TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esperança de uma Educação com Tecnologia

Por:   •  11/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.139 Palavras (13 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 13

1. INTRODUÇÃO         3

2. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO         4

3. APLICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS À DISCIPLINA DE MATEMÁTICA         4

4. SALA DE RECURSOS MULTICULTURAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO EDUCACIONAL         6

5. CONTEÚDOS VIRTUAIS PARA A CAPACITAÇÃO DE DOCENTES         8

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10

  1. INTRODUÇÃO

O homem se altera de acordo com o seu contexto, tornando-se produtor de cultura e de trabalho, com inteligência, para desenvolver a sua tecnologia a partir de realizações cotidianas. Essas tecnologias vêm avançando rapidamente, o que nos proporciona facilidades para a execução de nossos afazeres corriqueiros. Na educação não é diferente, as tecnologias de informação e comunicação tem o poder de corroborar com educação com mais dinâmica e interatividade, levando o aluno a construção do conhecimento através das experimentações dessas ferramentas.

Esse trabalho tem a finalidade de produzir um relatório sobre a aplicação de recursos tecnológicos voltados à educação da ONG Esperança (Associação Beneficente de Assistência Social Esperança), contendo justificativas dos recursos financeiros, evidenciando sua real necessidade voltada ao uso das Tecnologias na Organização, visando o favorecimento do processo ensino-aprendizagem e considerando a educação inclusiva.

Nas aplicações de tecnologia a disciplina de matemática são apontados os recursos, as justificativas, as estratégias de uso e os objetivos que favorecem o uso das ferramentas na discriminação do conteúdo, de maneira lúdica e dinâmica, favorecendo o pragmatismo - ideia ligada a prática.

Na sala de Recursos Multifuncionais está disponibilizadas estratégias para o uso dos objetos tecnológicos dentro da realidade dos nativos digitais e a relevância de um espaço como este na Organização. Assim como as ferramentas, está destacada também, a importância dos docentes estarem em constante aprendizado.

Nos conteúdos virtuais que favorece a capacitação de docentes encontram-se indicados: um curso referente à utilização de dispositivos móveis na TA, um vídeo que proporciona a realidade da tecnologia no ensino de matemática, um texto que apresenta a necessidade da capacitação do docente e um livro que orienta a reformulação curricular de acordo com os materiais de apoio.

  1. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Com tantas tecnologias ao nosso redor fica mais clara a evolução racional do ser humano quando falamos em tecnologias atuais. As TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) são tecnologias que vem revolucionando as estratégias de comunicação a nível mundial, nos proporcionando interação, modificando a maneira como nos relacionamos com os outros e de como enxergamos o mundo que está em nossa volta.

Para se aprofundar na TIC, levando em consideração o desempenho de um profissional em matemática no processo ensino-aprendizagem, será elaborada a justificativa de um projeto já aprovado, chamado “Esperança com tecnologias para a educação”, que deverá ser desenvolvido pela ONG Esperança (Associação Beneficente de Assistência Social Esperança).

  1. APLICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS À DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

         Ao levar as tecnologias e suas aplicações à disciplina de matemática não podemos deixar de considerar o público alvo quanto: a sua idade, particularidade de capacitação e operacionalização, utilizando as técnicas como facilitadoras e agentes de mudança no processo de ensino aprendizagem objetivando a aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de competências e habilidades específicas dos educandos.

        De acordo com o ambiente/sala temática e seus usuários serão apontados alguns recursos tecnológicos, as justificativas e estratégias de uso, os objetivos e as aplicações de tecnologias assistivas na ONG Esperança:

        Ambiente/Sala temática: Sala de Recursos Multifuncionais

Usuários: Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, atendidos pela ONG Esperança.

Recursos tecnológicos: Internet banda larga e Wi-Fi disponível.

Justificativa e estratégias de uso: A capacidade da internet interligar milhões de computadores e dispositivos móveis do mundo nos leva a acessibilidade de informações quase inesgotáveis, que extrapolam os muros da escola, seu uso estará voltado a toda área da Organização. Ao efetuar levantamento de questionamentos e situações-problemas haverá o registro das ideias e suas divergências, posteriormente a busca através de dispositivos (móveis ou fixos) por informações de diferentes saberes e seus compartilhamentos, ocorrendo assim à desmistificação de dúvidas e a confirmação de certezas para se aperfeiçoar os conceitos.

Objetivos: Desenvolver a autonomia do aluno por meio de análise e compreensão de várias ideias, consequentemente a construção do seu próprio conhecimento.

Aplicação de tecnologias assistivas: Leitor de tela - software que lê texto e “fala” para os usuários ou dispõem o texto em Braille; Navegador textual – é um navegador baseado em texto e pode ser usado como leitor de tela por pessoas cegas; Navegador com voz – é um sistema que permite a navegação orientada pela voz.

Recursos tecnológicos: Computadores - Desktops e móveis - orbitrack (mouse por toque).

Justificativa e estratégias de uso: Devido à capacidade de processar e armazenar dados, efetuar cálculos em grandes proporções, exibir a realidade virtual instantânea, disponibilizar imagens gráficas, entre outras atribuições, o computador torna-se uma ferramenta eficaz para a educação. Seu uso será feito através da execução de projetos desenvolvidos para uso de jogos educativos, software, enciclopédias eletrônicas, comunicação (chat, redes sociais, e-mail, etc.), trabalhos, aplicação de pequenos testes rápidos, interação com animações dos sólidos geométricos em rotação, entre outros.

Objetivos: Incentivar os trabalhos colaborativos contribuindo positivamente para o aceleramento do desenvolvimento cognitivo, intelectual e social.

Aplicação de tecnologias assistivas: Pode ser feito uso de softwares ou hardware educacionais com letras ampliadas e/ou com vocalização, configurar o computador para a não repetição de teclas acionadas mais de uma vez, personalização de teclado, o mouse por toque tem base sensível possibilitando as funções serem ativadas por um dedo sobre sua superfície. A adaptação deverá ser dirigida de acordo com a necessidade específica de cada aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (157 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com