TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e Realidade Brasileira

Por:   •  23/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

1. Apresente o que o grupo compreendeu sobre historia da formação docente no Brasil.

Historicamente falando a expansão das redes de ensino é recente. Com o crescimento da população brasileira se fazia necessário o investimento das redes publicas de ensino e com isso a demanda por professores aumenta consideravelmente. Pelo crescimento rápido e a falta de estrutura para a formação de novos professores, foram adotadas medidas paliativas, como cursos rápidos, complementação, exames de adaptação, “3+1”. Atualmente a formação de professores ainda sofre, primeiramente pelas medidas adotadas, que criaram um representação de que a formação pode ser um processo rápido e fácil. E em segundo, por todos os acontecimentos que “rebaixam” as licenciaturas, e isso faz com que a procura pela carreira docente diminua significativamente.

Além disso temos o fato que a formação dos professores se dá, também, como um                                                        trabalho docente por parte dos formadores. Portanto, se as políticas educativas não priorizarem condições adequadas para a realização do trabalho docente, os cursos de formação dos professores se desenvolverão insatisfatoriamente, o que resultará numa formação igualmente insatisfatória.

2. Que marcas desta história o grupo percebe na atual formação e atuação dos professores?

As mais diversas etapas da história de formação de professores no Brasil refletem ainda em nossa atual situação. O elitismo da profissão arraigado no passado, por exemplo, é um aspecto que foi posto de lado, mas o sexismo ligado a ele ainda prevalece, onde uma grande parte dos integrantes a licenciaturas ainda são mulheres. Outro ponto, trata-se da

delegação anterior de uma habilitação de 2° grau para o ensino as turmas do primário, o que para nós poderia ter refletido na visão moderna de que professores das primeiras séries possuem uma menor qualificação em vista dos colegas que lecionam ao ensino médio ou universidades. Graças a “popularização” da educação, posteriores investimentos em estrutura física não foram acompanhados por investimentos em pessoal, o que forçou a criação de diversos programas e cursos rápidos, gerando a admissão de profissionais inaptos por tal necessidade de “agilizar” essa formação, contribuindo para a desvalorização da profissão.

3. Que reflexões o grupo fez a partir do video “ A formação de professores na contemporaneidade?” Cite pelo menos três.

As reflexões realizada pelo grupo sobre a formação dos docentes na atualidade são que nos cursos de licenciatura as disciplinas pedagógicas destinadas aos docentes são poucas, e em consequência, os mesmo ao saírem da universidade e exercerem a profissão de professor, não conseguem repassar o conhecimento de forma didática e que os alunos entendam. Outra importante reflexão é o modo de como as poucas disciplinas voltadas para a área da educação nas universidades e faculdades são ministradas, não são atualizadas e não ensinam como os estudantes de licenciatura devem atuar em sua profissão, de tal modo que a mentalidade acompanhe os novos avanços tecnológicos e sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com