TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação infantil

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 5

 [pic 1][pic 2]

Aluno (a):           Jaqueline Alves de Holanda      RA: 7251607578

Tuany dos S. Paiva Pisquiotini  RA: 7626715502

Maria das Dores de Almeida     RA: 7445632110

Karina Mayara do Carmo         RA: 7482694231

Nayara dos Santos                      RA: 8051771558

                                                                    Bruna Meira Luiz                       RA: 7423682328

Data :20/11/2014

Professor (a) Orientador (a): Rosângela Fonzar

Coordenador (a) do Curso: Cláudia Barbieri

Curso de Pedagogia

                                                            Sertãozinho

Ano: 2013

   

 Trabalho de Organização e Metodologia Infantil, apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera Educacional S.A. de Sertãozinho, como requisito parcial de avaliação da disciplina: “O trabalho com crianças com necessidades especiais”.

Orientador: Profº Rosângela Fonzar

Passo 1

Consultar o PLT, Ler e anotar os itens importantes relativos ao trabalho desenvolvido com crianças com necessidades educativas especiais.

Passo 2

Ler o conteúdo proposto sobre – “Respeito à diversidade” e elaborar síntese.

Síntese

Hoje se sabe que a concepção que se tinha de que crianças especiais deveriam ser “tratadas” e ensinadas separadamente das demais é ultrapassada, pois hoje se considera que essas crianças devem ser inseridas no mesmo ambiente, para ter uma convivência normal com as outras crianças, e não isoladamente. Esse convívio e inserção no mesmo ambiente escolar possibilitam que essas crianças alcancem os conhecimentos quase que da mesma forma que as outras crianças, e que seu aprendizado se desenvolva mais rapidamente, isso pode ser feito desde que os trabalhos pedagógicos sejam muito bem elaborados de uma maneira que todos sejam beneficiados.

As creches e pré-escolas devem encontrar metodologias de ensino e recursos diferenciados, que assegurem êxito na tarefa de atingir os objetivos curriculares básicos propostos às crianças com necessidades especiais educativas, e elaborando formas de trabalho que facilitem a interação dessas crianças.

Todos os professores deveriam buscar capacitação para conhecer melhor o que se sabe à respeito das possibilidades de trabalho pedagógico e no auxílio na construção dos conhecimentos, que tenha empenho significativo ás todas as crianças com necessidades especiais educativas.

São vários os aspectos importantes e relevantes a serem pensados, e devem ter um cuidado especial, desde o trabalho de inserção e aceitação das diferenças (físicas e psíquicas) até os ambientes, materiais pedagógicos e os métodos utilizados pelo professor.

Os educadores devem criar novas formas de acolher com naturalidades as novas possibilidades por essas crianças, e devem ter uma relação de estímulo e confiança pra que não se sintam inferiores as demais. É necessário que haja uma relação importante entre pais, professores e alunos para que todo o processo seja acompanhado e que se preciso sejam feitas melhoras.

Passo 3

Elaborar seqüência didática para trabalhar com a poesia de Pedro Bandeira. O público-alvo devem ser crianças com necessidades especiais.

 

Seqüência Didática

Objetivo:

Criar e cuidar de uma horta em especifico uma cenoura
Observar o crescimento de um ser vivo
Valorizar o meio ambiente e fazer com que a criança tenha um contato direto com a natureza

Período:
1º semestre

Publico alvo:
Crianças com necessidades educativas especiais.


Material necessário:
Terra, cascas de frutas e legumes, sementes de cenoura, regador, pá de jardim, imagens da cenoura, plástico transparente, fita adesiva e palitos de sorvete.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com