TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação ambiental

Por:   •  22/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 3

Educação Ambiental

Unidade I

Porque é necessário a preocupação com o meio ambiente?

Como a humanidade chegou a tal conclusão?

Historia da relação Homem X ambiente

A crise ambiental

Tudo começou com a revolução industrial no séc. XVIII pois a população rural se deslocou para área urbana, isso alterou as formas sociais, econômicas e ambientais.

Efluentes industriais: poluentes soltos pelas industrias, gazes. Extração de bens da natureza, como agua e carvão.

Acidentes ambientais importantes: Poluição do ar + inversão térmica

Inversão térmica: Acontecimento natura, ocorre principalmente no inverno, os gazes ficam presos na superfície da terra, porem com a revolução industrial esses gazes passaram a ser tóxicos.

1930- Vale de Meuse, Belgica: Após a inversão térmica, levou o aumento de gazes na atm. Pelas industrias siderúrgicas, mais da metade da população adoeceram por doenças respiratórias (crianças e idoos)

1948- Pensilvânia, EUA: Mais da metade da ´população adoeceu eu houve mortes por doenças cardiorrespiratória causada por causa da IT+ poluição.

1952- Londres, Inglaterra: Inverno + neblina , após um período de IT aumento do uso de carvão para aquecimento, acumulo de enxofre causou morte de mais 4 mil mortes.

1984- Bhopal, India: 40 toneladas de gazes tóxicos de uma indústria de pesticida vazaram e 10 mil pessoas morreram em três dias, todos os sistemas de segurança falharam.

1976- Seveso , Italia: Explosão de um reator químico liberando dioxina, substancia que se acumula no corpo por gordura, ex ao leite maerno.

Após esses acontecimentos começaram a falar pela primeira vez de controle ambienta.

Acidentes químicos importantes: contaminação do solo e da agua

1953- Baia de Minamata, Japão: A base alimentar no Japão são peixes, uma indústria despejou durante anos mercúrio no mar, resultado todos os peixes foram contaminados ea população se alimentou deles

1892- Nova York, EUA: Construção de um canal para transportes Love Canal. Não deu certo e o lugar foi vendido para uma indústria, houve despejo de toneis químicos e forram aterrados. Foi construído uma escola e moradias em cima do aterro. Crianças apareceram com deformações, animais morreram e plantas não nasciam no local.

1940- Duque de Caixias, Rio de Janeiro: Fundação conhecida como Cidade dos Meninos, próximo havia uma fabrica de pesticidas contra a malária, um tempo dps a fabrica foi desativada e a substancia se espalhou pelo solo que ficou conhecida como pó de broca.

1950- Cubatão, SP: Inalação de industrias siderúrgicas, petroquímicas e fertilizantes, a cidade ficou conhecida pelos problemas ambientais e saúde da população.

Rachel Carson: descreveu para a população com palavras simples, como se preocupar com o meio ambiente e as toxinas liberadas nele.

Educação ambiental, conceito critico: conjunto de ações pedagógicas formais e não formais que podem conduzir a capacidade critica dos cidadãos, de uma forma geral, as escolhas ambientalmente responsáveis.

Chefe Seattle e Rachel Carson são considerados percursores no tema de relações as questões ambientais.

Historia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com