TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ambiental

Por:   •  5/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 2


[pic 1]

AC-F3 – RELATÓRIO OU RESUMO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR

[pic 2]

Nome Completo:

RA:

E-Mail:

Data:

Curso: Pedagogia

Série: 3º C

Oficina de Educação Ambiental

A educação ambiental deveria ocupar uma matéria oficial nas escolas de educação infantil, por que acredito ser necessário ir colocando a importância do meio ambiente para as futuras gerações.

Tendo em vista essa ação destruidora do homem em virtude da ocupação desordenada do espaço geográfico, levando a perca de hábitat e consequentemente da biodiversidade no nosso planeta, são inúmeras as causas da degradação ambiental, mas principalmente reside, sem duvida, no uso indevido da natureza e dos recursos naturais, dentro de uma visão consumista e individualista de apropriação, de lucro e de acumulação cada vez maiores.

Em pleno século XXI, as questões ambientais se apresentam como um dos problemas urgentes a serem resolvidos, a fim de que a vida do homem na Terra seja preservada e que suas interferências, muitas vezes impensadas, sobre a natureza sejam revistas.

Além de ser uma situação global acaba tendo situações pontuais como a violência gerada em grandes metrópoles graças à importância demográfica dada a certas regiões. Acaba tendo um estouro de população, essa migração é resultado dos fatores de expulsão do campo e a busca por melhores condições nas cidades o que acaba culminando na concentração de pessoas em determinadas regiões, como muitas não conseguem atingir seus objetivos financeiros acabam partindo para a violência, algumas como uma forma de sobreviver e outras demonstrando seu desvio de caráter.

Estes centros metropolitanos também são os maiores responsáveis pela degradação da natureza, já que as indústrias estão fortes nestes centros, acabam tendo um impacto maior no meio ambiente a sua volta.

Esta crescendo movimentos com outra forma de globalização, como o movimento antiglobalização que reprova as imposições do atual mercado global usando as mídias para divulgar e dar maior visibilidade as suas ideias que são baseadas na solidariedade e no respeito às culturas, tendo sim um desenvolvimento econômico, mas levando em consideração a justiça e igualdade social.

No Brasil temos uma preocupação mais direcionada com as questões dos povos amazônicos e as florestas, esse enfoque faz com que outras questões que correm riscos tanto quanto a Amazônia fiquem sem que se tome nenhuma providencia para resgatar esse bioma também comprometido ou ate mesmo sem a consciência dessa necessidade.

Tendo em vista essa postura vejo a educação ambiental para os pequenos como uma forma de conscientizar desde criança sua responsabilidade futura, fazendo com que de fato haja uma mudança de comportamento, que futuramente, que seja um futuro não tão longe assim, consiga criar formas de desenvolvimento econômico sustentável.

Afinal educando é que se desenvolve a capacidade de avaliar melhor as situações e cria a consciência de que todos devem participar deste desenvolvimento equilibrado com a natureza pátria de todos nós sem distinção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com