TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação de Surdos

Por:   •  16/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.549 Palavras (7 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 7

 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

            O livro Inclusão Construindo uma sociedade para todos, de Romeu Kazumi Sassaki, irá servir como referencial teórico para articular o trabalho de projeto de pesquisa por abordar novos paradigmas sobre a educação inclusiva e por apresentar a educação inclusiva no Brasil.        

Na verdade, o livro é uma constelação de conceitos, valores, percepções e práticas compartilhadas por uma comunidade científica que apresenta uma determinada concepção da realidade, estruturada a partir de um determinado tipo de pensamento.

     Não é possível falar como se tivéssemos eliminado determinadas práticas ou superado determinados modelos, em um caráter binário de políticas de exclusão e inclusão. Práticas, às vezes, muito distintas convivem em nossa sociedade.  O autor reuniu conhecimentos desde o primeiro contato com a inclusão até o fim da rejeição. Isto subsidiará um traçado histórico de nomenclaturas e de vivências.

      O livro, Educação de Surdos, de Ronice  M. Quadros servirá como um norteador ao trabalho de Projeto de Pesquisa por ser uma abordagem imprescindível para os profissionais que atuam na área de educação de surdos.

O livro apresenta um discurso pautado em bases lingüísticas, o que é considerado de extrema relevância para ser descrito no trabalho em questão, uma vez que o ser surdo possui privações lingüísticas. As investigações da autora no processo de aquisição de língua pelo indivíduo surdo permitirão uma melhor inclusão destes na rede de ensino regular.

      Vale destacar que a autora ressalta a importância da formação e preparação dos profissionais e a participação da família para uma  inclusão mais eficiente e consolidada em sua estrutura educacional.

      O livro, Integração Social &  Educação de Surdos, de Lucinda F. Brito faz uma retrospectiva dos Estudos das Línguas de Sinais no Brasil que servirá de suporte para a apresentação do trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolas especializadas e regulares na educação de surdos.

      A autora propõe uma abordagem das filosofias educacionais para surdos, fazendo um percurso desde a ideologia até sua integração social, enfatizando suas necessidades psico-sociais e cognitivas, evidenciando seus direitos lingüísticos, traçando um paralelo entre a língua de sinais e a aplicação da fala na escrita pelo surdo.

      Vale dizer, também, que ressalta o respeito e o reconhecimento a diferença entre surdo e ouvinte, encarando a realidade relativa ao surdo, isto é, reconhece suas limitações, no que diz respeito ao seu desempenho na aquisição de uma língua oral, cujo canal de comunicação é o oral-auditivo, e também reconhece sua habilidade lingüística para o uso e desenvolvimento da língua gestual-visual. 

      O livro Problemas Lingüísticos e Cognitivos Surdo, de Eulália Fernandes traz um estudo sobre a deficiência auditiva, por meio do qual temos a confirmação de certos aspectos do desempenho lingüístico e cognitivo do surdo, descrevendo seu perfil e o da deficiência, constatando a influência da linguagem para o seu desenvolvimento. Isto servirá como eixo catalisador para ajudar a delinear o perfil do ser surdo e seus comprometimentos para a efetivação de sua inclusão no ensino regular.

      A autora apresenta, ainda, considerações sobre a interferência da surdez na aquisição de linguagem, fundamentando as duas vertentes educacionais que determinam o método de aquisição de uso dos profissionais para ministrar aulas aos surdos. 

      O livro, A Surdez: um olhar sobre as diferenças, organizado por Carlos Skliar, reúne uma coletânea de artigos que contêm como temática um subproduto da educação especial que se trata de novo espaço acadêmico que são chamados de Estudos Surdos em Educação.

      Os Estudos Surdos fazem parte de um programa de pesquisa em educação, em que as identidades, as línguas e os projetos educacionais com surdos são focalizados e entendidos a partir da diferença.

      Sendo assim,  o referido livro irá contribuir para uma abordagem mais significativa no que tange ao âmbito educacional, e da própria inclusão do surdo no ensino regular, enfatizando múltiplos olhares para esta questão. Isto por ainda se encontrar numa encruzilhada a educação do surdo. 

      O livro A nova LDB e a Educação Especial irá auxiliar para um embasamento da Lei de forma comentada, oportunizando um intercâmbio para os professores do ensino regular que por hora desconhecem totalmente a educação especial.

      Várias questões legais são levantadas e debatidas no contexto educacional. Porém, este livro reduz a distância entre escola e profissionais especialista e/ou não.

      O eixo de estudo do livro permite um olhar diferenciado para a educação especial facilitando a compreensão e promovendo o desenvolvimento dos indivíduos envolvidos no contexto.

O livro A Audição e o Futuro da Criança surda irá reforçar a idéia de que não se deve focar na surdez (deficiência) e,  sim, na audição preservada. Por mais surdo que o individuo seja, terá sempre um resíduo que foi preservado que deverá ser estimulado.

      Este, felizmente, mostrará que a limitação auditiva não impede sua capacidade de aprendizado. Por meio desta obra iremos dar maior segurança ao professor do ensino regular que se mantém ansioso ao se deparar com um surdo em sua sala de aula. Estaremos evidenciando que a inclusão é possível e não algo utópico.

      O livro focaliza a surdez desde: O que é?  Suas causas até a educação do surdo para vida acadêmica e sócio-cultural. A amplitude do teor contido abrirá um leque de indagações que permitirão uma investigação mais detalhada do estudo que é proposto.

      De acordo com o tema preparar e orientar alunos e profissionais para uma inclusão efetiva e satisfatória dos surdos é fundamental. Logo, este será de grande valia para enriquecer nosso trabalho de conclusão de curso. 

      O livro, Pedagogia da Autonomia, irá contribuir com citações pertinentes para o tema do trabalho de conclusão de curso por se tratar de práticas educativas.

      De nada adianta o discurso sem uma prática “correta”, por isso, cremos que o pensamento de Freire nos leva a reflexões que vão sendo desveladas no dia-a-dia e permitirá mudanças de postura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (109.4 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com