TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação escolar

Seminário: Educação escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Seminário  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

É impossivel construir um sociedade mais justa se não houver uma educação pública de qualidade, pois essa é uma poderosaa ferramenta para a mudança social; em primeiro lugar por que a educação é o elemento fundamental para o desenvolvimento pessoal e para a realização daquilo que queremos ser.

O Brasile´um país pluriétnico e multilíngue, em que além do português e das línguas por povos de lugares diferentesque colonizaram esta parte do continente, ainda tem registrada 170 línguas nativas. Sendo assim , o nosso idioma, a nossa escrita foi formada apartir de uma mistura de outros idiomae e outras formas de escrever. Portanto a língua é uma construção histórica, é algo que faz parte de um povo e diz muito a seu respeito.

A educação escolar teve que seguir um longo caminho e tendo que rejeitar outras formas de convívio social e transmissão de conhecimentoque não espelhavam a reprodução cultural institucionalizada no ambientes escolares. A forma histórica como o processo da educação foi se configurando, apontando não para a existência de culturas separadas da escola e da cidade, mas para a configuração de um sistema territorial de formação no qual a própria convivência na sociedade se apresenta como espaço educativo com características próprias. Devido ao fato de que algumas escolas não reconhecem a existência de outros processos culturais educadores, ela fecha-se em si mesma. Aquilo que é comunitário não é somente extra-escolar, considerado como o espaço dos saberes do senso comum; ele é também o território social e simbólico.

A aprendizagem humana se torna singular, não pela assimilação direta da ralidade, mas o contato e a troca com outras conciências e sensibilidades. Com o passar dos anos nossa cultura foi mudando e junto com ela a nossa forma de escrever, pois foram entrando palavras vindas de outros países e isso nos dá a certeza de que a escrita é formada apartir da coletividade e por esse fato ela está sempre mudando.

Não podemos considerar a escrita como um simples instrumento de aprendizagem escolar, mas como produto cultural. Vendo desse ponto de vista, possibilitamos a exploração, no contexto da sala de aula, de diferentes portadores de textos, explicitando os variados usos e funções que lhes são próprios de um sociedade letrada. Até agora, a escrita tem ocupado um lugar muito estreito na prática escolar, em relação ao papel fundamental que ela tem desempenhado no desenvolvimento cultural da criança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com