TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Ensino Fundamental

Por:   •  21/10/2019  •  Monografia  •  5.794 Palavras (24 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1] [pic 2]

     

                                  Alice Neves Barreto

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 3]

[pic 4]

                                   Alice Neves Barreto

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico:

Tutor de Sala:

Irecê

                                                                2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        6

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        7

CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir, relata as experiências vividas durante o estágio supervisionado no ensino fundamental, realizado na Escola Municipal Marcos Barbosa.

          O trabalho tem como objetivo, conhecer o universo infantil, suas práticas, tendo como finalidade apontar a importância do estágio para a formação docente, através das observações do campo de estágio, suas características, os projetos da instituição, a convivência com os profissionais em sala de aula e com os alunos, apresentar os planos de aula, nossas experiências adquiridas com a prática, sempre buscando aperfeiçoar as aulas através de pesquisas realizadas, para poder fazer um bom trabalho e demonstrar junto aos colegas da turma, em uma mostra com nossas experiências e desafios encontrados ao longo do período de estágio.

         A partir de observações no campo de estágio, percebe-se o trabalho pedagógico, sua importância para que o aluno tenha uma boa formação, com a colaboração dos professores. O convívio com os alunos em sala de aula traz a reflexão da prática docente, a realidade de fazer com que o seu conhecimento seja distribuído aos alunos, através dos planos de aula elaborados e apresentados durante o período de estágio.

         O convívio na instituição de ensino fundamental nos faz refletir cada vez mais sobre a importância de se dedicar para uma educação de qualidade, onde o futuro profissional da educação tenha capacidade para propiciar que a criança tenha interesse e curiosidade pelo mundo social e natural.

          Neste trabalho encontra-se descrito as observações em sala de aula e no ambiente escolar como um todo. Dentro deste pressuposto, procurou-se conviver e observar uma forma de direcionar a prática pedagógica como uma ação sustentada em fundamentos que englobam uma linha de aprendizagem. No decorrer do estágio foram realizadas entrevistas, leituras e observações que permitiram a construção do relatório.

           As conclusões apresentadas constituem nas análises críticas e construtivas das vivências de aprendizagem e o redimensionamento da ação pedagógica.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

                    A escola Municipal Marcos Barbosa, está localizada na Rua Alfredo José de Souza, em Irecê-Ba.

                    A instituição pertence à rede pública municipal de ensino da educação infantil ao fundamental II, possui porte médio, CNPJ: 01.937.845001-60, e possui as seguintes características: funciona nos turnos matutino das 07h30minhs ás 11h30minhs e vespertino das 13h00minhs ás 17h30minhs, possui seis salas de aula, sendo uma sala multifuncional de atendimento especializado, cinco banheiros sendo quatro para os alunos e um para os funcionários, zero almoxarifado, uma secretaria, uma sala para os professores, uma diretoria, uma cantina, dois pátios amplo, tendo ainda espaços livre a frente, nas laterais e ao fundo da escola. A escola possui 111 alunos, distribuídos entre a educação infantil até o 9° ano do ensino fundamental II, tendo um total de vinte e dois funcionários a maioria concursados, distribuídos em um coordenador pós-graduado, doze professores com nível superior, um porteiro com ensino médio, um guarda noturno com ensino médio, quatro auxiliar de serviços gerais, sendo que um desses funcionários possui ensino médio, um possui ensino fundamental incompleto, e os outros dois ensino fundamental completo, duas merendeiras com ensino médio, uma diretora graduada em letras vernáculas, uma secretária com ensino médio.

           O projeto pedagógico envolve toda a instituição, espera-se que o mesmo seja uma sistematização indefinida de um planejamento participativo, que no decorrer do processo educativo só tenha que aperfeiçoar e se objetivar, definido com clareza o tipo de ação educativa que deseja ser realizada. Este documento contribui grandemente no sentido de auxiliar na conquista de consolidação a autonomia da escola, propiciar um clima onde toda a equipe educacional sinta-se responsável pelos acontecimentos ali ocorridos, principalmente no que se refere à aprendizagem, para que algumas ações sobressaia a outra, a escola tem por finalidade atender o disposto na Constituição Federal e Estadual, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente, ministrar a educação infantil e o ensino fundamental l, observadas em cada caso, a legislação e as normas especificamente aplicáveis.

          DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

Durante o período de observação, percebe-se a rotina e os aspectos da instituição, os alunos e funcionários entravam na instituição no período matutino ás 07h30minhs e saiam ás 11h30minhs. Os alunos e funcionários ao chegar à escola se direcionam as salas para dar início às aulas. A turma observada foi a mesma para o período da regência. A sala é bastante arejada e alegre, com mural e poemas nas paredes, cartazes numéricos. O cantinho da leitura tem uma estante com vários livros na qual as crianças tem acesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)   pdf (259.9 Kb)   docx (156.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com