TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Libras Na Formação Do Docente Do Século XXI das autoras

Por:   •  11/12/2017  •  Resenha  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 4

Referência bibliográfica

Instituto Prominas.

A Importância Da Libras Na Formação Do Docente Do Século XXI das autoras

Monic Vasconcelos de Brito e Niraildes Machado Prado

Resenha sobre Língua brasileira de sinais- Libras

Por Francicleia Azevedo dos Santos .

O referente texto, faz referência a Língua Brasileira de Sinais, no qual o mesmo propõe um olhar diferenciado ao mundo dos surdos e as diversidades referente a peculiaridade de cada pessoa, visando o conceito de prevalência da cidadania de que todos tem direito independente da especificidade de cada um. O texto em sua primeira unidade faz relevância a importância do conceito de libras citando pesquisadores que foram guias ao contexto da línguas de sinais.

Na segunda unidade nos permite conhecer e compreender as referência do mundo dos surdo, surdos-mudos, compreendendo seu funcionamento e o procedimento de mudança ocorrida durante todo o processo de segregação e autonomia das pessoas com necessidades auditiva. A unidade revela o processo da audição identificando o conceito de som e fala, o primeiro resulta da movimentação das partículas do ar, qualquer evento capaz de ocasionar ondas de pressão no ar é estimado uma fonte sonora. Assim como a fala que é o resultado do movimento dos órgãos fonoarticulatórios. Nesse sentido várias peculiaridades pode ser causa dessa deficiência algo que afete diretamente essas regiões.

A obra em seu contexto histórico ressalta a fala de Frizanco (2009), que foram muitos os preconceitos para com os Surdos e essa história remonta à Antiguidade quando sua educação variava de acordo com a concepção que se tinha deles. Para os gregos e romanos, em linhas gerais, o Surdo não era considerado humano, pois a fala era resultado do pensamento. Logo, quem não pensava não era humano. Não tinham 12 direito a testamentos, à escolarização e a frequentar os mesmos lugares que os ouvintes. Até o século XII, os Surdos eram privados até mesmo de se casarem.

Assim podemos observar que desde a antiguidade a exclusão era muito grande, ao ponto dessas pessoas serem tratadas como indigente privada de qualquer direito ou contato com a sociedade. A igreja católica também teve um papel influênte na exclusão e discriminação dessas pessoas ditas como deficiente, pois a mesma tinha uma filosofia desfocada da ideia de que o ser humano deveria ser perfeito.

Foi por interesse da igreja que os surdos começam a ser vista como uma solução para possíveis problemas, que pudesse ameaçar seu poder, então já no fim da Idade Média, que começam a surgir trabalhos para integrar crianças surdas na sociedade.

Já a partir do século XVI no ano de 1620 vários escritores passaram a ter um olhar além as necessidades auditivas, referente a adaptação do alfabeto e até mesmo das línguas de sinais. Os séculos XVII e XVIII foi um período importante para a inserção e conquista de espaços a população surda, além disso, no século XVIII ocorreu o surgimento de diversas escolas para Surdos, juntamente com a evolução significativa da educação de surdo.

O texto em seu tópico 2.3 discorre sobre a educação dos surtos no Brasil o mesmo se iniciou durante o Segundo Império através do educador francês Hernest Huet, ex-aluno surdo do Instituto de Paris, que trouxe o alfabeto manual francês e a Língua Francesa de Sinais. Assim à Língua Brasileira de Sinais, teve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com