TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação no Ponto de Vista do Positivismo

Por:   •  14/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

A Educação no ponto de vista do positivismo está relacionado com o organismo social e voltado para a formação moral em oposição à formação literária e tecnicista oferecida nas escolas profissionalizantes como as que existem hoje. Levar o aluno a entender seu papel na sociedade, seu lugar na geometria da estática social, para uma dinâmica social promissora.

O projeto pedagógico do positivismo coloca a ciência no centro da formação, para um mundo moderno baseado na indústria e com uma quantidade de disciplinas formativas, tanto do plano intelectual como no caráter. O positivismo esteve presente de forma marcante no ideário das escolas e na luta a favor do ensino leigo das ciências e contra a escola tradicional humanista religiosa. O currículo multidisciplinar – fragmentado – é fruto da influência positivista. O modelo de ensino laico das escolas também é uma concepção positivista.

O ensino da primeira e segunda infância seria responsabilidades das mães, ensino de uma educação estética. O ensino da adolescência teria o objetivo de oferecer uma formação filosófica e continuar a formação moral de nível anterior, e o ensino sistematizado com o estudo das disciplinas, matemática, astronomia, física, química, biologia entre outras. A transmissão desse conhecimento seria responsabilidade da religião da humanidade. É fundamental que o jovem tenha conhecimento sobre o mundo, à sociedade e o homem. O ensino profissional não estava nas escolas profissionalizantes, mas na prática do cotidiano, em contato direto com as experiências dentro da própria sociedade em que cada sujeito vive.

Vivemos em uma sociedade onde o individualismo está presente, marcado pelo egoísmo. A educação tem objetivo de promover o altruísmo e repreender o egoísmo, ou seja, atitude que visa o bem estar do próximo, não levando em consideração os seus próprios interesses. Despertar o altruísmo em seus discentes seria um modelo de escola ideal.

Auguste Comte o pai do positivismo trouxe muitas contribuições para a educação, inclusive a que é realizada nos dias atuais, prioriza a disciplina como obrigação da educação, os estudos científicos terá plena prioridade sobre os estudos literários. Não podemos negar que o espaço escolar é acima de tudo cientifico, com estudos profundos e grandes reflexões.

EUGENIO, Cesar Augusto. Fundamentos da educação: aspectos filosóficos e pedagógicos [recurso eletrônico] / Cesar Augusto Eugenio. – Curitiba: Universidade Positivo, 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com