TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e meio ambiente

Por:   •  20/9/2018  •  Resenha  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 5

Gabarito

As respostas das atividades devem ser inseridas neste gabarito.

Atividade 1

Atividade 2

Atividade 3

Atividade 4

Todas são corretas

Todas

Todas são verdadeiras

B D F

Antes de começar a responder, leiam com atenção o aviso a seguir:

Vocês terão quatro atividades, cada uma valendo 2,5 pontos. Respondam às questões com bastante atenção, pois não haverá chance de refazê-las.

O prazo para a entrega das atividades vai até a véspera da prova, 21 de setembro. Depois disso, o portfólio fecha e não abre mais.

Lembrem-se: quanto antes responderem às atividades,  mais cedo receberão a devolutiva com a  nota. Portanto, mesmo que o prazo seja estendido, não deixem para a última hora.

Bom trabalho a todos!

Atividade 1

Os santuários dos oceanos (também conhecidos como reservas marinhas) são áreas protegidas do impacto humano direto - atividades como pesca, perfuração de petróleo, mineração em alto mar e outras indústrias extrativistas. Muitos animais marinhos sofrem os impactos das mudanças climáticas, da poluição e da sobrepesca. Os santuários dos oceanos fornecem refúgio e alívio para a vida selvagem e os ecossistemas se recuperarem, mas não se trata apenas de proteger majestosas colônias de pântanos e cachoeiras azuis. Os benefícios são globais. As populações de peixes recuperadas se espalham por todo o mundo. Apenas agora os cientistas começam a entender completamente o papel que os oceanos saudáveis desempenham no consumo de dióxido de carbono e nos ajudam a evitar os piores efeitos do aquecimento global. Os santuários incentivam a biodiversidade vital, fornecem segurança alimentar para bilhões de pessoas que dependem de nossos oceanos e são essenciais para combater as mudanças climáticas. Nosso destino e o destino de nossos oceanos estão intimamente ligados.

Fonte: Greenpeace. http://greenpeace- antartida.com/?v=af&aspid=c24b0e09ad7767571e06d7f4c0735f82&id_aspid_aff=112376. Acesso em 19 fev. 2018 (adaptado)

O texto apresentado faz parte de uma publicação do Greenpeace, uma ONG criada em defesa do meio ambiente. E de acordo com esse texto, o que são e para que servem os chamados santuários dos oceanos?

  1. Proteger a fauna marinha do impacto humano como pesca, perfuração de petróleo, mineração em alto mar e outras indústrias extrativistas.
  2. Dar abrigo e refúgio para a vida selvagem e os ecossistemas.
  3. Resguardar colônias de pântanos e cachoeiras.
  4. Resguardar as populações de peixes, que quando recuperadas, se espalham pelo mundo.
  5. Incentivar a biodiversidade vital e fornecer segurança alimentar para bilhões de pessoas que dependem dos nossos oceanos.
  6. Proteger os oceanos, que são essenciais para combater as mudanças climáticas, além de fornecer alimento para bilhões de pessoas.

Marque a alternativa correta.

A, C, D são corretas e B, E, F são incorretas.

B, E, F são corretas e A, C, D são incorretas.

C, D, E são corretas e D, E, F são incorretas.

Todas são corretas.

Todas são incorretas.

Atividade 2

A disponibilidade hídrica de uma região está relacionada ao processo de interceptação da água da chuva pelas copas das árvores. Esse processo, conhecido como interceptação florestal da precipitação, é de grande importância para o equilíbrio das bacias hidrográficas, pois distribui e condiciona a água, favorecendo o processo de infiltração e recarga de aquíferos rasos, reduzindo o escoamento superficial.

Fonte: VENANCIO, Diego Luis; OLIVEIRA, Paulo Costa de Filho. A Floresta e o Ciclo Hidrológico: Os Modelos para Estimativa de Interceptação Florestal da Precipitação. 06 jun. 2017.  Núcleo do conhecimento. https://www.nucleodoconhecimento.com.br/meio-ambiente/a-floresta-e-o-ciclo-hidrologico. Acesso em 09/02/2018 (Adaptado)

Responda de acordo com o que diz o texto:

Por que o processo de interceptação da água da chuva pelas copas das árvores é importante?

  1. Contribui para o equilíbrio das bacias hidrográficas.
  2. Distribui e condiciona a água.
  3. Favorece a infiltração.
  4. Recarrega os aquíferos rasos.
  5. Reduz o escoamento superficial.

Estão corretas:

I, III, V

II, III, IV

I, II, V

Todas

Nenhuma

Atividade 3

A principal função da educação ambiental é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local e global. Para isso é necessário que a escola, além de trabalhar as informações e conceitos, trabalhar com atitudes, formação de valores, com o ensino e aprendizagem de procedimentos. Os conhecimentos adquiridos através da educação ambiental podem ser levados para qualquer ambiente em que o educando esteja inserido, como multiplicadores da ação ecológica, inclusive em seus lares e seus ambientes de ensino / aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (102.1 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com