TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista com Professor Regente

Por:   •  30/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.935 Palavras (16 Páginas)  •  3.589 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        5

3    RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA        6

4    RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE............................7

5        RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO    ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        8

6        RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA        12

7        RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        13

8        RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA        14

9        RELATO DA OBSERVAÇÃO        15

10        PLANOS DE AULA        16

11        RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR        17

12        RELATO DA REGÊNCIA        18

13 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

14 REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO

        A Curso de Licenciatura em Pedagogia, busca formar profissionais, para atuar na Educação e formação de nossa Sociedade, tendo isso como base, a disciplina de Estágio curricular Obrigatório I, nesta primeira etapa, buscar nos preparar para atuar em sala de aula no campo da Educação Infantil.

        Este relatório consiste em detalhar as experiências vividas durante as atividades  em sala de aula na Educação Infantil. As atividades que relatadas ocorreram na PRÉ II INTEGRAL , na Escola Municipal Ivo Welter,sendo realizado nos dias vinte e seis a 20 de outubro, tendo como objetivo, analisar e descrever como se da a pratica em sala de aula, e como toda equipe escolar e surpervisores caminha como agentes formadores de conhecimento, levando em conta as particularedades de cada criança. Nesta pratica de Estagio temos a oportunidade ver como é de fato aquilo que se é discutido em sala de aula,  e também torna-se  um momento para pensarmos e refletirmos sobre quais caminhos escolher futuramente.

        Segue-se então o relato do trabalho pedagógico observado e vivenciado junto as crianças.  Por seguinte, apresentamos de forma detalhada uma descrição dos pontos importantes para a  formação do pedagogo e como essas ideias impactam nossas práticas enquanto pedagogas em formação, com a observação das práticas escolares de toda equipe pedagógca, elaboração de planos de aula e aplicação, e atuação em nossa regencia em sala de aula. Por fim apresentamos nossas considerações sobre o que foi o estágio para nossa formação.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O Papel do professor e do ensino na Educação Infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin

Juliana Campregher Pasqualini

O texto determinando previamente como leitura obrigatória tem como objetivo nos fazer entender a cerca do que é o desenvolvimento infantil e como a educação tem atuação e qual é o papel da mesma. Baseado em uma perpetiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin.

 Em um primeiro momento temos a educação infantil voltada apenas num ambito assistencialita, não tendo um valor significativo para a formação e desenvolvimento da criança, em alguns momentos era voltada para a uma mera preparação para o ensino fundamntal, sem qualquer valor ou destaque, ao contrario do que se tem nos dias de hoje.

Pensando em um olhar diferenciado para nossas crianças pequenas, foi dado inicio  a debates a certa do ensino da criança, chegando a conclusão que esta deve ter tanto o próposito de cuidar assim como o de educar, tirando o ensino como objetivo e colocando as relações educativas dentro de um espaço de convívio coletivo.

Para Vigotski, a biologia, não deve ser utilizada como fator principal para explicar o desenvolvimento da criança, sendo esse desprovido de leis naturais universais pré-definidas pelagenética e dado em um contexto social e cultural.

Leontiev e Elkonin ambos, coincidem que é necessario que se leve em consideração a relação que a criança tem com o meio ao qual esta, está inserida, sendo determinada a assim para cada situação.

Sendo a definição de cultura, por Vigotski, tudo que foi criado e modificado pelo homem nanatureza, ele afirma que nesse processo de transformação do meio, o homem acaba transformandosua própria conduta e que o domínio de tal conduta (como a atenção voluntária, por exemplo) écaracterizado por uma função psicológica superior exclusiva dos seres humanos. Esse domínio édado pela significação (criação de signos) e o principal signo é a linguagem, tendo, então, grandeimportância no desenvolvimento psicológico. A significação é uma característica primariamentesocial que depois é transferida para o interior do indivíduo, e esta é a lei genética geral dodesenvolvimento cultural, que o caracteriza como uma operação organizada. Leontiev e Vigotskiconcordam, então, que as aptidões exclusivamente humanas, são adquiridas pela criança apósintrodução de signos e apropriação cultural, não sendo transmitidas biologicamente.A apropriação cultural só é dada com a mediação de outro indivíduo, sendo caracterizadapor Leontiev como educação. Logo, o ensino, como agente educador, não pode se basear namaturação espontânea da criança nem na hereditariedade das funções psíquicas superiores, mas napromoção de condições e signos para que as mesmas se formem. Sem necessariamente estarsincronizada com as etapas desenvolvimento, a aprendizagem deve atuar na zona dedesenvolvimento potencial (ZDP), no que ainda não está maduro, estando a frente e impulsionandoo desenvolvimento.A imitação é trazida por Vigotski como principal ferramenta da aprendizagem para odesenvolvimento, apesar de atualmente ser considerada prejudicial no contexto pedagógico. Porémé preciso que a criança entenda a conduta para depois imitá-la, logo ela está limitada a suaspotencialidades intelectuais.Para que o desenvolvimento atinja seu potencial total, Leontiev diz necessário que nacriança sejam cultivadas as funções psicológicas com devida orientação e organização da atividadeda mesma, indo além de um treinamento mecânico. Essa perspectiva, defendida por Vigotski,Leontiev e Elkonin, nega os métodos passivos de educação e assume ao educador um papeldiretivo. Elkonin reforça que essa organização deve adequar a aprendizagem às peculiaridades decada período do desenvolvimento, sem que o educador deixe de atuar na ZDP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (187.4 Kb)   docx (74.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com