TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolas como Escola Politeia,

Por:   •  21/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 2

PERGUNTA 1

  1. Nesta unidade pudemos estudar diversos exemplos de docência que apresentam como objetivo final a adequação da prática docente à realidade de nossos alunos atualmente.

De acordo com a autora de nosso conteúdo: “Na escola estadual Altamiro Guimarães, na cidade de Antônio Carlos (SC), os professores dão aos seus alunos um processo de formação de qualidade comparável ao das melhores escolas privadas desse Estado. Para se ter uma ideia, a escola tem um blog em que são postadas todas as atividades das disciplinas do currículo escolar. Além disso, o processo de ensino e aprendizagem também utiliza recursos que prendem a atenção e incentivam o aluno, como encenações teatrais, por exemplo. ” (PÁG. 11).

Pensando a partir deste exemplo, pesquise ou relate experiências inovadoras observadas no universo escolar do Ensino Fundamental, como por exemplo a elaboração de um blog coletivo ou uma encenação teatral.

Procure abordar: tema tratado, objetivos propostos pelo professor e a metodologia utilizada. 

Sua resposta deve ter até 15 linhas. Caso pesquise outros sites e materiais complementares não se esqueça de referenciar ao final do seu texto.

Boa Tarde Professora!

Pesquisando encontrei Escolas como Escola Politeia, localizada em São Paulo (SP) que inovam quebrando muros (reais e invisíveis), dão voz às crianças, querem os pais e a comunidade por perto, repassam responsabilidades aos pequenos e dão importância ao pensar e ao argumentar em vez da repetição e exposição de conteúdo. Nessas escolas, o professor desce do tablado para mediar os alunos na construção do conhecimento e a brincadeira se torna a melhor forma de aprender para a vida. 

Ela estimula o ensino por meio de pesquisas, ou seja, torna o aluno um pesquisador, ele fantasia ser um pesquisador, e acaba por aprender ao invés de decorar.

Os alunos protagonizam o funcionamento do mundo real, aprendem através das trocas de conhecimentos, não é seguido uma hierarquia como é comum nas escolas, de somente seguir o professor, já nesse método de ensino aplicado na Escola Politeia, todos participam e essa troca de experiências torna o aprendizado prazeroso, sendo possível terem o poder de decisão e de transformação.

Fonte:  https://youtu.be/nvLvRQFAEnc

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (106.1 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com