TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da educação infantil

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 3

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE NOVE ANOS

INTRODUÇÃO

O Ensino Fundamental com duração de nove anos foi introduzido no contexto educacional brasileiro em dois momentos. Inicialmente por meio da lei n° 11.114 de 16 de maio de 2005, que determina a diminuição de sete para seis anos a idade mínima da criança para seu ingresso no ensino fundamental, sendo dever dos responsáveis efetuar a matricula das crianças dessa idade.

 Posteriormente foi sancionada a lei n° 11.274 de 6 de fevereiro de 2006, determinando que o ensino fundamental no Brasil passasse a ter duração de nove anos. A proposta do ministério da educação (MEC) é assegurar que as crianças de 6 anos iniciem no 1° ano e termine o 9° ano com 14 anos. Esta medida proporciona umtempo maior da criança no ambiente escolar, pretendendo uma educação de qualidade e a diminuição dos índices de evasão escolar e repetência.

1. A ampliação do Ensino Fundamental de Nove anos

A ampliação para nove anos o ensino fundamental requer uma organização maior nos currículos, nas propostas, no material didático e nos recursos, uma vez que a faixa etária dessas crianças exige um olhar diferenciado, respeitando suas especificidades.

Considerando a proposta contida nos documentos do MEC e do Conselho Nacional de Educação (CNE), que enfatiza a melhoria da qualidade de vida, nos perguntamos se o professor está consciente de sua participação neste processo, uma vez que é ele que está a frente do sistema enfrentando dificuldades, algumas vezes tendo que propor uma solução sozinho. Diante disto percebemos que têm ocorrido distorções, desinformação e inseguranças, principalmente por parte das pessoas afetadas no processo: pais, professores, técnicos e gestores.

Este problema acaba tendo proporções maiores em se tratando do ensino público, onde de acordo com o Censo escolar mais de 70% dos estabelecimentos escolares são públicos. Na verdade alguns professores ainda não compreenderam de fato o que representa essa mudança, o que acaba provocando divergentes opiniões, econsequentemente ações

. Alguns consideram que seja apenas uma mudança de nomenclatura e que tudo permanecerá igual, outros discordam da mudança, alegando que o novo processo pulará uma etapa da criança trabalhada na Educação Infantil, assim como tem profissionais que aprovam a mudança como uma proposta de melhoria na quantidade de ensino. De fato a falta de uma melhor compreensão quanto a implantação do ensino fundamental de 9 anos por parte de alguns profissionais envolvidos geram uma prática educativa falha e sem fundamentos, ocasionando resultados contrários aos pré-estabelecidos pelo Ministério da Educação.

2-. Atores envolvidos no processo;O ensino fundamental ampliado para nove anos exige uma proposta pedagógica própria para ser desenvolvida em cada escola por meio de uma matriz curricular definida diante a todas as especificidade que o processo exige.A escola deve preparar o aluno para sua inserção no mundo adulto, no mundo do trabalho e no exercício da cidadania.

É muito importante que o corpo escolar esteja comprometido com a função social da escolarização, com planejamentos e diretrizes norteadoras para o atendimento da criança em seu aspecto físico, psicológico, intelectual e social, com garantia da qualidade de ensino.Contudo a família passa a ter umpapel ainda mais fundamental no processo, pois é considerado necessário haver a articulação escola-sociedade de uma maneira que os pais possam interferir de forma constritiva nas necessidades da escola para se chegar a qualidade de ensino, a formação do aluno e sua aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com