TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado para 1 a 4 serie fundamental

Por:   •  31/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 6

Dados do aluno

DADOS DO ALUNO

Nome Lourivania Meneses Costa da Silva

RGM 16842901

Curso Licenciatura em Pedagoga

Instituição Universidade Cruzeiro do Sul

Disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional

Ano/semestre de realização do estágio 2017 / 1ª - EAD

1. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O LOCAL DO ESTÁGIO

DADOS DA ESCOLA

Nome da Escola Colégio Futura

Endereço Rua: Flor Boreal n°236 Jardim Ipê CEP 08161-030

Dependência administrativa privada

Diretoria a que está vinculada

Ano/semestre de realização do estágio 2018/ 1ª e 4ªsérie, manhã e tarde

O presente relatório de estágio curricular tem por objetivo relatar as atividades em educação em Ed; Fundamental realizado no Colégio Futura ,localizada na rua: Flor Boreal n°236 Jardim Ipê CEP 08161-030.

O referido estagio foi desenvolvido por Lourivania Meneses Costa da Silva, que no discurso foi acompanhado pela professora Esther.

Vale ressaltar que o estagio decorreu no período da manhã e tarde, iniciando no dia 01/03/2017 com termino dia 23/03/1017 acordado com o docente.

Introdução

1.2 Estrutura física da Escola:

O Colégio Futura, possui (1) prédio, com três andares para fundamental e para infantil, que é dividido , com área externa com parque infantil, quadra, play groud com brinquedos para várias idades, rampas para facilitar ao acesso aos alunos cadeirantes, quadra, sala de informática, sala de leitura, biblioteca, brinquedoteca, banheiros femininos e masculinos, e banheiros para deficiente físico, sala de enfermagem, horta, cozinha, refeitório, secretária e espaço para as práticas de aulas extracurriculares como (Ballet e Capoeira).

Atualmente o quadro de funcionários consta com 38 funcionários no total, entre os professores existem professores auxiliares, cozinheiras, secretária, diretor e coordenador pedagógico.

2. Foco de Observação

2.1 Informações Sobre o Professor

Introdução:

No Colégio Futura, a professora que acompanhou o meu estágio e que eu pude tirar todas minhas duvidas é a professora Esther, que já é formada a vinte anos em pedagogia, ela começou trabalhar na escola do estado E.E.P “Laurinda Rodrigues Pereira Leite, é uma ótima profissional , leciona nesta unidade em uma sala de aula de 1ª e 4ªsérie com 14 alunos , e atende todos os objetivos dos Projetos Pedagógicos da Unidade Escolar

Foi realizado neste estágio 100 horas, no qual entre as atividades vivenciadas presenciei: projetos envolvendo as disciplinas que eram passadas linguagem oral na sala de leitura, roda de conversa, projeto, artes e linguagem envolvendo números naturais, brincadeiras dirigidas e atividades sequenciadas.

2.2 Contribuições do estágio para formação docente

Meu estágio supervisionado do Ensino Fundamental I foi maravilhoso, onde vivenciei e observei as expectativas e práticas de aprendizagens desenvolvidas pelos docentes nas séries da qual estagiei da 1ª série, eu consegui atingir todos os meus objetivos de como lidar com as crianças.

Os professores são profissionais competentes e comprometidos em suas funções, eles desenvolvem ações pedagógicas que despertam a atenção dos alunos, pois a partir dos conhecimentos prévios, os níveis de desenvolvimento de aprendizagem de cada aluno levam eles refletir sobre os assuntos abordados com a participação de todos inserindo novos conhecimentos.

Todas as atividades são planejadas e desenvolvidas com a competência de todos os envolvidos da equipe escolar.

O estágio do ensino fundamental foi muito gratificante, pois pude estar em contato direto com as crianças, e ter a certeza de que é isso que realmente quero fazer, serviu-me como uma ótima experiência e que com estes bons exemplos eu possa ser uma educadora com um novo olhar.

Esta escola foi muito acolhedora, pude vivenciar e observar diversos momentos de aprendizagem dos educandos que me fez refletir sobre a profissão de pedagogia na qual gostei muito.

3. Focos Escolhidos

1- Matemática: Números e Operações.

2- Alfabetização e Letramento na educação de jovens e adultos

3.1 Considerações sobre o foco 1: Matemática: Números e Operações

 Justificativa

Escolhi o foco Matemática: Números e Operações por ser um tema atual e por ser bastante abordado em salas de aula.

A minha escolha neste foco foi devido ao cuidado e a atenção que a professora tem com cada um dos alunos na hora das atividades.

A professora Esther faz a distribuição dos livros ou cadernos com a ajuda sempre de um aluno, a atividade é feita no próprio livro eles fazem as contas muito rápido e na maioria das vezes sem ajuda, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com