TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Obrigatório Educação Infantil

Por:   •  12/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.366 Palavras (14 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS..............................................................................5

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP......................................................7

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC.................................................................................................................9

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA...............................................................11

5        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAL................................................................................................................................13

6        PLANOS DE AULA...........................................................................................15

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................19

REFERÊNCIAS.......................................................................................................20

INTRODUÇÃO

       Nesse portifólio de estagio sobre educação infantil iremos conhecer a importancia das Diretrizes Curriculares Nacionais na Educação Infantil, pois esse documento junto com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dá amparo ao trabalho pedagogico desenvolvido pelo professor nas Propostas Pedagógicas, de forma que garantem os princípios éticos, políticos, estéticos a nessa primeira etapa da educação básica, iremos aboradar as concepções de Vigotski, Leonitiv e Elkonin no processo de ensino e aprendizagem de crianças de 0 a 6 anos.

Ao estabelecer um planejamento, o professor deve priorizar tais princípios, considerando o desenvolvimento da autonomia da criança, é de sua responsabilidade no espaço educativo, fazendo-a perceber a necessidade do respeito com o outro , com o ambiente coletivo e individual, trazendo a percepção de diferentes culturas, identidades e singularidades que convivem em um espaço comum.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

     Estamos na busca da concepção do desenvolvimento infantil na obras de Vigotski, Leontiev e Elkonin.

      Dessa forma, buscaremos iniciar essa discussão na literatura contemporânea que versa sobre a educação da criança pequena, apresentando, em seguida, a concepção da psicologia histórico-cultural sobre o desenvolvimento infantil, as características desse processo na faixa etária de 0 a 6 anos e as conclusões alcançadas no ensino e do papel do professor que atua junto a essa idade.

A expressao cuidar/educar tem seu objetivo principal no trabalho pedagogico, junto com a faixa etaria atendida pela educação infantil. Entende-se que essa perspectiva a Educação Infantil faz parte da educação basica, nessa perspectiva o ensino parece ser compreendido como processo voltado ao aspecto cognitivo e prejudicial ao desenvolvimento da criança na primeira infância e idade pré-escolar. Portanto, nessa faixa etária o professor não deve somente ensinar, mas limitar-se a acompanhar,cuidar, favorecer e estimular o desenvolvimento infantil ou, ainda,  seguir as crianças, conforme expressão do educador italiano Loris Malaguzzi .Os teóricos de Vigotski, Leontiev e Elkonin sustentam a defesa do ensino como elemento fundante do trabalho do professor que atua junto à criança de 0 a 6 anos.

Vigotski começa uma nova abordagem do processo de desenvolvimento infantil, para tornar conhecido o papel da cultura e das relações sociais no desenvolvimento do psiquismo da criança e afastando-se, assim, do maturacionismo, do ambientalismo e do interacionismo.

Na análise do autor, a psicologia tradicional estudava a criança e o desenvolvimento de suas funções psíquicas, isto é, à margem de seu meio social e cultural. Assim, o desenvolvimento infantil não é determinado por leis naturais universais, mas encontra-se intimamente ligado às condições objetivas da organização social. De acordo com Leontiev e Elkonin , é necessário considerar-se, na investigação do desenvolvimento infantil, o vínculo entre criança e sociedade, ou o lugar que a criança ocupa no sistema das relações sociais e culturais em um determinado momento histórico.

Vigotski afirma que a aprendizagem constitui um elemento necessário e universal no desenvolvimento das características humanas formadas historicamente na criança. A aprendizagem não é, em si mesmo que o desenvolvimento, mas uma correta organização da aprendizagem conduz ao desenvolvimento mental, a aprendizagem é um momento importante, necessário e universal para que se desenvolvam na criança essas características humanas não-naturais, mas formadas historicamente,todo o processo de aprendizagem é uma fonte de desenvolvimento que ativa numerosos processos no desenvolvimento da criança, que não poderiam desenvolver-se por si mesmos sem a aprendizagem. O ensino e a aprendizagem andam juntas, portanto, compreendemos como "fonte de desenvolvimento". As funções psíquicas que hoje estão situadas na ZDP e cujo trabalho exercido pela criança só é possível com ajuda. A ZDP nada mais é um processo que a criança consegue realizar apenas em colaboração com outros, na atividade coletiva, ou seja, que só podem efetivar-se no plano interpsíquico, ou seja que a criança aprende com a interação com um adulto.  O que a criança é capaz de fazer hoje no plano interpsíquico, conseguirá fazer amanhã com autonomia e ira fazer esse processo individualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (173.2 Kb)   docx (61.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com