TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ed infantil

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  824 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

Avaliação a Distância 1 – 2015.1

Questão 1: Marque com um X a opção correta e justifique em até 5 linhas.

Ao estabelecer uma analise crítica entre os teóricos Jean Piaget e Lev Vigotsky, quais seriam as suas contribuições mais significativas para os profissionais que atuam na infância?

  1. O estudo do processo de desenvolvimento cognitivo infantil estruturado por fases, das mais simples às mais complexas, classificadas de acordo com o potencial de maturação de cada criança.

  1. X- A existência de novas concepções que promoveram uma inovação no significado do ser criança, ultrapassando as antigas concepções equivocadas acerca da infância e trazendo para o estudo do desenvolvimento infantil elementos indispensáveis com aspectos tanto biológicos como sociais.

Vygotsky e Piaget não aceitavam a noção estabelecida até então de que as crianças fossem meros copiadores do mundo adulto e que, assim, pensassem e raciocinassem como eles. Cada um, a seu modo, reagiu e ajudou a ultrapassar as antigas concepções, simplistas e equivocadas, do que significava ser criança. Se por séculos a criança era vista como um ser sem importância, hoje ela é considerada em todas as suas especificidades, com identidade pessoal e histórica.

  1. A importância da construção histórico-social na formação do desenvolvimento da criança e na qualidade das mediações que promovem a sua interação com o meio social em que vive.

Questão 2: : Marque com um X a opção correta e justifique em até 5 linhas.

Em qual sentido as histórias narradas pela professora Madalena Freire podem contribuir para a prática educativa, de acordo com o que foi discutido nessa aula?

  1. Através da elaboração estrutural do texto narrativo, que ao ser escrito na primeira pessoa demonstra uma grande ênfase no papel ao qual o educador deverá exercer primordialmente a sua autonomia.

  1. Através do enriquecimento literário promovido pela autora, transmitindo sensibilidade aos leitores, por meio da colocação de falas e de descrições minuciosas que estão em foco na sua narrativa.
  1. X - Através da reflexão das realidades e experiências vivenciadas pela autora que conta, em primeira pessoa e por meio de relatos emocionantes, as suas histórias como educadora.

Os educadores não sabem tudo e são muito diferentes entre si, cada um tem sua história, formação prévia e experiências. No entanto, os diferentes podem e devem se complementar através de troca de informações sobre suas vivências, discussão sobre suas dificuldades, e relatos de atitudes que trouxeram ou não bons resultados em seu trabalho.

Questão 3:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (145.2 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com