TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação infantil

Por:   •  23/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.408 Palavras (6 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 6

CESAP

CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM POS-GRADUAÇÃO E

PESQUISA

Educação Infantil/Séries Iniciais

JOELMA NUNES DUTRA

O Trabalho do professor e seus Métodos

Linhares - ES

2016

JOELMA NUNES DUTRA

O Trabalho do professor e seus Métodos

Relatório de práticas pedagógicas, apresentado

aoCesap – Centro de Estudos Avançados em

Pós-Graduação e Pesquisa como parte das

exigências para a obtenção do título de

especialista

em: Educação Infantil/Séries Iniciais

Linhares – ES

2016

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos tratar sobre o trabalho do professor em sala de aula, seu método de trabalho se o profissional da educação continua  tradicional ou inovando sua prática. O papel que a escola ocupa hoje é preparar o aluno à construir o seu próprio  conhecimento., criar oportunidades de utilizar os seus talentos, respeitando os  diversos modos de aprender e de expressar. A escola terá que ser um espaço de produção e aplicação do conhecimento.

Os alunos não se contentam mais com os conteúdos que lhes são oferecidos, nem com os tradicionais procedimentos pedagógicos usados nas práticas escolares. Eles querem participação dinâmica no processo de aprendizagem, envolvimento interativo, mais desafios à sua inteligência e propostas que os motivem na busca e investigação de respostas que sejam significativas e possam dar-lhes informações para o que vêem, observam e ouvem diariamente na mídia e a seu redor. Para tanto, será preciso redirecionar os métodos didáticos e descobrir caminhos novos para dar aquilo que lhes interessa saber.

O profissional da educação são os principais alavancadores para a construção de uma educação de qualidade. Por isso, torna-se essencial que os mesmos mantenham-se atualizados frentes às inovações do meio educacional, tendo em vista que, esse é o caminho para que eles possam reconhecer a sua função e se interagir frente às novas tendências impostas pelo sistema educativo.

DESENVOLVIMENTO


A pedagogia vem com o intuito de trabalhar com projetos vem nortear as atividades escolares, permitindo um trabalho interdisciplinar, abrangendo as diversas áreas do conhecimento, inserida na realidade e viabilizando múltiplas relações sociais.

 Dessa maneira a tarefa da escola contemporânea não consiste em dar as crianças uma soma de fatos conhecidos, mais trabalhar com elas e orientá-las para as informações. Assim a escola passa a ensinar aos alunos a pensar, levando os alunos a desenvolverem seu pensamento de forma a organizar um ensino que impulsione o pensamento

 De acordo  (Libâneo) a didática preocupa-se com as condições e modos pelos

quais os alunos melhoram e potencializam sua aprendizagem. Ela se pergunta

como os alunos podem ser ajudados a lidar com conceitos, a argumentar, a

raciocinar logicamente, a concatenar idéias, a pensar sobre o que aprende. Ou

seja, como alunos aprendem a internalizar conceitos, competências do pensar,

elementos categoriais, de modo que saibam lidar com eles para resolver

problemas, enfrentar dilemas, sair-se bem de situações-problema.

Com base nesse texto fiz duas entrevistas com duas professoras do ensino

fundamental de idade diferenciadas, todas duas da rede municipal de educação e pude perceber uma dirença no trabalho das duas.

 

  Na primeira pesquisa a professora de 20 anos fala da sua prática educativa, ela sempre buscar inovar, ela utiliza quadro de giz, a metodologia varia conforme o conteúdo, em alguns momentos é possível o uso de recursos diversificados como data show, vídeo, laboratório de informática, aulas de campo,trabalha com projetos de leitura e etc,  para que os alunos aprendam com mais clareza e seinteressem mais pela matéria estudada, ela sendo professora de educação fundamental ela utiliza jogos na fixação de alguns conteúdos, assim como no entendimento de determinados conceitos, estes na maioria das vezes são adaptações de jogos conhecidos.

O método de trabalho da professora se aproxima mais do método histórico-crítico, mais em alguns momentos, as aulas se assemelham ao método tradicional ao relacionarmos a resolução de exercícios, não vejo isso como algo ruim, pois faz com que os alunos tenham a experiência de resolvê-los por si só, mais de maneira geral eu explico os conteúdos de maneiras queos os possam entender, como por exemplo no ensino da matemática levo o aluno a compreender os para para se aprender matemática, qual a importância dela na vida deles, e em sua história.

Na  opinião da professora  o papel que a escola ocupa hoje é preparar o aluno à construir o seu próprio conhecimento., criar oportunidades de utilizar os seus

talentos, respeitando os diversos modos de aprender e de expressar. A escola

terá que ser um espaço de produção e aplicação do conhecimento

As mudanças econômicas e culturais existentes na sociedade, modificam o papel da escola, Neste cenário novas e antigas tecnologias se aliam a educação como recursos indispensáveis emergindo a necessidade de incorporação das tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem. Paralelamente, emerge também a necessidade da gestão comunicativa nos espaços de aprendizagem, como contribuição no planejamento e otimização do uso das informaçõesmediadas pelas tecnologias na educação.

Essas mudanças trouxeram impactos positivos na forma de realização do meu

trabalho, pois as novas tecnologias  provocam rupturas, um novo modo de pensar, de ser, um raciocínio estético e uma nova relação com o tempo e a distância, o que gera um jeito de se interagir com vários dispositivos e pessoas ao mesmo tempo, provocando uma descentralização do aprendizado. Conectado à rede, os alunos podem acrescentar dados e informações relevantes à sala de aula, contribuindo no debate, dessa forma o professor não é o senhor do conhecimento da verdade. Este é o grande desafio para os docentes, compartilhar o seu campo social com os estudantes, passarem de detentores exclusivos do saber os mediadores do aprendizado, agregando o valor e o conhecimento do aluno, potencializando assim, o nível intelectual do educando. A postura do educador frente à tecnologia e a mudança na metodologia é que farão a diferença fundamental na evolução do ensino .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com