TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Alfabetização

Por:   •  21/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.358 Palavras (10 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

RITA DE CÁSSIA DE SOUSA CARVALHO, RU: 693989,  TURMA: 2012/05

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ALFABETIZAÇÃO

OSASCO

2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

RITA DE CÁSSIA DE SOUSA CARVALHO, RU: 693989, TURMA: 2012/05

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ALFABETIZAÇÃO

Relatório de Estágio Supervisionado – Ensino Alfabetização apresentado a UTA – Língua Portuguesa - Fase II, no curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Tutor Local: Márcia Ferracin

Centro Associado: Osasco/SP

OSASCO

2014


SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO .................................................................................................... 03

2- OS CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO ....................................................... .......04

3- CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................. 09

REFERÊNCIAS....................................................................................................... 10


1. INTRODUÇÃO  

O presente estágio tem como objetivo conhecer as práticas de ensino e aprendizagem em sala de aula. A escola por sua vez é o espaço privilegiado de produção e socialização do saber e se encontra sistematicamente organizada por meio de ações educativas que visam à formação de sujeitos concretos: éticos, participativos, criativos e críticos. Na prática realmente é a onde vamos refletir o que aprendemos na teoria de forma esclarecedora na qual podemos construir novas formas de didática embasada na formação pedagógica sempre buscando um “olhar” para o aluno enriquecido de conhecimento além das boas técnicas didáticas, fundamentos teóricos concretos que sustentem a cada prática educativa.

O Estágio foi realizado em uma escola pública municipal de educação básica na qual pude observar o processo de alfabetização assim como a prática pedagógica a metodologia usada na construção do saber.

A metodologia usada foi por visitas na unidade escolar, observação, entrevistas, para o relatório de estágio. O referido estágio é de Pedagogia e futuro profissional da Educação, é para que o mesmo se familiarize com as práticas em sala de aula, bem como enriquecer sua prática com conhecimentos vivenciados de grandes desafios,  dificuldades mas  também de realizações e alegrias.

 

2. OS CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO

2.1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

O Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental foi realizado na Escola  Francisco Tavares de Oliveira, situada à rua Carapicuíba, número 29, no bairro Jd.das Margaridas, CEP 06600-000, localizada na cidade de Jandira, no estado SP.

O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (11) 4618 08 01 e do e-mail emebfranciscotavares@gmail.com.

A escola oferta atendimento na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental no período matutino e vespertino, e a Educação de Jovens e Adultos no noturno.

A instituição atende um total de 462 alunos, desse total  03 são alunos em processo de inclusão.

O estágio foi realizado no período de 10 de março de 2014 a 21 de março de 2014,no período vespertino, sendo observada a turma de 2°ano A do ensino fundamental.

 

2.2. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA  

A concepção pedagógica da Escola Municipal de Educação Básica Francisco Tavares de Oliveira, leva em conta a Lei de Diretrizes Bases – LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto Da Criança e do Adolescente, o Disposto Parâmetro Curriculares  Nacionais – PCN. Para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para a vida em sociedade;

Permitir o aluno exercitar sua cidadania a partir da compreensão da realidade, para que possa contribuir em sua transformação;

Buscar novas soluções, criar situações que exijam o máximo de exploração por parte dos alunos e estimular novas estratégias de compreensão da realidade; A Educação deve ser considerada como processo para o desenvolvimento humano integral. É base para aquisição da autonomia, fonte de visão prospectiva, fator de  progresso econômico, político e social. É o elemento de integração e conquista do sentimento e da consciência da cidadania. Nesta concepção de educação, a finalidade é formar cidadãos capazes de analisar compreender e intervir na realidade, visando o bem- do homem, no plano pessoal e coletivo. Para tanto, este processo deve desenvolver a criatividade, o espírito crítico, a capacidade de analisar e sintetizar, o autoconhecimento, a socialização, a autonomia e a responsabilidade.

Dessa forma, é possível a formação de um homem com aptidões e atitudes para colocar-se a serviço do bem comum, possuir espírito solidário, sentir o gosto pelo saber, dispor-se a conhecer-se, a desenvolver a capacidade afetiva, possuir visão inovadora.

Reconhecemos que a prática profissional do professor também se dá no cotidiano da sala de aula. Cabe-nos, contudo, no nosso entendimento, ressaltar a diferenciação entre prática e técnica pedagógica. Enquanto a prática reflexiva tem como objetivo a transformação individual e coletiva dos indivíduos, numa perspectiva questionadora sobre o mundo, a técnica é um conjunto de atividades pedagógicas- ambas contribuem para o cotidiano da sala de aula e não podem ser desprezadas.

Reafirmando as nossas convicções, encontramos em Patto (2004, p.69) a afirmação de que para educar na perspectiva da emancipação humana “é preciso romper com a educação enquanto mera apropriação instrumental técnico e receituário para a eficiência”. A educação para a emancipação historicamente possível nos exige uma atitude filosófica, ou seja, uma atitude de questionamentos e reflexão da realidade.

2.3. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

A escola fica na região oeste, as observações ocorreram no período de 17/11/2014 à 12/12/2014. A escola atende as séries dos anos iniciais e ensino fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com