TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educar para a vida ou para o trabalho. desenvolvimento Portfolio individual 2º

Por:   •  30/8/2017  •  Seminário  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 4

DESENVOLVIMENTO:

Educar para a vida ou para o trabalho?

Educar, mesmo quando os índices da educação estejam apresentando melhorias, há um grande distanciamento entre a visão do mundo atual e a construção de um mundo melhor. Percebe-se que a transmissão de algumas virtudes adquiriu significados diferentes. Nos dias de hoje, parece que o sucesso acadêmico está sendo medido apenas pelo sucesso financeiro, do que pela melhoria do cidadão. Para julgarmos de modo positivo ou negativo, precisamos conhecer o passado, viver o presente e buscar antever o futuro, para não sermos surpreendidos por ele. Quando a tradição é destruída, a educação fica impossibilitada de acontecer. Qualquer povo altamente organizado tem um sistema educativo, mais nenhum chega perto do ideal grego de formação humana. A Paidéia não é para os gregos um “aspecto exterior da vida” e por isto convém nos assegurarmos do seu autêntico sentido. Colocar conhecimentos como força a serviço da educação e formar verdadeiros homens é uma ideia que só podia amadurecer no espírito daquele povo. Os gregos viram que a educação é um processo de construção consciente.

Já, na idade moderna a divisão entre trabalho e lazer, conhecer e fazer, homem e natureza resultou na fragmentação dos conteúdos da educação. Esses dualismos demarcou as mentes individuais e o mundo e entre uma mente e outra, bem como na antítese entre os conteúdos (relacionados ao mundo) e o método ( relacionado à mente). Esse isolamento se refletiu criando um abismo entre a mente que conhece e o mundo conhecido. Partindo de sujeito e objeto criaram-se teorias que explica a interconectividade para resultar em conhecimento. Tais teorias afirmavam que não podemos conhecer o mundo como ele é, só a impressões, ou que não existe mundo além da mente individual. Este individualismo traduziu-se em subjetivismo filosófico. Os homens não lutavam para se libertar da conexão com a natureza e com os outros, mais sim por maior liberdade na natureza e na sociedade. Queriam formar suas crenças sobre o mundo sem mediadores, em vez de receber das tradições, pois diziam que grande parte do conhecimento era apenas opiniões.

Educar para a vida ou pra o trabalho. Para a vida é prepara o cidadão para saber fazer e tomar atitudes corretas, diante de coisas complexas. E aprender como se comporta no mercado de trabalho. Tudo que aprendemos na escola é direcionada para formação como cidadão, para desenvolver capacidades intelectuais.

Vemos em jornais e na internet muitas pessoas de grandes formação acadêmica, sendo presas, por desvio de dinheiro e muitos outros crimes, isso esta acontecendo devido as virtudes presentes na transmissão do saber tomaram finalidades praticas e substituídas por outra. Onde honra, coragem e dignidade cederam lugar para a excelência em atendimento Sendo que o outro, é o cliente o consumidor, um instrumento para se adquirir recursos, uma vez que o relacionamento passa a ser pelo recurso financeiro. A educação participa do crescimento da sociedade, pois a historia da educação esta pela transformação dos valores.

As teorias filosóficas consideram a mente individual, uma entidade, a consciência de cada um é um continente fechado em si, e a ação se dar em um mundo publico e comum.

A construção e transmissão do conhecimento se deram na Grécia, transmitiu por todos na Paideia, que é o sistema de educação e formação da cultura grega, o conteúdo da educação parece ser mesmo: moral e pratico, ao mesmo tempo. As expressões educação e formação se distinguem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com