TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO SUPERVISIONADO NO FUNDAMENTAL

Ensaios: ESTAGIO SUPERVISIONADO NO FUNDAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  3.434 Palavras (14 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA - UECE

FACULDADE DE FILOSOFIA DOM AURELIANO MATOS

CURSO: QUIMICA

DISCIPLINA: ESTAGIO SUPERVISIONADO FUNDAMENTAL

PROF: RANULFO FREITAS

ALUNO: RONISSON REURY DA SILVA SOUSA

Sumário

APRESENTAÇÃO 3

1. CARACTERIZAÇÃO DA INTITUIÇÃO- CAMPO DE ESTÁGIO 4

1.1 Historia da Escola 4

1.2 Recursos humanos e pedagógicos 4

1.3 Corpo discente 5

2. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO 5

2.1 Apresentação 5

2.2 Planejamento 5

3. Observação 6

3.1 Observação turma A 6

3.2 Observação turma B 7

4. REGENCIA 7

4.1 Turma A 8

4.2 Turma B 9

4.3 Turma A 10

4.4 Turma B 11

4.5 Turma A 12

4.6 Turma B 12

5. ATIVIDADE COMPLEMENTAR 13

6. CONCLUSÃO 14

APRESENTAÇÃO

Dando conclusão a segunda etapa do estágio supervisionado no ensino fundamental I do curso de Licenciatura Plena em Química, apresento o meu relatório de estágio. O estágio supervisionado no ensino fundamental I foi realizado na escola Pe Joaquim de Meneses localizada na Cidade de Limoeiro do Norte - CE, o estagio foi realizado em duas turmas, uma turma de 30 e outra de 32 alunos tendo como professoras regentes Marilia Gabrielly e Margarida . Esse estágio teve a carga horária de 16 horas divididas da seguinte forma: 04 horas de observação, do dia 30 de abril a 05 de maio; 12 horas de coparticipação de 07 a 26 do mesmo mês; Esse estágio teve o objetivo de observar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica propriamente dita. O relatório apresentado traz em sua composição a descrição de observações e experiências vivenciadas pelo acadêmico, das atividades desenvolvidas e resultados.

Indo além da sala de aula, analisando as diversas formas de relações entre professor e aluno, observando a estrutura física e administrativa, enfim avaliando o ambiente escolar como um todo.

1. CARACTERIZAÇÃO DA INTITUIÇÃO- CAMPO DE ESTÁGIO

1.1 Historia da Escola

A escola campo escolhida para a realização do estágio supervisionado no ensino fundamental I foi a Escola do ensino fundamental Peª Joaquim de Meneses fica localizada na Cidade de Limoeiro do Norte, fundada em 1928, em Limoeiro do no Norte, foi fundada uma escola com nome de escolas reunidas de Limoeiro do Norte, sob a direção da Prof.ª Carlota pinheiro Andrade. Na época existia outra escola, sob a direção da prof.ª Luzia Mirosa da Silva, que contava com certo numero de alunos. Em 06,4 sentiu-se a necessidade de um colégio mais amplo, que comportasse um maior numero de alunos. Foi ai que o Sr. Interventor estadual Dr. Francisco de Meneses Pimentel, resolveu reunir as escolas de D. Carlota e de D. Mirosa, fundando o Grupo escolar Pe. Joaquim de Menezes, que teve como sua primeira diretora D. Carlota pinheiro de Andrade.

Em 2004, a escola passou a funcionar em regime de cogestão Estado/Município, já no ano de 2006 foi municipalizada e gerenciada pela Secretaria de Educação Básica de Limoeiro do Norte.

Atualmente, a escola esta sob a direção de Aline Maria Silva Chaves e Coordenadora Pedagógica Maria do Socorro Mendes.

A escola atende a uma clientela de 500 alunos, funcionando nos turnos manha e tarde do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II.

1.2 Recursos humanos e pedagógicos

O corpo docente da escola é composto de 21 professores, sendo todos de formação superior completa, pós-graduado e mestrado, Possui diretor com formação superior completa, a coordenadora graduadas, duas secretarias, uma merendeiras, quatro faxineiras, um porteiro e dois vigias noturnos.

Todos esses funcionários são muito comprometidos e vem trabalhando de forma que a escola tende sempre a crescer. Buscando assim meios de estar envolvendo cada vez mais as famílias no processo de ensino aprendizagem.

A instituição tem se mostrado atuante, com profissionais preocupados em lutar pela melhoria da qualidade do ensino, e a cada ano aperfeiçoando a prática pedagógica, buscando melhorias nos recursos tecnológicos, didáticos e mesmo humanas. Já que o corpo docente vem sempre participando de formação continuada e ampliando os conhecimentos na educação superior à área de atuação.

1.3 Corpo discente

O corpo discente da escola Peº Joaquim de Meneses é formada por 500 crianças de 06º ao 09º, e o EJA com educação de jovens e adultos de 14 a 18 anos de idade, os alunos de 6 ao 9 ano do ensino fundamental II que apresentam deficiência no processo ensino aprendizagem, alunos descompromissados com a vida escolar, a falta de acompanhamento por parte dos pais na vida escolar dos filhos, a ausência do respeito, do comportamento e baixa-autoestima dos alunos, desestruturação familiar e grande distorção idade/serie no entanto contamos com a comunidade escolar que apresentam um perfil de valorização da escola de um ensino voltado para a formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com