TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio de 2014

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.135 Palavras (17 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE TABOÃO DA SERRA

CURSO DE PEDAGOGIA

DEYSILENE CARVALHO DA MOTA COMPANHONI

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Relatório apresentado ao orientador de estágio, Prof.ª Claudia Mª de Souza oliveira e ao coordenador do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra, Prof.ª Erika C. Rocha Fragoso, para o cumprimento das atividades de Estágio Curricular desenvolvidas no Jardim de Infância Tia Lucy, Rua Angelina Maffei Vita, 493 – Jardim Europa – São Paulo.

TABOÃO DA SERRA

2014

FICHA DE AVALIAÇÃO

DEYSILENE CARVALHO DA MOTA COMPANHONI

R.A.: 6618348915

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

[pic 2]

CLAUDIA MARIA DE SOUZA OLIVEIRA

Professora Orientadora do Estágio

[pic 3]

ERIKA C. ROCHA FRAGOSO

Coordenadora do Curso de Pedagogia

Aprovado em           /         /[pic 4][pic 5][pic 6]

   Conceito:      [pic 7]

SUMÁRIO

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO ESTAGIÁRIO

Nome do Estagiário: Deysilene Carvalho da Mota Companhoni

R.A.: 6618348915

Curso: Pedagogia

Semestre: 4º

Ano: 2014

Início do estágio: 29/09/2014

Término do estágio: 29/10/2014

Instituição concedente do estágio

Nome da Instituição: Jardim de Infância Tia Lucy

Endereço: Rua Angelina Maffei Vita, 493.

Bairro: Jardim Europa CEP: 01455-070 SP

Telefone: (11) 3568-9653

Responsável: Regina Delduque

INTRODUÇÃO

Vejo o estágio como uma atividade extracurricular que irá me auxiliar na formação acadêmica, assim me possibilitando fazer uma comparação entre o que aprendemos na teoria e o que realmente acontece na prática. É justamente no período de estágio que irei relatar o que observei em sala de aula, podendo dizer o que achei de certo ou errado, se fazemos na prática o que a teoria nos manda fazer.

Para a realização dos relatórios, deverei estar atenta em tudo o que acontecer na sala de aula, parar assim conseguir elaborá-los de forma clara. É muito importante o uso do PLT para o desenvolvimento das atividades propostas e também o material que a professora nos enviou por email, irá nos auxiliar bastante na elaboração deste trabalho.

Posso dizer que o estágio é uma etapa essencial para nós estudantes, tanto no curso de pedagogia como nos outros cursos, é exatamente no período que estamos fazendo o estágio que passamos a entender melhor o trabalho de uma professora e o quanto ela é importante em uma sala de aula. Quando observamos a professora passamos a ter noção de como lidar com os conflitos gerados em sala de aula, por motivo da rotina.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO

ATIVIDADE 1

Atividade de orientação e discussão do estágio.

Nos encontros de estágio que tivemos com a professora Claudia Maria de Souza Oliveira, ocorreram várias orientações sobre como seria a elaboração do trabalho de estágio, assim esclarecendo todas as nossas dúvidas.

A professora nos enviou por email todos os documentos necessários para que fossem entregues e assinados pela instituição de ensino onde iremos fazer o estágio. Orientando-nos sobre o carimbo da instituição, onde deveria estar carimbado, também nos explicou sobre onde cada pessoa deveria assinar e assim esclarecendo todas as outras dúvidas que iam aparecendo durante a realização e elaboração do trabalho, a professora respondeu todas as perguntas de forma bem clara e mesmo quando preciso ela tornava a explicar.

Já no primeiro encontro foi deixado bem  claro o dia da entrega do trabalho de conclusão do estágio para a professora, onde ela enfatizou que o trabalho teria que ficar excelente, porque teremos um longo prazo para realizar sua elaboração.

É por meio do estágio que entendemos o que realmente é estar em uma sala da aula.

ATIVIDADE 2

Apresentação do estagiário na unidade escolar.

Trabalho para uma empresa que presta serviços para a instituição de ensino que estou fazendo o estágio, então em um dia fui conversar com a diretora e a orientadora da escola, para saber se eu poderia realizar o meu estágio lá com elas.

Fiquei muito feliz quando elas me disseram que não tinha problema nenhum eu estagiar no local, então conversamos sobre qual seria o melhor horário e os dias que eu poderia ficar observando a professora. A diretora e a orientadora deixaram que eu escolhesse a sala que eu queria estagiar, já que conheço todas as professoras da escola.

ATIVIDADE 3

Pesquisa no documento de registro do planejamento da escola (Plano Escolar), para conhecimento da concepção de aprendizagem adotada pela escola para a Educação Infantil.

O Jardim de Infância Tia Lucy tem por objetivo o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, afetivo, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

 Acredita que as crianças começam aprender desde o momento que em elas abrem os olhos, e prioriza o aprendizado através das brincadeiras, da imaginação e da fantasia.

A escolinha tem uma conexão com a família dos seus alunos, acreditando que juntamente com a família poderão solucionar problemas que possam estar acontecendo com as crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (170.8 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com