TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre o estágio treinado na educação infantil

Pesquisas Acadêmicas: Relatório sobre o estágio treinado na educação infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.434 Palavras (14 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 14

Sumário

Ficha de identidade do aluno----------------------------------------- 01

Sumário-------------------------------------------------------------------- 02

Introdução------------------------------------------------------------------ 03

Histórico da instituição escolar e característica da turma----- 04

Relatos e observação--------------------------------------------------- 05-06

Docência compartilhada------------------------------------------------ 07

Docência------------------------------------------------------------------- 08

Considerações finais--------------------------------------------------- 09

Referencias bibliográfica-------------------------------------------- 10

Entrevista com o professor------------------------------------------11-13

INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado realizado com intuito de formação pedagógica constitui-se em oportunidade para refletir sobre a própria prática, vivenciando o processo pedagógico, mobilizando competências e habilidades na análise crítica das situações, evidenciando os princípios éticos e construindo a identidade individual de coletiva. O referido estágio proporciona aos estagiários, condições de independência e autonomia, fazendo-os buscar alternativas criativas diante das problemáticas encontradas no seu cotidiano escolar.

O estágio de licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96) e é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar aliando a teoria à prática.

O Estágio Curricular Supervisionado é uma oportunidade para que se observe a realidade escolar realizando uma observação onde o aluno estagiário participe e utilize-se de procedimentos adequados, vivenciando a prática, ao mesmo tempo em que reflete sobre a teoria, e a partir disso, discute e pesquisa, retornando à escola para tentar inová-la. Em suma, este estágio, deve propiciar uma significativa base conceitual, favorecendo a reflexão sobre como se dá o processo de ensinar a aprender, aprender a aprender e ensinar a ensinar, além de gerar oportunidades de vivências na realidade escolar.•.

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR E CARACTERIZAÇÃO DA TURMA

O Estágio Supervisionado em Educação Infantil foi realizado na EMEI Prof.ª Èdem Ambrósio, localizado à av: Alessio Mazer, Bairro Cohab VII, no município de Sertãozinho SP, numa turma de nível II, do turno matutino, sob a regência da Professora Claudineia Alves Rodrigues.

A turma observada é composta por trinta e dois alunos matriculados, dezenove meninas e treze meninos, onde apenas vinte e três frequentam regularmente, oscilando entre dezesseis a dezoito participantes diários. É um a turma mista com faixa etária de dois anos e meio a quatro anos e engloba alunos sem oralidade até os que já têm oralidade fluente. Possuem um nível de aprendizagem bastante diversificada devido às idades ser distintas.

A instituição pública municipal trabalha com os níveis do I ao IV, possuindo 420 alunos matriculados e foi fundada no ano de 2007. A gestão atual é composta pela Diretora Adriana Cristina Silva e pela Vice-diretora uma coordenadoras pedagógicas (no período integral).

O quadro de funcionários é formado por quatorze professores, sendo sete no turno matutino e sete no vespertino, todos graduados e concursados, além de seis auxiliares, onde três são fazem parte do quadro do município e três são estagiários do curso de Pedagogia selecionados pela prefeitura. Existem ainda duas auxiliares de serviços gerais com ensino médio completo; uma merendeira com fundamental incompleto; e cuidando da entrada da escola, um porteiro muito simpático com ensino médio incompleto.

Quanto à estrutura física, a escola conta com sete salas de aulas ventiladas, com espaço razoável, mesas e cadeiras apropriadas, onde grupos de quatro a cinco crianças sentam juntas, promovendo assim a socialização, integração e interação das mesmas, possuem armários e ventiladores; uma brinquedoteca carente de brinquedos, onde os alunos têm acesso uma vez por semana; uma pequena sala de leitura com pouquíssimos livros; refeitório para lanches e almoço com mesas e assentos satisfatórios, sendo utilizado pelas turmas separadas em grupos, já que o mesmo é pequeno e não possui acomodação para todos; sala para direção; secretaria; cinco banheiros, inclusive um para alunos especiais; um pátio amplo com uma área gramada e outra com areia, possuindo apenas um brinquedo inadequado de parque que não é utilizado pelas professoras para que não haja riscos de acidentes. Neste espaço físico encontramos também acessibilidade para alunos especiais e suas paredes são cobertas por murais feitos pelos alunos falando sobre os projetos e murais com fotos das comemorações feitas pela escola.

A instituição trabalha, exclusivamente, com recursos da prefeitura, os materiais didáticos são suficientes, giz, brinquedos, lápis, papel ofício, entre outros. Xérox, mimeógrafo e de computador. As refeições oferecidas são de boa qualidade e segue um cardápio variado. A escola campo observada trabalha com projetos e também participa do projeto determinado a todas as escolas pela Secretaria Municipal. Embora não tenha tido acesso, a gestão informou que a instituição possui um Projeto Político Pedagógico embasado no construtivismo.

A EMEI Prof.ª Èdem Ambrósio tem como principal objetivo promover uma educação de qualidade, com uma proposta de educação para cidadania e inclusiva, possibilitando as crianças e as famílias uma visão de mundo diferente da realidade a qual eles estão acostumados. Os princípios da instituição fundamentam-se na formação plena da personalidade, na formação integral das crianças, na moralidade e na formação de um cidadão apto e disposto a transformar sua realidade.

RELATOS OBSERVAÇÃO

A prática profissional realizada através do Estágio Supervisionado proporciona, ao aluno estagiário, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com