TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e Tecnologia

Por:   •  5/8/2015  •  Resenha  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 4

A TECNOLOGIA:

Um modo de transformar o mundo carregado de ambivalência

  1. A INEVITÁVEL TRANSFORMAÇÃO DO MEIO: DA TECHNICA NATURALIS A TECHNICA INTENTIONALIS

        Alguns professores acreditam que as tecnologias desumanizam o ensino. Que apenas  as maquinas recentes são tecnologias sem perceber que todas a s ferramentas utilizadas por eles em sala de aula são tecnologias e que elas (tecnologias) estão mais presentes em nossa rotina do que imaginamos e que as tecnologias, sejam elas organizadoras, simbólicas ou instrumentais transformam o mundo.

        Uma das maneiras dos seres vivos preservar sua existência em determinados ecossistemas é a adaptação ao meio e a adaptação do meio.

        Quaisquer umas dessas ações transformam o ecossistema e provocam muitas readaptações. O modo técnico também pode ser implantado na natura e passa a ser nomeado de “teoria da natureza” que se opõe a mecânica da natureza e possui um caráter técnico.

A adaptação ao meio a criação de mundos artificiais são criadoras de muitas controvérsias e oferecem perigos não apenas para o ambiente e para os seus criadores.

        O ser humano possui a capacidade de se adaptar a um meio, inicialmente agressivo, e fazer com que esse meio favoreça as suas necessidades, é uma qualidade, mas também é considerada um defeito, pois suas escolhas geram consequências para o individuo desse meio. O ser humano também é capaz de acumular conhecimento elaborado por outros e se beneficiar sobre suas diversas dimensões.

  1. AS MÚLTIPLAS FACES DA TECNOLOGIA: ALEM DAS MÁQUINAS

         Na Grécia, a técnica (techne) era classificada como uma aplicação de uma serie de regras por meio das quais se chega a conseguir algo. Para Heródoto, “é um saber fazer de forma eficaz”, Platão li da o sentido de realização material e conceito de algo.

        Na Idade Media passou a ser utilizado o termo ars. Já na Idade Moderna, Francis Bacon, descreveu uma cidade utópica que não evoluía por falta de avanços técnicos. Para Skolimowsky “ a ciência em a ver com o que é, a tecnologia com o que há de ser”.

Para a sociedade é quase impossível se desvincular da tecnologia e nossa única alternativa é a adaptar-se a ela  e as transformações na natureza 3 no próprio ser humano que resultam das interações do homem com as tecnologias.

Resenblueth, classifica as tecnologias contemporâneas em quatro categorias: matérias, sociais, conceituais e teorias de sistemas.

 A tecnologia é um instrumento considerado neutro, já que dependo do uso homem fará dela, mas independente de seu uso, a sociedade se transforma e cria aos poucos ambiente humano novo.

A teoria instrumental, a tecnologia é subordinada a política e a cultura, são ferramentas criadas para servir aos objetivos dos que a usam.

A Teoria substantiva, dá a entender que a tecnologia possui uma força cultural e tem  a sociedade como objeto de controle.

Teoria critica procedimento com dois valores em desenvolvimento entre duas possibilidades.

São três os paradoxos da tecnologia no cotidiano

Primeiro: Não somos capazes de provar até que ponto podemos dar critério a informação

Segundo: Nossa capacidade de destacar o sentido do conhecimento e das descobertas sobre as  consequências para investigar os problemas sociais

Terceiro: desenvolver um julgamento elaborado e crítico sobre determinados assuntos e não poder agir e acabar levado para o desinteresse.

  1. EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO TECNOLOGIA SOCIAL

        Diferentes tecnologias foram desenvolvidas em vários países ao redor do mundo com o objetivo de suprir as necessidades da população relacionadas a educação.

As tecnologias sendo elas instrumentais, simbólicas ou organizadoras são amplamente utilizadas em sistemas de educacionais e são algumas das outras tantas respostas  aos problemas de fornecer ensino a uma sociedade.

De acordo com o pensamento de Rosenblueth, a educação  pode ser concebida como uma tecnologia social e um educador como um tecnólogo da educação. Desse modo, os professores que preferem ignorar as tecnologias que não estão habituados estão impossibilitando seus alunos o desenvolvimento de um julgamento crítico sobre as novas tecnologias de seu tempo.

Em diversos países, estão sendo feitas propostas de implantar as novas tecnologias ao ensino, e apesar das tentativas há dois problemas que permanecem (1) necessidade de responder as exigências dos novos sistemas de produção e a mudança tecnologia  e (2) a necessidade de planejar um currículo que garanta a formação básica de qualidade para todos os cidadãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com