TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação: Entre o ideal e o possível

Por:   •  29/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Paulista – UNIP

Instituto de Ciências Sociais e Comunicação – ICSC

Letras Licenciatura Língua Portuguesa e Língua Inglesa

EDUCAÇÃO:

Entre o ideal e o possível

São Paulo, Abril de 2009

1. Introdução

Com base no projeto de pesquisa realizado em uma instituição pública de ensino fundamental e médio na cidade de São Paulo/SP, procuramos destacar as relações sociais entre professores e alunos dentro da escola, enfatizando a realidade vivenciada por eles.

As relações sociais entre professores e alunos dentro da escola são fatores fundamentais para se entender a evolução no processo de aprendizagem. Esses relacionamentos envolvem uma gama de fatores extra-escolares que se refletem de forma direta na interação dos sujeitos envolvidos, caracterizando assim, a didática apresentada dentro da sala de aula. Neste sentido, o docente, em seu papel de educador nem sempre reconhece a complexidade que envolve o meio social do aluno e a conseqüência dessa problemática no ambiente escolar. Por outro lado, grande parte dos alunos demonstra desinteresse e rebeldia na escola o que vem a resultar quase sempre em pré-julgamentos e até mesmo pré-conceitos estabelecidos de antemão por ambos os lados.

Percebe-se claramente um distanciamento entre os sujeitos envolvidos de forma que acabam se tornando seres estranhos dentro de um ambiente do convívio diário, o que se converte em descaso pelo ato de lecionar e aprender.

2. Problema

3. Justificativa

O discurso comum propagado pela mídia e defendido por especialistas de todo o país, diz que a chave para o progresso do país reside na Educação. Sendo a sala de aula a essencial estrutura deste pilar, torna-se importante avaliar a competência dos professores, assim como as condições fornecidas para que seja desenvolvido um trabalho que permita aos alunos o desenvolvimento de suas capacidades e instrução de acordo com o desejado pelos parâmetros nacionais. Sendo o relacionamento social entre professor e aluno um dos principais contribuintes para a formação desta atmosfera, torna-se essencial um estudo que aponte falhas, assim como soluções, para que seja feita uma melhora progressista deste sistema.

4. Objetivos

4.1 Objetivos do Projeto

a) Fazer uma análise da realidade social entre professor e aluno no ambiente escolar, estabelecendo assim a relação de importância entre o docente e as condições de trabalho encontradas nas escolas públicas.

4.2 Objetivos Pessoais

5. Métodos

Esta pesquisa foi realizada a partir de observações feitas na E.E. Profº Luís Magalhães de Araújo na cidade de São Paulo/SP.

Durante o intervalo de tempo entre o início da aula e os intervalos entre estas, foi observado o comportamento daqueles que configuram o ambiente escolar. Desta forma foi possível perceber as ações de alunos e professores também fora do período de aula para que fosse possível fazer uma análise da postura individual de cada sujeito para que fosse comparada com o comportamento apresentado dentro de sala de aula.

Por meio de conversas estabelecidas com os professores, foram relatadas suas opiniões sobre os alunos e sobre a escola, assim como a formação política de cada um. Estas opiniões, elaboradas através de perspectivas diferentes, convergem até mesmo ponto comum que relata a situação precária da escola pública e suas tendências óbvias de piora.

Neste momento, acredito que podemos dividir os professores em três grupos: Os que vão até a escola cumprem sua carga horária de aulas e saem indiferentes quanto a tudo e a todos. Estes parecem sem a mínima preocupação com a situação atual da escola ou com a aprendizagem dos alunos. O desânimo é aparente.

Outro grupo seria dos professores que demonstram enxergar todos os problemas possíveis, reclamam e apontam falhas, além de criticarem demasiadamente os alunos culpando-os pelo baixo rendimento nos estudos. Chegam a dar a impressão que todos os problemas da escola se configuram na figura do aluno que não possui base familiar, são mal educados e sem vontade, segundo palavra dos próprios professores.

O último grupo, sendo este minoria, se configura de professores que têm consciência dos problemas que envolvem a escola pública, demonstram entender o meio social do aluno buscando uma relação mais próxima com o mundo deles.

Neste contexto do último grupo, tivemos o prazer de conhecer a professora Denízia, que dá aula para seis turmas do 1º e 2º ano do ensino médio, e que apesar de gostar muito do que faz, ela estava um pouco desanimada com o novo método

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com