TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil (3° semestre)

Por:   •  11/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil (3° semestre)

Aula 01

  1. Disserte sobre a construção da concepção de Infância.

A concepção de infância dos dias atuais é bem diferente de alguns séculos atrás. A construção da concepção de infância teve um caminho longo, desafiador e com muitos obstáculos, mas a partir do século XIX que a infância passou a ser conhecida e construída como um período de vida importantíssimo em que o ser humano possui necessidades, onde o brincar é importante para o seu desenvolvimento.

Com base nos estudos de Sônia Kramer vimos como as diversas áreas do conhecimento contribuem  para a construção do conceito de infância.
A  criança passou a ser vista como sujeito de necessidades, objeto de expectativas e cuidados, Conhecer a infância passa a significar uma das possibilidades para que o ser humano continue sendo sujeito critico da história que faz.

Aula 02

  1. Destaque as principais ideias dos pensadores abaixo e busque exemplos de suas contribuições na prática escolar atual:
  • Froebel (1782–1852)
  1. Ideias pedagógicas:

Uma das ideias de Froebel foi que a educação devia basear-se na evolução natural das atividades da criança, o objetivo de ensino é sempre extrair mais do homem do que colocar mais e mais dentro dele, assim a criança não deve ser iniciada em nenhum novo assunto enquanto não estiver madura para ele. Froebel defendia que os currículos das escolas devem basear-se na atividades e interesse de cada fase da vida da criança

  1. Contribuições na prática pedagógica atual:

Froebel contribuiu e muito para a prática pedagógica com o jardim de infância que tinha  jogos, pinturas, palestras, historias, canto e várias outras atividades. Também com o material pedagógico desenvolvido por ele e principalmente pela contribuição através de seus estudos e aplicações na área pedagógica. Outra grande contribuição de Froebel para a pedagogia moderna foi de que o ser humano é essencialmente dinâmico e produtivo e não meramente receptivo, ou seja, toda criança tem capacidades inatas e não meramente depositar conceitos.

  • Montessori (1870-1952)
  1. Ideias pedagógicas:

Acreditava que a educação era uma conquista da criança, defendia uma concepção de educação que se estendia além dos limites do acumulo de informações procurando desenvolver um potencial criativo desde a infância. Sua pedagogia é uma ênfase caracterizada pela independência, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas das crianças.

  1. Contribuições na prática pedagógica atual:

Algumas das contribuições para a prática pedagógica atual que Montessori deixou são as novas técnicas introduzidas nos jardins de infância nas primeiras séries do ensino fundamental, seus jogos, seu método educacional que partia do concreto para o abstrato, a criação de materiais lúdicos para as crianças.

  • Célestin Freinet  (1896– 1966)
  1. Ideias pedagógicas:

Sua principal ideia era desenvolver uma escola popular que não dependesse de muitos recursos para funcionar. Tinha o trabalho como principio educativo e a cooperação como elemento interativo e formativo na pedagogia, acreditava que a liberdade é o que decidimos em conjunto.

  1. Contribuições na prática pedagógica atual:

As contribuições de Freinet estão presentes na prática pedagógica principalmente da educação infantil, no desenho livre, as aulas realizadas nos passeios, as rodas de conversa, o livro da vida, muito de seus métodos são usados pelos professores de atualidade, tornando a construção de conhecimento efetivo e participativo.

  • Jean Piaget (1896– 1980)
  1. Ideias pedagógicas:

Buscava uma metodologia inovadora que busca formar cidadãos criativos e críticos, em suas teorias o professor não deve apenas ensinar a criança, mais orientar os alunos no caminho da aprendizagem autônoma.   Sua ideia era criar indivíduos capazes de fazer coisas e não repetir o que as outras gerações fizeram.

  1. Contribuições na prática pedagógica atual:

A grande contribuição de Piajet foi de estudar o raciocínio lógico matemático que é fundamental para a prática pedagógica, contribuindo no desenvolvimento do aluno, e as escolas a planejarem as suas atividades de acordo com os estágios do desenvolvimento cognitivo da criança.

  • Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934)

  1.  Ideias pedagógicas:

A principal ideia de Vygotsky era a busca de formular um modelo amplo de compreensão dos processos humanos, onde o homem é um ser historio que se constrói através de suas relações com o mundo.  Sua pedagogia requer que o sujeito interaja e seja ativo com o meio através dos instrumentos de medicação.

  1. Contribuições na prática pedagógica atual:

Vygotsky contribuiu para a prática pedagogia, através de sua teoria a zona de desenvolvimento proximal, com suas concepções sobre a importância do brinquedo, do jogo no processo de aprendizagem, por meio de suas obras que lança luzes para a compreensão dos problemas relativos a educação especial e para a busca de uma intervenção inovadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (119.6 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com