TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação: Processo de construção social de cada cultura.

Por:   •  9/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 5

ATPS: História da Educação e da Pedagogia

Etapa 02- Educação: Processo de construção social de cada cultura.

A educação faz parte da história da humanidade, e ajudou a construir e modificar as civilizações com o passar dos anos. Em todas as etapas da história, até mesmo aquelas em que pouco sabemos, é possível ver como a educação esteve presente e como ela contribuiu para mudanças.

No livro de Maria Lúcia Arruda Aranha conseguimos visualiazar o surgimento e a evolução da educação, e assim também a evolução de cada civilização que surgiu. Cada vez que um determinado cidadão evoluia e tinha novas idéias, a sociedade inteira passava por mudanças, a cada novo pensador ou estudioso que surgia, nascia com ele um novo povo, um novo tempo.

O primeiro exemplo que temos é o começo da Idade da Pedra Pólida, no livro de Aranha podemos ver que, quando os homens aprenderam e dominaram as técnicas de agricultura e pastoreio suas vidas mudaram para melhor, deixaram de ser nômades e passaram a ter local fixo, onde sempre havia abrigo e comida. Sendo assim, temos um exemplo claro de como aprender e se aperfeiçoar em algo novo pode mudar a vida não só de um homem, mas de toda a sua tribo.

Conforme a necessidade ia surgindo, com ela vinham novos aprendizados, a cada novo dia era aprendido algo novo,que era ensinado aos outros homens, e assim foi surgindo a Educação, um ensinava o outro, mesmo que indiretamente, e novas técnicas eram passadas adiante.

A necessidade de controlar o rebanho e o que era produzido fez surgir a escrita e a contagem, que começou simples e foi sendo modificada ao longo dos milénios. Segundo Aranha, os Fenícios se destacaram nessa fase da história com a invenção da escrita fonética alfabética. Os outros povos, como os Egipcios e os Mesopotamios também tinham suas formas de escrita, mas as dos Fenícios foi a que se destacou mais, trazendo uma nova evolução para a humanidade. Com a invenção do alfabeto ficou muito mais fácil para os comerciantes registrar suas transações.

Todas essas mudanças então afetaram a forma como a educação era distribuída, nas tribos indigenas aprender era um direito de todos, já nas novas civilizações se tornou algo acessível apenas para algumas classes, segundo Aranha, foi aí que começou o Dualismo Escolar, onde os filhos dos nobres recebiam uma educação especial, e o povo comum não poderia ter acesso a escola, tendo que aprender o que conseguisse em casa.

Com a África e Ásia já desenvolvidas, a Europa começou sua evolução, o surgimento do Gregos e dos Romanos mudou o rumo da história da educação e do mundo. A Grécia, com suas cidades-estados deu origem a Pedagogia e a Filosofia, e podemos dizer que era dividida basicamente entre duas formas de educar: a Espartana e a Ateniese.

Sendo as cidades-estado responsáveis cada uma por si, sua educação também era bem particular. Analisando o livro de Aranha, vemos que Esparta e Atenas eram opostas em tudo, e na educação não seria diferente. Em Esparta o estado e a educação foram organizados por Licurgo, começavam seus estudos aos 7 anos, que era “normal” com o ensinamento de música, dança e canto, até os 12 anos, idade em que começa o treinamento militar. Eram testados ao extremo para que se tornassem bons guerreiros, capazes de defender a cidade e sair vitoriosos de suas batalhas, aprendiam a ser extremamente obedientes e ter uma índole impecável. O aspecto intelectual não era prioridade, já que o objetivo era formar soldados e não pensadores.

Já na educação Ateniense, Aranha cita Tucídides que diz que Atenas foi “a escola de toda a Grécia”. Atenas não tinha como objetivo ensinar apenas os cuidados físicos, mas também cuidar do intelecto, quando os comerciantes se tornaram muito importantes e o tipo de educação necessária mudou. Em Atenas a educação tambem começa aos 7 anos, mas como era um povo extremamente machista, as mulheres ficavam em casa para aprender os afazeres femininos, como cozinhar e cuidar da caa. Os meninos iam para os estudos acompanhados de um escravo, que era chamado de Pedagogo, que mais tarde deu origem a Pedagogia que conhecemos, ele praticava exercícios físicos, educação musical, educação artística em geral, e tinham também o aprendizado da leitura e da escrita que era ministrado pelo mestre das letras. Assim tinham uma formação completa, que abrangia o físico e o intelecto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com