TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação infantil

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.752 Palavras (8 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE DE AGUDOS – FAAG

CARLA CRECIONI NELLI

DAIANE ANDRADE DE OLIVEIRA

DANILA RODRIGUES MOREIRA

JHENIFFER MAYARA MERNICHI

VIVIANE ANTONIO MOREIRA

INFÂNCIA, PRÉ-ESCOLA E CRECHE: O desenvolvimento da criança no contexto escolar.

Agudos SP

2012

CARLA CRECIONI NELLI

DAIANE ANDRADE DE OLIVEIRA

DANILA RODRIGUES MOREIRA

JHENIFFER MAYARA MERNICHI

VIVIANE ANTONIO MOREIRA

INFÂNCIA, PRÉ-ESCOLA E CRECHE: O desenvolvimento da criança no contexto escolar.

Trabalho apresentado à disciplina Metodologia e Praticas do desenvolvimento da Educação Infantil pela Faculdade de Agudos

Professora: Kelly Cristina Sacomman

Agudos SP

2012

[pic 1]

AGRADECIMENTOS

        

(Trata-se de uma frase, normalmente relacionada ao tema apresentado no trabalho, cuja referência deve constar na lista de Referências)

[pic 2]

RESUMO

(Título em Times ou Arial, centralizado, negrito, maiúsculo, tamanho 12)

O resumo deve ser um parágrafo único com espaçamento simples e letra Times ou Arial tamanho 12. Deve descrever de forma clara e sintética a natureza do trabalho e seu objetivo. O resumo deve ser composto de 150 a 500 palavras. Exemplo abaixo:

Atualmente, sabemos o quanto é importante o brincar no cotidiano da criança, principalmente no decorrer da Educação Infantil, pois seu desenvolvimento passa por fases em que a aprendizagem é mais significativa. Percebemos que as crianças estão se envolvendo com o mundo das obrigações impostas pelos adultos cada vez mais cedo, sejam elas escolares ou sociais, deixando, dessa maneira, o brincar em segundo plano. A Brinquedoteca FAAG é um espaço que visa estimular o desenvolvimento psicológico, físico e social de crianças através do brincar. A Faculdade de Agudos – FAAG - propôs um projeto de implantação de brinquedoteca em suas instalações para atender crianças entre 3 e 5 anos, majoritariamente aquelas em situação de risco, degradação física ou moral pertencentes às escolas de educação infantil, principalmente as públicas desprovidas de espaços lúdicos adequados que fomentem seu desenvolvimento integral.  Através do estudo de caso é que se fundamenta este trabalho. Este projeto desenvolvido na FAAG alicerça-se em alguns objetivos básicos tais como: construção de uma brinquedoteca na faculdade; efetivação do atendimento a crianças da Rede Pública de Educação Infantil do Município de Agudos, crianças entre 3 e 5 anos, majoritariamente aquelas em situação de risco, degradação física ou moral, público alvo do projeto; criação de oportunidades para que professores e alunos do curso de Pedagogia produzam conhecimento sobre o papel e importância do brincar na Educação Infantil, através de um grupo de pesquisa sobre o tema. Como resultado final observa-se que a brinquedoteca promove o resgate do ser humano como ser uno e singular, auxilia as crianças a adquirirem uma educação global para que consigam alterar a situação de risco social em que vivem e também fornece oportunidades de brincar e compartilhar momentos de alegria.

Palavras-chave: Educação infantil. Brinquedoteca. Brincar. Socialização.

SUMÁRIO

[pic 3]

1 INTRODUÇÃO

(Este texto deverá ser de até 1 página; seguir a sequência das orientações que constam nos slides Relatório de Estágio aula 17/08/2010)

A história da tensão entre assistência e educação marcou grande parte da trajetória da educação infantil no Brasil, principalmente das creches, e constitui uma das origens da separação entre cuidado e educação observada atualmente em creches e pré-escolas. Segundo definição da LDB (1996), as creches acolhem crianças de até 3 anos de idade, enquanto as pré-escolas são destinadas às de 4 a 6 anos. As mudanças nas políticas a elas relativas, como se verá, tornam ainda mais relevante o tema do cuidado e da formação das educadoras para o desempenho dessa função.

Apresentar o contexto histórico da Pré-escola e creche, seus processos e a legislação referente.

Objetivos específicos

  • Abordar o processo histórico da infância, pré-escola e creche até a atualidade;
  • Compreender a importância do contexto escolar na aquisição da autonomia, identidade e independência da criança;
  • Abordar a importância da família no âmbito escolar para obter sucesso no trabalho da escola.

Justificativa

O trabalho foi desenvolvido de modo a relatar o processo de desenvolvimento da educação infantil, demonstrando as grandes mudanças obtidas desde o século XIX até os dias de hoje, dando ênfase na grande importância que a infância, a pré-escola e a creche trás para a formação das crianças, proporcionado meios  para a conquista de identidade.

1. O surgimento das creches e pré-escolas no Brasil

As creches no Brasil já eram referenciadas através de espaços institucionais complementares ou substitutos da família desde o final do século XIX, e que a primeira ideia de creche foi em 1879 em um artigo do jornal A Mãi de Família denominado A creche ( asilo para a primeira infância) escrito pelo Dr. K. Vinelli. Em 1899 houve a primeira proposta inauguração da creche (a da Companhia de Fiação e Tecidos Corcovado, no Rio de Janeiro) para os filhos dos operários que trabalhavam nas indústrias, mas os propósitos iniciais das creches eram de atender às crianças pobres, tirando-as da rua e oferecendo abrigo, salvar vidas de bebes abandonados dos quais as mães não tinham condições de criar, de modo que crescessem e se tornassem produtivas.  Tempos depois em 1883 começaram a ser instalados jardins-de-infância, sendo instituições privadas que atendiam crianças  de pais ricos, tornado-se diferente das creches. Aqueles que eram vinculados a essa nova instituição faziam o uso do termo “pedagógico” como forma de estratégia para valorizar, diferenciar o local e atrair famílias abastadas, dedicadas não apenas a cuidar, mas de educar suas crianças, não podendo ser confundida com as creches.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (179.8 Kb)   docx (308.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com