania.

A sala de aula é um lugar de encontro humano e dinâmico. Ensinar é influenciar para a mudança de comportamento dos sujeitos envolvidos e essa influência é feita pela veia da comunicação.

2.3- Descrição e análise reflexiva das atividades de Estágio Supervisionado

A escola Estadual “Prof.ª Altina Júlia de Oliveira” esta instalada num prédio de excelente construção, conta com 12 salas de aulas, sala de professores, secretária, biblioteca, laboratório, sala de direção, sala para a coordenação, laboratório de informática, sala de multimídia, sala de leitura, almoxarifado, 2 dispensas, refeitório, cozinha, 2 sanitários para alunos, administração e professores, depósito, residência do zelador, pátio coberto, jardins, quadra poliesportiva, áreas livres e cantina.

A escola conta com 2 aparelhos de televisão e 1 vídeo, 1 retroprojetor, 5 computadores (usados somente pela administração) aparelho de som com acessórios, filmadora e máquina fotográfica, fax, 2 mimeógrafos, biblioteca com aproximadamente 5000 volumes, 24 microcomputadores com kits multimídia, Datashow e impressora. Cozinha equipada.

A escola conta com 74 professores, 1 secretário, 8 agentes de organização escolar, 3 agentes de serviços, 1 zelador, diretora, vice-diretora e coordenadora.

Os professores todos com formação em nível superior, a diretora é formada em Pedagogia, vice-diretora em História e coordenadora em Pedagogia e História.

Atualmente, a escola possui cerca de 680 alunos matriculados no Ensino Médio, correspondem a cerca de 500 alunos no período diurno e 180 no período noturno.

Sendo 7 turmas de manha (2ª série e 3ª série) 4 turmas de 1ª série a tarde e no período noturno, 2 turmas do Ensino Médio regular e 3 turmas do E.G.A possui aproximadamente 40 alunos por sala de aula.

A escola esta em funcionamento desde 23/06/1960, quando foi relacionada como escola Integrada de rede estadual após a reorganização e a municipalização.

Há uma população de classe média e trabalhadora, geralmente migrada de outros bairros, residem em habitação com mínimo conforto, geralmente acabadas de alvenaria. A estrutura urbana oferece água encanada, assim como eletricidade, o atendimento médico é precário, o bairro é servido por linhas de ônibus, tendo ela o programa Escola da Família e abrindo no fim de semana para a comunidade em geral.

As avaliações envolvem observação e análise do conhecimento e de habilidades específicas adquiridas pelo aluno e também observação de suas atitudes referentes a presença em sala de aula, participação nas atividades pedagógicas e responsabilidade com que o aluno assume o cumprimento de seu papel de cidadão em formação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (126.1 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com