TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio em coordenação e direção

Por:   •  15/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

RESPOSTAS

  1. Como você vê a gestão dessa instituição e como o Conselho da escola tem trabalhado?

R: A gestão da escola possui conhecimento administrativos e pedagógicos referente ao Centro EJA, Conhecimentos estes adquiridos durante todo este período de sua existência. O Conselho da escola trabalha em parceria com o Conselho Deliberativo, todas as decisões são tomadas com responsabilidades de todos envolvidos. O que se refere à Formação dos professores neste Centro, os profissionais, no decorrer do ano, tem inserido em sua grade curricular a formação de conhecimento prévio da EJA, através do projeto Sala do Educador, reuniões em alguns momentos com o grande grupo e em outro momento por área de conhecimento.

  1. Quanto à Sondagem/percepção com os alunos? Como é a escola dos seus sonhos?

R: As aulas teóricas, chamadas TOs, dão maiores possibilidades para o acompanhamento junto aos alunos (sondagens), isto porque a modalidade EJA possibilita a flexibilização com bastante propriedade. E a sondagem geralmente ocorre no início de cada trimestre.

No que se refere aos sonhos, almeja-se alunos mais compromissados, mais responsáveis e que não comparecessem para obter apenas o certificado, mas sim, almeja-se a formação alunos que sejam críticos e participativos, cujo conhecimento deva sobressair ao interesse apenas pela certificação.

 

  1. Quais os problemas que dificultam a realização desses sonhos? Que experiências interessantes já aconteceram por aqui?

R: As maiores dificuldades encontradas no CEJA, estão ligadas à falta de compromisso com o conhecimento. Alunos adultos que após uma longa jornada de trabalho, estão cansados e apresentam baixa produtividade.

A maior experiência verificada no CEJA está relacionada à troca de conhecimento (aluno x aluno x professor). A filosofia da escola está respaldada em Paulo Freire, que valoriza a experiência de mundo trazida pelos educandos.

  1. Como se percebe a receptividade dos pais e crianças ao chegarem à escola? Qual a percepção que notamos no recreio? Como procede o envolvimento e diálogo entre professores e alunos neste momento? Como são estabelecidas as relações? Nota-se violência (verbal ou física) ou identifica-se uma cultura de paz?

R: A percepção dos pais é muito boa, quando se trata de alunos menores de idade. Existe um acompanhamento periódico junto à equipe gestora para os casos de evasão escolar e de indisciplina.

As relações interpessoais estão dentro da normalidade, tanto dentro como fora da sala de aula, tendo em vista que a maioria dos alunos são maiores de idade. O relacionamento entre alunos x professor também é considerado bom. Vê-se pouca violência neste sentido, uma vez que o diálogo e bastante frequente na instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com