TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio de observação

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.050 Palavras (9 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 9

  1. APRESENTAÇÃO

Este relatório caracteriza-se pela preparação continuada de uma professora Ana rosa Severiano de oliveira que esta na construção da sua ética profissional. Nesse momento relato todas as minhas experiências vividas no estágio, pois este contempla procedimento, informações e reformulações de· conceitos já existentes no decorre de preparações passadas.

Assim percebo que não existe conhecimento pronto, cada situação exige uma nova ação e nós professores temos que ser capaz e identificar e valorizar sua própria competência, dentro de seu campo profissional e social. Valorizando uma postura reflexiva, a capacidade de observar e aprender com os outros, com os alunos e principalmente com as experiências, essas que melhorar o ser humano e aprimora o profissional nesse caso as dificuldades faz com que nós reformulemos nos conceitos e estratégias que na maioria não avaliamos se ela dará resultado em sala de aula pois as vezes não levamos em  conta a realidade dos nossos alunos pois é construindo o cidadão para sua realidade que ele tentará mudá-la.  

Portanto precisamos ter a ambição de melhoras como profissional, para saber lhe dar com questões que possam surgir nesse cenário essencial em nossa vida, trocando experiências muitas vezes nos surgem pequenos desafios que não só nos levam a reflexão como nos motivam a resolver outros.

2- CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO – campo estagio

2 -1  aspecto físico       IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

A ESCOLA CAMPO DE ESTAGIO: ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO VIEIRA DA COSTA É UMA INSTITUIÇÃO PERTENCENTE Á REDE MUNICIPAL DE ENSINO. ESTÁ LOCALIZADA NO BAIRRO NOVA OLINDA AV. PARAIBA S/N ATALAIA-AL. ATENDE UMA CLIENTELA  DE APROXIMADAMENTE 1.200 ALUNOS FUNCIONANDO NOS DOIS HORÁRIOS, OFERTANDO VAGAS  NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL (1° A 8° SÉRIE ) O ENTANTO, HÁ UMA BOA INTERAÇÃO,POIS A ESCOLA É ABERTA PARA A COMUNIDADE ONDE FUNCIONA, GREMIO ESTUDANTIL, ENTRAM E SAEM DA ESCOLA. A TENDENCIA CONSTRUTIVISTA É APLICADA NO CONTEXTO ESCOLAR; OFERTANDO CONDIÇÕES PROPICIAIS A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO ALUNO. O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA ESCOLA É REALIZADO ATRAVEIS DE TRABALHO EM DUPLA E ATIVIDADE AVALIATIVA ONDE FICA MARCADO NO CALENDARIO ESCOLAR O DIA PARA SUA REALIZAÇÃO. A ESTRUTURA FISICA DA ESCOLA É MUITO BOA, CONTA COM 11 SALAS DE AULAS AMPLAS, 3 BANHEIROS PARA OS PROFESSORES, 6 BANHEIROS PARA OS ALUNOS, 1 SALA PARA OS PROFESSORES, 1 ALMOXARIFADOS, 1 SALA DE COMPUTADORES COM 21 COMPUTADORES E SÃO ABERTOS PARA OS ALUNOS COM DIREITOS A PROFESSOR, 1 SECRETÁRIA ESCOLAR, 1 BIBLIOTECA, 1 SALA DE DIREÇÃO TODA REFORMADA NO AR, COM MAQUINA DE XEROX ETC; 1 AMPLA COZINHA .

OS MATERIAIS DIDATICOS MAIS  UTILIZADOS NA ESCOLA SÃO: QUADRO DE GIZ, JOGOS, ALFABETO MÓVEL, QUADRO DE PREGAS, ÁLBUM SERIADO, SSUCATA, TOCADOR DE ÁUDIO, FITAS DE ÁUDIO, DVD, DICIONARIO, MAPAS, GLOBO, COMPUTADOR, RETROPROJETOR, MAQUINA FOTOGRAFICA E O LIVRO DIDATICO.

OS TRAÇOS MAIS MARCANTES OBSERVADOS NOS ALUNOS  É QUE VIERAM DE FAMILIA DE BAIXA RENDA, FAMILIA DIVIDIDAS E PAIS AUSENTES, POR ISSO, ALGUNS SÃO INDISCIPLINADO DESINTERESSADO E REPETENTE QUE MUITAS VEZES, LEVA- OS A EVASÃO ESCOLAR


3- DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO.

Nessa etapa do relatório estão contida as experiências e as observações realizadas no estágio, nesse momento puderam acreditar na força do ser humano de superar-se nas dificuldades, pois já tinha tido a oportunidade de trabalhar com adultos na alfabetização solidária e não gostei da experiência, em outro momento com adultos já alfabetizados e neste tive experiências diferentes daquelas que tinha passado.

No primeiro dia cheguei e fiquei observando como eles chegavam, cumprimentavam, muitos relatavam a luta do dia e isso acontecia sempre, no meio de todos uma senhora mim chamou atenção mais tiquei quieta pois até então as atividades realizadas eram revisão do que eles tinha estudado durante o bimestre, algumas atividades de português onde está a maior dificuldade deste e da grande parte dos alunos por não ter o hábito de leitura, nas atividades de matemática não sentia tanta dificuldade pois as atividades eram sobre sistema monetária e ali estão donas de casa e trabalhados que fazem contas de cabeça, a preocupação de todo professor e com a leitura e produções textuais.  Com duas semanas já com eles cheguei e a professora disse que a atividade que iria ser realizada naquele dia seria um desafio para alguns, pois quase toda a turma já estava alfabetizada e outros apenas letrados chegou a oportunidade que precisava para chegar na senhora; sentei próximo a ela e comecei a argumento qual a razão que a levou a sala de aula naquela idade logo respondeu (tive a oportunidade de viajar a São Paulo visitar minha filha só pude nos instantes que ela se encontrava em casa por não saber ler não deixou-me sair sozinha).

E assim conhece a história do Cícero, do João e de todos que pude ajudar a construir a sua ficha e foi através dessas historias que percebi que muitos estão tentando melhora para progredir.

4- APRESENTAÇÃO DO RESULTADO

Nesse momento percebe que não existe conhecimento suficiente para saber lhe dar com as dificuldades encontradas em sala de aula ate de aula ate porque estagiei na educação infantil e percebi que os alunos tem que ser motivados a todo momentos e isso requer do professor regente que sempre que passível trazer uma novidade para fazer com que os alunos permaneçam ate o fim da aula, vitorioso aquele, que termina o ano com alunos, pois as dificuldades para esses mesmo continuarem e grande tanto físico como psicológico.

[pic 1]

Acredito que os grandes professores são aqueles construtores dos alicerces, porque esta me deu o espaço de observar, participar e trocar experiências com os alunos me ensinou que o professor tem que está aberto a todo momento para um novo conhecimento que adquirimos a cada troca que realizamos, como diz o pensador “professor hoje e aquele que procura preparar seu aluno para sua realidade ou modifica”.

5- CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES

Participar do estagio me trouxe uma nova visão do que seja um educado, pois tinha uma visão que apenas organização e boa vontade bastavam, hoje vejo que ser educado e muito mais que isso, porque hoje temos uma clientela com muitas informações, curiosidades e alguns não sabem ainda o que fazer com essas informações então cabe ao professor saber orientar as crianças para um desenvolvimento continuo e que os mesmos sejam cidadãos responsáveis e conscientes de que são agentes modificadores da sociedade de que fazem parte e são únicos nessa diversidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (167.1 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com