TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio etnográfico: uma reflexão sobre corpos de trabalhadores na feira municipal de Abaetetuba

Por:   •  29/11/2022  •  Artigo  •  4.725 Palavras (19 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 19

Ensaio etnográfico: uma reflexão sobre corpos de trabalhadores na feira municipal de Abaetetuba

                                                               Jacirene Ferreira Pantoja

Joseana de Vasconcelos Pereira

                                                                             Sara Silva Pantoja                                                    

Resumo: Este artigo apresenta como tema identidade e trabalho, cujo objetivo consiste em refletir sobre os corpos de trabalhadores na feira municipal de Abaetetuba. O problema está organizado a partir da seguinte questão: A proposta é fazer uma análise mediante reflexões sobre sua identidade como trabalhador e a visão desses corpos como feirantes. Metodologia é, uma pesquisa de cunho qualitativa, por meio de uma de uma revisão bibliográfica e etnpgrafica por meio da observação in loco. Os resultados nos apresentam que foi percebido durante a etnografia as conexões estabelecidas entre os feirantes, o papel das famílias, as relações de parentalidade e conterrenealidade, a organização dos pontos/bancas e a forma de obtenção e circulação de mercadorias, bem como as formas ilícitas de permanência dos trabalhadores nos seus locais de trabalho manifestadas nas relações de suborno com as autoridades constituídas. Além disso, foi visualizada a relação com os ‘atravessadores’, pessoas que moram nas ilhas  que são fornecedores de mercadorias que vendem os produtos sem o recolhimento dos tributos e que são a ponta de um sistema complexo e subterrâneo de fornecimento de produtos alimentício ( peixes, camarões e açai), refletindo no crescimento em escala geométrica da informalidade como uma estratégia voltada para a garantia do trabalho ao mesmo tempo que o Estado se utiliza destas informações para ocultar a verdade sobre o desemprego e os problemas na criação de políticas públicas de emprego e renda que desemboca na invisibilidade

Palavras-chave: Identidade, Corpo e Cidade, informalidade e visibilidade de exclusão.

Introdução

Referimo-nos aqui aos trabalhadores ambulantes da feira de Abaetetuba, buscamos olhar de maneira crítica as suas expressões e sua relação do ser e sua natureza social de identidade, e, ao mesmo tempo o trabalho coletivo, por meio da relação como cultura, da identificação com os demais grupos exercendo diversos movimentos, seja a passeio ou a trabalho que por lá circulavam.

Na feira de Abaetetuba– como em quase todas as feiras - existe uma grande quantidade de pessoas que fazem das ruas a sua rotina de vida em virtude da baixa oferta de emprego formal, fruto de um processo histórico no qual o Municipio passou por fases de desenvolvimento e nestas, as oportunidades de geração de emprego e renda não atingiram a todos. Hodiernamente, políticas públicas são implementadas pelos poderes estadual e municipal para tentar solucionar o problema da inserção desta grande parcela da população que se encontra desfiliada, mas questiona-se a eficiência e eficácia de tais políticas, uma vez que a população de Abaetetuba em que a maioria vive em condições precárias e insuficientemente de renda adequada.

Diante dos dilemas presentes no mundo do trabalho, as atividades informais passam a funcionar, em nosso entendimento, como uma válvula de escape ao problema do desemprego.

Entretanto, a população com baixa Conceito trabalhado por Robert Castel, extraído da obra Metamorfoses da Questão Social (1998).  qualificação para o mercado de trabalho é relegada a empregos menos qualificados ou às atividades de rua, como os camelôs e ambulantes presentes nos espaços de grande circulação da cidade.

A análise partiu da percepção ao momento em que nos deslocamos a feira de Abaetetuba com um objetivo de trabalho avaliativo, que compunhava uma disciplina de antropologia  do curso de pedagogia, até a feira de Abaetetuba, mais esse trabalho teve como estrutura a observação dos corpos visto na orla de Abaetetuba localizada as margens da beira do Rio Maratauira, percebemos uma certa exclusão por parte dos órgãos competente, e de como esses trabalhadores que ficam trabalhando na quelas situações de falta de espaço e de higiene com a inserção do contingente nas atividades do mercado de trabalho informal, as relações econômicas presentes neste processo, sua relação entre os demais que por la circulava e como são visto como identidade.

Diante deste conjunto de situações levantadas como questões da pesquisa, fez-se necessária a elaboração de uma investigação que possibilitasse a construção de um conhecimento mais sistemático e, consequentemente, a construção de um estudo sobre a cultura desses corpos e sua identidade como trabalhador com base nos texto teóricos dos estudos antropologicos.

 O artigo esta estruturado em seis parte, contendo logo de inicio um pequeno resumo, a segunda parte inicia-se com a introdução relatando o como tema identidade e trabalho, cujo objetivo consiste em refletir sobre os corpos de trabalhadores na feira municipal de Abaetetuba, em terceira parte apresentamos o contexto histórico, Abaetetuba: origem, conceitos do surgimento da feira livre, na quarta partemostraremos os corpos de trabalhadores  na feira de Abaetetuba, o conceito de como iniciou essa pesquisa e as principais observações, e na quinta parte a nossa Metodologia e como a pesquisa foi elaborada, na sexta parte temos os contexto literário com os principais tópicos dos texto estudados, e por fim as referências bibliográficas.

A feira de Abaetetuba constitui-se, sem sombra de dúvidas, num importante espaço de produção da vida, do trabalho e da cultura local. Traduz-se como um locus de ricas interações sociais, troca de saberes e reflexões dos principais temas que interferem no cotidiano das sociedades contemporâneas, sobretudo a violência, a educação, a política e a economia. Num espaço comunal, que aglutina, simultaneamente, sujeitos de diferentes origens sociais e identitárias. Nesse contexto, a luta pela sobrevivência, por meio da venda da força de trabalho, vem se transformando e explicitando relações de exploração mais intensas, principalmente, em lugares periféricos onde, por meios institucionais, formaliza-se a invisibilização de uma parcela significativa da classe trabalhadora no setor informal, como é o caso dos camelos de Abaetetuba e dos demais grupos vinculada como feirantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (190.5 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com