TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio curricular obrigatório Pedagogia

Por:   •  11/4/2024  •  Relatório de pesquisa  •  9.031 Palavras (37 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 37

UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR ANHANGUERA PEDAGOGIA

THAYNA FAGUNDES DE SOUZA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO PEDAGOGIA

Santo Antônio do Descoberto - GO 2023

THAYNA FAGUNDES DE SOUZA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO PEDAGOGIA

Relatório apresentado à Universidade Pitágoras Unopar anhanguera, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I do curso de pedagogia.

Santo Antônio do Descoberto - GO 2023

SUMÁRIO

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4
  2. RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6
  3. RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA        8
  4. RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        10
  5. PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        11
  6. RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA        13
  7. RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        15
  8. RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA        17
  9. RELATO DA OBSERVAÇÃO        19
  10. PLANOS DE AULA        21
  11. RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR        35
  12. RELATO DA REGÊNCIA        36
  13. VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        38

CONSIDERAÇÕES FINAIS        39

REFERÊNCIAS        40

INTRODUÇÃO

O presente portfolio foi constituído a partir das pesquisas, leituras e artigos previstos pelo Curso de Pedagogia, em excepcional à realização do estágio curricular obrigatório I supervisionado referente ao Ensino Fundamental – Anos iniciais.

Tem por finalidade a intenção de documentar minhas pesquisas referentes ao estagio do referido, que me ajudaram a entender a importância do mesmo. O portfolio ira relatar apresentar relatórios de diversos aspectos de uma unidade escolar em relação ao papel do professor, do ppp entre outros assuntos referente a escola. O estagio curricular obrigatório I, teve como objetivo melhorar e proporcionar uma visão mais realista da realidade profissional, através do dia a dia de trabalho, envolvendo supervisores, estudantes.

Com o estagio temos a oportunidade de viver e entender o que aprendemos durante o curso, como planejar conforme a realidade dos alunos e conhecer o que compõe o ambiente escolar.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

“A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino- aprendizagem”, de Juares da Silva Thiessen.

O autor nos traz como principal discussão o papel da interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem, atrás de duas óticas: o epistemológico e o pedagógico.

Apesar de ser considerado um conceito recente interdisciplinaridade surge na segunda metade do século passado, já com as ciências sendo dividas, na busca de construir um conceito cientifico no mundo. Neste artigo e refletimos sobre ate onde conhecemos e de como podemos aplica-lo no campo da educação. Deste modo configura como estrutura de fundamentação de estudo e que une o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo pra formação integral.

Levantando questões sobre interdisciplinaridade, podemos refletir e entender sobre a prática envolvida em nosso meio educacional por meio de currículos cercados de teorias que podemos considerar ultrapassadas. Tudo isso desfez os pensamentos e formas anteriores de ensinar e aprender.

Entendendo isto, é possível perceber a inquietação da educação em atingir as competências e habilidades da grade curricular. Quando pensamos em interdisciplinaridade, temos que também pensar em trabalhos coletivos, as áreas de Ciências Humanas se destacaram por apresentar mais fortemente a questão interdisciplinar.

A ação interdisciplinar é contrária a qualquer homogeneização e/ou enquadramento conceitual. Faz-se necessário o desmantelamento das fronteiras do conhecimento. Um processo educativo desenvolvido na perspectiva interdisciplinar possibilita o aprofundamento da compreensão da relação entre teoria e prática, contribui para uma formação mais crítica, criativa e responsável e coloca escola e educadores diante de novos desafios tanto no plano ontológico quanto no plano epistemológico.

Apesar do embasamento atualizado usado por Thiesen, outros fatores se fazem ausentes na complementação do assunto, como por exemplo, a qualidade de recursos humanos responsável pela aplicação de tal pesquisa, no campo da prática

escolar, onde contamos com um número considerável de educadores que desconhecem o novo movimento, bem como de instituições que não permitem a inserção de métodos inovadores por total falta de interesse, pois os mesmos acarretariam em despesas em sua implantação, o que empobrece o entendimento da interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino- aprendizagem.

A interdisciplinaridade é imprescindível no processo de ensino-aprendizagem, onde o aluno aprende diversos conteúdos trabalhados em um conjunto de diversas disciplinas que se baseiam no mesmo assunto, sem se tornar repetitivo e cansativo , e torna o professor um ser versátil e que consegue trabalhar de diversas maneiras a fim de alcançar o melhor resultado de seus alunos.

Contudo, a obra fornece material suficiente às pesquisas científicas, trazendo em seu corpo os principais autores da discussão e construção, no que diz respeito à interdisciplinaridade, que destacam sua importância para a melhor aplicabilidade na educação escolar.

  1. RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

O Projeto Politico Pedagógico é um documento que possui uma grande importância no contexto educacional. Norteador das praticas e metodologias escolares, o PPP deve ser elabora de maneira colaborativa, com participação de todos os membros da comunidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62 Kb)   pdf (345.6 Kb)   docx (532.3 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com