TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e Meio Ambiente

Por:   •  26/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 4

Gabarito

A LETRA correspondente à resposta correta deve ser inserida neste gabarito.

Atividade 1 Atividade 2 Atividade 3 Atividade 4

A D C B

Atividade 1

A atuação da água no ecossistema depende da forma como as gotas de chuva serão conduzidas até a superfície. Regiões com ausência de vegetação possuem grande escoamento superficial, que reduz o tempo de concentração da água na região, limitando seu aproveitamento pelo ecossistema. Locais com floresta estruturada retêm a água por mais tempo, resultando em maiores possibilidades de uso da água pelas diversas formas de vida (GRIGORESCU; GEACU, 2017).

Fonte: VENANCIO, Diego Luis; OLIVEIRA, Paulo Costa de Filho. A Floresta e o Ciclo Hidrológico: Os Modelos para Estimativa de Interceptação Florestal da Precipitação. 06 jun. 2017. Núcleo do conhecimento. https://www.nucleodoconhecimento.com.br/meio-ambiente/a-floresta-e-o-ciclo-hidrologico. Acesso em 09/02/2018 (Adaptado)

I. Regiões com pouca floresta retêm a água por mais tempo, resultando em maiores possibilidades de uso da água pelas diversas formas de vida.

II. Regiões com ausência de vegetação possuem grande escoamento superficial, que reduz o tempo de concentração da água na região, limitando seu aproveitamento pelo ecossistema.

III. Regiões com floresta estruturada retêm a água por mais tempo, porém, impossibilitam o aproveitamento dessa água pelas diversas formas de vida.

IV. A atuação da água no ecossistema depende da forma como as gotas de chuva serão conduzidas até a superfície. Quanto mais florestas, maiores são as possibilidades de aproveitamento dessa água.

Após ler o texto com atenção, responda qual dessas afirmativas é a CORRETA.

A. Somente II e IV.

B. Somente I, III e IV.

C. Somente I e III.

D. Somente I, II e III.

Atividade 2

O lixo plástico representa perigo para os habitantes dos mares, pássaros e animais no topo da cadeia alimentar. Muitos consomem os resíduos ou ficam presos neles, resultando em doenças e morte.

Além disso, o microplástico precisa de milênios para se decompor. Isso significa que o lixo plástico jogado pelas ruas ou desembocado em rios, lagos e oceanos ainda permanecerá nocivo por muito tempo.

Fonte: UE planeja medidas abrangentes contra lixo plástico.

https://www.terra.com.br/noticias/climatempo/ue-planeja-medidas-abrangentes-contra-lixo-plastico,ea1d1a8d4b82fea7a132a0b545c8b115ynt9muiq.html. Acesso em 30 maio 2018 (adaptado)

Indique as alternativas CORRETAS. O texto acima afirma que:

A. O lixo plástico é perigoso porque leva milênios para se decompor e prejudica a saúde dos animais

B. O lixo plástico descartado de forma incorreta está prejudicando habitantes dos mares, pássaros e animais no topo da cadeia alimentar.

C. Ao consumirem os resíduos plásticos ou ficarem presos neles, os animais adoecem ou morrem.

D. O lixo plástico jogado pelas ruas, rios, lagos e oceanos permanecerá nocivo por muito tempo.

Estão corretas:

a) A, B, C

b) A, C, D

c) B, C, D

d) Todas

e) Nenhuma

Atividade 3

A Amazônia, além de ser um ecossistema riquíssimo, é responsável por regular o clima na América do Sul. As nuvens carregadas são levadas por 3.000 quilômetros, o que contribui para chuvas no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil e em áreas da Argentina, da Bolívia e do Paraguai. O desmatamento diminui a intensidade desse processo, o que constitui um atalho para secas cada vez mais intensas.

Fonte: Raquel Beer. Um passo para trás. Revista Veja. 19 nov. 2011. p. 109 (adaptado).

Assinale a alternativa INCORRETA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com