TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação em ambientes não escolares

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.621 Palavras (7 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO

EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares”, sob orientação da professora-tutora à distância Elcania Gruber

           

CIDADE – JACAREI

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO

EM AMBIENTES NÃO ESCOLAR

NOME DO ALUNO: ALEXSANDRA APARECIDA DE SOUZA OLIVEIRA E

RA: 1299927309

NOME DO ALUNO MIRIAN DIAS GARCIA E RA: 4351849425

   

                                                       

                                                           CIDADE – JACAREI

2015


DESAFIO

A Educação não-formal é entendida como a educação que se aprende no compartilhamento de conhecimentos ao longo da vida do aluno, em espaços e ações coletivas estabelecidas no cotidiano. Essa educação difere da Educação formal, aprendida institucionalmente na escola, e da Educação informal, em que o aluno aprende com as outras instâncias: família, bairro, amigos. O presente desafio torna-se relevante para a formação de profissionais críticos que entendam não somente as situações problematizadas em aula, mas que atuem com consciência na sociedade, ao cotejarem as diversas teorias e práticas presentes no universo acadêmico e ao proporem e produzirem situações de aprendizado reflexivo em relação às vivências.

Objetivo do Desafio Produção de um relatório sobre a temática da Educação não-formal e da Educação Profissional.

Introdução

       A educação não formal é aquela que se aprende no compartilhamento de conhecimentos ao longo da vida, em ações coletivas e espaços não escolares estabelecido no cotidiano ela considera o emocional o cognitivo, a aprendizagem de habilidades corporais, técnicas e manuais.

      Já a educação formal ela aprendida em espaços escolares possui a intenção de ensinar, com o professor no comando, e tem em seu contextos as leis e diretrizes como conteúdo já determinados.

      O presente desafio torna-se relevante para a formação de profissionais críticos que não apenas entendem as dificuldades em sala de aula, mas também problemas do seu cotidiano, buscando produzir situações de aprendizado reflexivo em relações as suas vivencias.

      A educação visa a formação integral dos indivíduos, assim como a educação não formal complementa, não podendo substituir a educação formal.


Etapa 1 –

O que é educação não formal?

A educação não formal envolve espaços escolares conteúdos predeterminados, diretrizes, leis, professor e aluno, ela tem que ser intencionalmente para a formação da cidadania autonomia e humanização do individuo, através de um mediador e educador social.

É importante destacar que o formal e o não formal podem variar a educação não formal ela costuma ser mais flexível, hábil, versátil e dinâmica, ela nasce como uma contribuição ao entendimento daqueles que se encontram excluídos de qualquer proteção necessária para seu desenvolvimento, seu objetivo é contribuir para a formação integral do individuo.

A educação não formal surgiu a partir de movimentos populares, associações, organizações que visam a mudança social, contendo seu caráter transformador formando cidadãos conscientes de seu valor e sua importância. Obteve um grande avanço a partir dos anos 90, através de modificações econômicas e tecnológicas, na valorização da aprendizagem em grupo no advento da globalização e na valorização do conhecimento cultural.

Segundo MARIA DA GLORIA GOHN E GOMES, “A maior importância da educação não formal esta na possibilidade de criação de conhecimentos novos. O agir comunicativo dos indivíduos, voltado ao entendimento dos fatos e fenômenos sociais do cotidiano, baseia-se em convicções pratico morais, elaboradas a partir das experiências anteriores, segundo as tradições culturais e as condições históricas- sociais de um certo tempo e lugar. O conjunto desses elementos fornece o amalgama para a geração de soluções novas, construídas face dos problemas que o dia- a- dia coloca nas ações dos homens e mulheres.” (GOHN, 1997, p aprid GOMES, 2013, p.21)

A educação tem um papel fundamental em seu campo de atuação para a cidadania, justiça social, direitos humanos, sociais, políticos e culturais, na liberdade, igualdade, democracia e para as mais diferentes manifestações culturais.

Etapa-2

O que é associativismo e qual sua relação com os projetos sociais?

 

O associativismo é uma pratica contemporânea que pode melhorar em muito a vida do micro e pequeno empresário, ele é um meio de organizar os interesses de diferentes grupos econômico autossustentável, sua base é ligada a consciência individual e direto ela também pode ser definido como a união de um grupo de pessoas, empresas, comerciantes, ongs, organizações etc...., tornando-se um movimento social. Sua relação com projetos sociais e de que ambas trabalha com grupos coletivos, através de objetivos a serem alcançados, considerando os elementos e fonte de inovações e mudanças sociais, sem fins lucrativos ou sem personalidade jurídica de uma gestão democrática e com pratica social de uma criação e gestão de associações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (563.2 Kb)   docx (387.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com