TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação, Inclusão e Libras e Prática Docente e legislação Educacional: Contribuições da Educação Comparada.

Por:   •  18/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

Avaliação Intermodular – 7º Período

Módulos 19/20: Educação, Inclusão e Libras e Prática docente e legislação Educacional: Contribuições da Educação Comparada.

Nome: Carina Madureira Caldas Matias
Matrícula: 244349

        Analisando o caso do aluno Bruno, percebo que na apresentação da peça teatral como foi relatado, ele foi sim prejudicado pela falta de uma intérprete de libras para traduzir a ele.

A gestão pedagógica da escola deveria ter planejado melhor tal evento, para que todos os alunos, inclusive os especiais como Bruno tivessem direito de assistir a peça com excelência, já que é dever da mesma oferecer uma educação inclusiva, não apenas oferecendo a ele uma vaga e incluí-lo no contexto do mundo ouvinte.

Para solucionar tal exclusão, a escola se planejando devidamente poderia ter convidado um grupo de teatro com surdos/para surdos, o que seria uma atração diferenciada de todas as outras rotineiras, uma novidade que transmitiria conhecimento e inclusão, tanto para Bruno, quanto para todos os outros espectadores. Sendo que tais profissionais/atores capacitados contariam a história com excelência, através da expressão corporal e facial. O que abririam portas e janelas para um novo conhecimento.

Outra solução que poderia ser executada era a professora ou qualquer outro integrante da equipe pedagógica, colocar o aluno na primeira fileira de cadeiras, assim o menino através de sua visão tentaria compreender a peça de teatro, pelos gestos faciais e corporais dos atores. Já que mesmo Bruno sendo deficiente auditivo em um quadro intermediário, ele possa tentar compreender sem um intérprete de libras á sua frente.

Também a escola/rede de ensino avaliada, deveria se pensar na contratação de um profissional docente especializado na segunda língua mais falada do Brasil, que é a Libras. Ou até mesmo capacitar seus próprios professores da unidade escolar, oferecendo formação nesta área educacional, que transformaria tal educação em exercício da cidadania plena para todos.

Toda educação é um direito público e subjetivo de responsabilidade da autoridade competente, porém neste caso de Bruno fica claro que cabe também a família observar/cobrar a instituição de ensino para um atendimento adequado e inclusivo ao seu filho, ainda mais sabendo de tal fato que o impediu de compreender a peça de forma adequada e facilitada para sua necessidade.

Para os próximos eventos teatrais cabe a escola planejar/oferecer tal educação inclusiva a todos os alunos com excepcionalidades. Já que cobrar esta educação é ter ciência de todo processo pedagógico, isso é direito dos pais, como se diz na lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com