TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação infantil

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

A educação é reconhecida como um fator transformador da sociedade, partindo da interação e intervenção dos indivíduos. Destaca-se a Educação Infantil, momento em que se inicia a relação indivíduo-sociedade, a criança é inserida no ambiente da educação formal, em locais privilegiados. A infância e o atendimento a ela dispensado estão passando por mudanças significativas, sendo assim, as práticas educativas desenvolvidas nesta etapa precisam acompanhar as mudanças, seguir tendências novas e adequar-se ao que a sociedade demanda.

A Educação Infantil é a base dos conhecimentos da criança, essencial para o desenvolvimento das etapas posteriores de sua vida acadêmica. A criança tem nos primeiros anos de vida peculiaridades próprias de sua faixa etária, sendo assim, ao ser inserida no ambiente escolar, necessita que sejam contemplados objetivos e formas de inserção social propícias à sua idade, tais como: segurança, movimentos, brincadeiras, bem estar e conhecimentos.

Portanto, o presente trabalho possui como objetivo identificar à abordagem teórica que um profissional de educação do ensino médio utiliza em sala de aula ao exercitar sua prática pedagógica. Para tanto será entrevistado um professor de Educação Infantil da cidade de Tucuruí - PA.

2 DESENVOLVIMENTO

Psicopedagoga, mestre em Pedagogia do Movimento pela UNICAMP, Sabrina de Souza Aguiar atua na Associação Pré - Escolar Pingo de Gente, Tucuruí – PA. Trabalha na escolinha há 16 anos, dando aulas para Jardim II, que tem crianças que completam 04 (quatro) anos, durante o ano letivo.

Atualmente, Sabrina está com 36 (trinta e seis) anos de idade, sua jornada de trabalho é de 40 (trinta) horas semanais.

Segundo ela relata ensinar é garantir as crianças diversas necessidades, garantindo que ela se desenvolva plenamente durante os anos seguintes. O professor deve na opinião da entrevistada estar apto a desenvolver um trabalho voltado ao desenvolvimento da criança, sem adaptar o que é oferecido aos estudantes maiores.

"É preciso ensinar valores, regras, limites, como se relacionar bem com o outro. Esses pontos não recebem muita atenção das escolas. O físico também é muito importante. Ela deve aprender a cuidar do corpo, se alimentar de maneira saudável, ter uma rotina, se trocar", enfatiza.

A professora leciona artes, e destaca-a como um aspecto muito importante na vida das crianças, pois proporciona muitos benefícios, ajuda no desenvolvimento geral, estimula sua imaginação e auxilia na compreensão do mundo e das coisas.

Sobre a forma de ensinar, ela destaca que quanto mais cedo a criança entrar em contato com histórias orais e escritas, maiores as chances de ela desenvolver gosto pela leitura.

O aprender, no entanto se faz através do brincar e do jogar, pois através de tais atividades as crianças vivem experiências cruciais. Para Joana “a ludicidade é uma formidável ferramenta no processo de aprendizagem, em especial das crianças, pois elas vivem num mundo de encantamento, sonhos e fantasias, elas transformam o conto em realidade, o que favorece a utilização do pensamento e sua construção”.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com