TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esperança com tecnologias para a educação

Por:   •  29/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.684 Palavras (7 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

CURSO DE PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL

LILCENCIATURAS

TECNOLOGIAS na EDUCAÇÃO em ESPAÇOS ESCOLARES e NÃO-ESCOLARES

“Esperança com tecnologias para a educação”

São Paulo, 25 de maio de 2015.

SUMÁRIO

Introdução .........................................................................................................

3

Desenvolvimento ..............................................................................................

4

Considerações Finais .......................................................................................

8

Referências bibliográficas .................................................................................

9


INTRODUÇÃO

O principal objetivo deste desafio surgiu da necessidade do professor de preparar as salas temáticas que facilitariam o acesso aos materiais didáticos específicos de cada disciplina, proporcionando a dinamização das aulas para a aquisição do conhecimento. De acordo com as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais aplicadas nas diversas disciplinas e adequadas às diferentes fases do desenvolvimento humano; e que através de pesquisas que proporcionem conhecimentos socioculturais e que desenvolvam experiências não escolares sobre o processo de ensinar e aprender conforme as propostas curriculares e de organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas.

Sendo assim, a ideia das salas ambientes difere dos padrões normais das salas existentes. Portanto, o compromisso com a aprendizagem de todos os alunos é uma característica fundamental da escola que pretende ser a melhor. E para isto, é preciso que os espaços na escola sirvam como um estímulo que aguce a curiosidade e o interesse pela busca do conhecimento.

Reorganizar o espaço escolar em salas temáticas garante que todas as disciplinas possam usufruir de ambientes apropriados com materiais didáticos reunidos em um mesmo local.

DESENVOLVIMENTO

A sala temática: Contador de história

Usuário: alunos do ensino fundamental I e II

Recurso tecnológico: Vídeo [DVD], câmara, celulares de última geração, tabletes, Datashow, Lousa Digital Interativa entre outros.

Justificativa e estratégia de uso: Contar história relatando a realidade de cada um, buscando colocar o aluno vivenciando o ensinado e fazendo com que o aluno se torne um ser pensante.

Objetivos: fazer com que o aluno reflita a situação e tente mudar o que acredita ser errado na conduta ou que os incomodam, criando assim estratégias diferentes para solucionar os problemas.

Aplicação de tecnologia assistivas: usando a tecnologia adequada para o conto realizado no momento, e usufruir dos tabletes e celulares para jogos e pesquisa.

A contribuição deste projeto para a formação dos alunos faz com que uma imagem sirva de estímulo, onde o professor converse com a turma, com o objetivo de sondar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do tema. Em forma de perguntas, auxilia o aluno na interpretação da imagem e fornecer ao professor subsídios para a abordagem do tema com a turma. Estas imagens pode complementar o estudo teórico e desenvolve habilidades para leitura de textos não verbais. Já em forma de verbetes [glossário] será definida as palavras essências para compreensão dos conceitos aplicados.

As tecnologias são só apoio, meios. Mas elas nos permitem realizar atividades de aprendizagem de formas diferentes as de antes. Uma educação inovadora pressupõe desenvolver um conjunto de propostas com alguns grandes eixos que se integram, se complementam se combinam: foco na aprendizagem,
desenvolvimento da autoestima e do autoconhecimento, formação do aluno empreendedor e do aluno-cidadão. Com as tecnologias podemos organizar atividades inovadoras na sala de aula, e com acesso a Internet, integradas com atividades à distância e as de inserção profissional ou experimental.

Contudo, serão apresentadas atividades de apoio de aprendizagem, para que o aluno as resolva individualmente, ou em dupla ou em grupo, por escrito ou oralmente. Serão dados sugestões de livros, filmes, músicas e sites para ampliar a aprendizagem dos conteúdos abordados durante o contar de história.

Abaixa serão dadas propostas para que os professores possam se dispor para o trabalho a ser desenvolvido no “Contar história”.

Curso: Curso grátis de Contação de Histórias

Disponível em: https://www.primecursos.com.br/contacao-de-historias.

Data de acesso: 05/05/2015

Justificativa da escolha do curso: Contar histórias é uma arte que preserva e transmite os valores culturais de uma comunidade. A contação de histórias tem grande importância no desenvolvimento da criança, pois além de ser um ato de carinho por parte do adulto, é um reconhecimento de que a criança pode aprender muito com as histórias, fábulas e contos de fadas, de modo lúdico e imaginativo, sobre o mundo que a espera.

Com este curso grátis de Contação de Histórias, o professor aprenderá:

  • A origem da literatura infantil;
  • As características de uma obra ideal para crianças;
  • Como tirar maior proveito das histórias;
  • E mais.

Sinopse do curso: o curso é livre e serve para qualificar o profissional, onde aprenderá os fundamentos da contação de história, a sua origem da literatura infantil; as características de uma boa obra para as crianças; as dificuldades de ser criança; transmissão de valores através de história e interação social; teoria sócio-histórica de Vygotsky; estudo da história infantil e para criança de 6 a 14 anos; processo comunicativo e oralidade; contos do tipo: patinho feio, a pequena vendedora de fósforos e o soldadinho de chumbo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (154.5 Kb)   docx (790.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com